3. Destaque
  5. OBRAS DO MIS JÁ DEVEM TER INÍCIO NOS PRÓXIMOS DIAS

OBRAS DO MIS JÁ DEVEM TER INÍCIO NOS PRÓXIMOS DIAS

FOTO: Prefeita acompanha técnicos em visita no antigo Matadouro, que abrigará o MIS.

As obras para adequação do prédio histórico que irá abrigar o MIS (Museu da Imagem e do Som) devem ter início na próxima semana. Na quinta-feira, 16 de julho, a prefeita Maria José Vieira de Camargo visitou o local, acompanhada por engenheiros e arquitetos.

Dia 6 de julho, a prefeita assinou a ordem de serviço para o início das obras e adequações junto ao antigo prédio do Matadouro Municipal, situado na Avenida Domingos Bassi, esquina com a Avenida João Batista Correia Campos, prédio que deverá abrigar o MIS de Tatuí.

Participaram deste ato o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, o gestor municipal de Convênios e Contratos, Aleksander Chaves dos Santos, e os representantes da empresa Santenge Construções e Serviços, que será responsável pela execução da obra, Pedro Batista Rosa e José Waldir Nunes.

Os recursos que serão investidos na construção do MIS, cerca de R$ 315 mil, são provenientes do Fundo Estadual de Melhorias dos Municípios Turísticos, sendo esse mais um recurso estadual que foi garantido ao município, pelo fato de Tatuí ter sido elevada a Município de Interesse Turístico (MIT), em 31 de maio de 2017, de acordo com a Lei Estadual nº 16.429/2017.

Sobre o MIS – Em 2017, quando a Prefeitura de Tatuí fez a reconstrução da ponte do Jardim Junqueira, foi localizado, por um grupo de trabalho, um local que, ao ser realizada uma pesquisa histórica, abrigou o primeiro Matadouro Municipal. A prefeita Maria José Vieira de Camargo, imediatamente sentiu a necessidade de um restauro e de uma revitalização neste prédio histórico, já que lá havia portas de folha de madeira fixa, uma série de ganchos chumbados na parede – usados para pendurar peças de carne bovina – e tijolos com características e dimensões únicas.

Desta forma, traçou-se um planejamento para que este imóvel, de grande valor histórico, fosse sede do MIS (Museu da Imagem e do Som) de Tatuí. O processo de restauro do antigo Matadouro, assinado pela arquiteta Veridiana Pettinelli, começou do mesmo modo que uma demolição: de cima para baixo. Por isso, a equipe trabalhou, em um primeiro momento, no telhado, repondo o madeiramento que apodreceu, aplicando cupinicida, trocando ripamentos e telhas. A meta foi deixar o telhado totalmente seguro para, depois, descascar as paredes. A proposta foi “desnudá-las”, revelando o material original.

Após esta etapa, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tendo recebido o título de Município de Interesse Turístico (MIT), apresentou o Projeto de finalização do restauro e da criação de uma sala multiuso e de banheiros, para a ampliação do espaço. Com isso, foi criado um projeto com um anexo, para que o mesmo não interfira no prédio do Matadouro. Esta etapa será realizada agora, após a assinatura da ordem de serviço.

Outro fator que já está em desenvolvimento é o projeto expográfico do MIS, a cargo da Arquiprom, em parceria com a Narrativa Um, que em 2009 realizou a expografia do Museu Histórico “Paulo Setúbal”. Essa parte do projeto está em fase de captação de recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Lei Municipal nº 5.286, que dispõe sobre a criação do Museu da Imagem e do Som (MIS) do município de Tatuí e dá outras providências, foi sancionada em 5 de setembro de 2018.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.