3. Guarda Civil Municipal
  5. 36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM…

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, promoveu na manhã do último sábado (20/4), na Praça da Matriz, uma solenidade de promoção de 36 Guardas Civis Municipais (GCM’s) aprovados em concurso interno da corporação, com entrega de divisas para os mesmos. Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da Instituição no município.

A cerimônia teve início com o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, recebendo as honras da Tropa Formada, como comandante da Guarda Civil Municipal (GCM). O subcomandante da GCM, inspetor Lúcio Germano Vieira, apresentou a Tropa Formada e solicitou autorização para iniciar a solenidade.

Após breve relato sobre a importância da Corporação e dos serviços prestados para a comunidade local, bem como sobre os novos cães do Canil, Aslan e Pantera, o comandante da GCM, inspetor Vanderlei dos Passos, fez a leitura da Nota Especial do Comando.

Lembrando os 28 anos de atuação da GCM – que iniciou com 42 integrantes e hoje conta com 131 guardas -, foram homenageados oito GCM’s por terem cumprido suas missões e se aposentado na corporação, entre eles: Reginaldo Pires de Paiva, Sergio Armando de Morais, Geraldo Martins de Oliveira, Armindo de Moura, Eduardo Teixeira dos Santos, Claudio Faustino Vieira, Wilson Correa e José Francisco Soares.

Em seguida, os 36 guardas aprovados em concurso interno da corporação receberam suas novas divisas. Os GCM’s promovidos à 2ª Classe foram: Alisson Bruno de Souza Oliveira e Márcio Rodrigues da Mota. Promovidos à 1ª Classe, foram os seguintes GCM’s: Cleuter Batista Leria; Sergio Ricardo de Souza Sales; Valdeir Batista de Souza Júnior; Maximiliano Heitor Camerino Moreira; Lucas Fudoli; Daniel Mariano; Eduardo Leopoldo Almbold; Rogério da Silva França; Sandro Márcio da Silva; Eberson Pereira Garcia; Mateus Leite Palma; Claudio dos Santos; Leandro de Camargo Barros; Paulo Cesar Faria Filho; Lívia Mariozi Russi da Coll; e Vanessa Rocha Serafim. Os GCM’s promovidos à Classe Distinta foram: Sérgio Rodrigo de Campos; Sidney Paes Marcino; Claudinei de Andrade Cardoso; Divanil Trindade Jacob; Anderson Affonso; Fábio Adriano Kirschner de Camargo; e Gabriela Costa. Promovidos à Subinspetor, foram os seguintes GCM’s: Delmir Rodrigues, Lauri Padilha e Sandro de Oliveira. E para Inspetor – a atribuição de maior complexidade e responsabilidade, onde além de outros conhecimentos, são pertinentes saberes voltados a direção, representação e gerenciamento da Instituição como um todo – foram promovidos os seguintes GCM’s: Geraldo Coelho; Luiz Antônio de Moraes; Marcos Roberto Rodrigues dos Santos; e Paulo César Dantas.

Na sequência, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, foi homenageada pela Guarda Civil Municipal, recebendo flores.

O encerramento da solenidade foi marcado por discursos das autoridades presentes, entre elas, o primeiro GCM a ocupar uma cadeira no Legislativo e que exerce sua função como guarda há 22 anos, Leandro de Camargo Barros; o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu; e o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.

SOBRE A GCM

Criada no dia 21 de julho de 1995, por meio da Lei Municipal n° 2.823, a Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM) iniciou os seus trabalhos no dia 1º de fevereiro de 1996, com 42 guardas em serviço e o lema “Servir é o seu ideal”.

A GCM foi instituída para fazer o policiamento nos prédios municipais (escolas, repartições públicas, praças etc). No entanto, com o crescimento estrutural da corporação, a população passou a clamar por mais segurança, devido ao aumento dos índices de violência. Então, a Guarda Civil Municipal ampliou os seus serviços e hoje, por meio da Lei Federal nº 13.022/14, desempenha papel fundamental na segurança da população como um todo, juntamente com as Polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo, tendo a PEC-57 tramitando no Congresso, que reconhece as Guardas Municipais como Polícia Municipal.

Atualmente, a GCM de Tatuí é considerada uma das mais atuantes no Brasil, com um efetivo de 131 guardas. A corporação também atua como Agente Aplicador da Lei, na fiscalização do trânsito, em rondas escolares, no patrulhamento com motos, rural, ambiental, especializados ROMU e Canil, auxiliando o Poder Judiciário e as Polícias Civil e Militar da cidade e no combate diuturno à criminalidade. Além disso, tem atuação destacada na área social de civismo e cidadania, preocupada com a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvendo projetos em parceria com entidades públicas, sociais e privadas, voltados às peculiaridades de cada comunidade.

DE 6 A 19 DE MAIO, GINÁSIO DE ESPORTES DO NEBAM RECEBE A “FEIRA DO LIVRO”

O público terá à disposição um acervo com mais de 2 mil exemplares, incluindo livros infantis, infantojuvenis e adultos com preços acessíveis.

“1º ENCONTRO DE ESCRITORES TATUIANOS” CONTA COM LANÇAMENTO DE LIVRO INFANTIL DE RENATO J. MELLO

“O Carnotauro do Chifre Quebrado” promete encantar os leitores com uma emocionante história sobre altruísmo e superação.

“RUA DA ALEGRIA” ACONTECE NESTE DOMINGO (5/5) NO JARDIM AMÉRICA E JARDIM SÃO CONRADO

As diversas brincadeiras e atividades esportivas e musicais serão na Rua Roque Bueno de Miranda, ao lado da Igreja Santo Expedito e próximo à praça dos dois bairros.