DOIS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SÃO ATENDIDOS PELA GCM NA ÚLTIMA SEMANA

Entre as 480 ocorrências de diversas naturezas atendidas pela Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM) na última semana (de 13 a 19/07) no município, dois casos foram de violência doméstica.

No primeiro, a vítima, que já tinha uma medida protetiva e era cadastrada no Programa “Patrulha da Paz”, da GCM, acionou o “Botão do Pânico”. Uma viatura foi até o local, abordou o indiciado e conduziu as partes até o Pronto Socorro (PS) e, posteriormente, para a delegacia, permanecendo o suspeito à disposição da Justiça. Já no segundo caso de violência doméstica, a Guarda Municipal recebeu um pedido de socorro via COD (Central de Operações e Despachos). Ao chegar no local, constatou que o ex-marido da vítima tinha invadido a residência e agredido ela e a sua mãe. Os envolvidos foram levados para o PS e ao DP Central, onde o homem ficou à disposição da Justiça.

As demais ocorrências registradas pela GCM em Tatuí foram: operações de abordagem (96 pessoas e 9 veículos), auxílio ao público (viatura e base comunitária), orientação, Operação Saturação, fiscalização em estabelecimentos, orientação e auxílio ao trânsito, autos de infração de trânsito, apoio às demais instituições públicas, averiguação, ambiental, acidente de trânsito, ocorrências crime, apoio à farmácia da Prefeitura Municipal, rural e outras.

Com relação às ocorrências crime, foram 6 presos (3 maiores de idade do sexo masculino, 2 menores de idade do sexo masculino e 1 maior de idade do sexo feminino) e 5 flagrantes, resultando em 2 ocorrências por tráfico de drogas (0,004 gramas de maconha; 0,004 gramas de cocaína; e 0,016 gramas de crack) e 3 ocorrências por furto; além das 2 ocorrências por violência doméstica.

Os 14 atendimentos com elaboração de Boletins de Ocorrência (BO), foram das seguintes naturezas: fiscalização em estabelecimentos (4); averiguação (2); apoio às instituições públicas (4); ambiental (3); e Operação Cerol (1).

Sobre o “Patrulha Da Paz” – O Programa “Patrulha da Paz”, da GCM de Tatuí, tem o objetivo de promover a garantia dos direitos fundamentais às mulheres vítimas de violência doméstica, realizando o seu atendimento e acolhimento, visitas domiciliares e fiscalização quanto ao cumprimento de medidas protetivas.

A Guarda Municipal conta com viaturas equipadas para atender essas mulheres sob medida protetiva. Com o aplicativo de segurança, o botão de pânico, através dos tablets nas viaturas, a GCM chega até a ocorrência com rapidez.