3. Campanhas
  5. EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Nos últimos 28 dias (período de 21/3 a 17/4), o município de Tatuí registrou uma alta repentina no número de casos confirmados de Dengue: 138 novos casos, sendo 39 importados e 99 autóctones. Com isso, neste ano de 2024, a cidade soma 178 casos, dos quais 113 são autóctones e 65 são importados. Estes dados foram divulgados nesta quinta-feira (18/4), no Paço Municipal, durante a Sala de Situação da Dengue, realizada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí.

Para prevenir novas contaminações, a equipe do Setor de Combate à Dengue intensificou os trabalhos de prevenção em diversas regiões da cidade e promoveu, neste período, 13.391 controles de criadouros; 8.053 nebulizações portáteis e 248 visitas à imóveis. “Pedimos, mais uma vez, que a população faça a sua parte, especialmente cuidando do seu quintal para controlar os criadouros, que é a etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti”, salienta a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa.

Também foram realizadas outras atividades pelo Setor de Combate à Dengue, entre elas: participação na Operação “Bairro Limpo, Cidade Linda!”, nos dias 23/3 e 6/4; carro de som acompanhando as nebulizações, em período integral, de segunda-feira a sábado; retorno, aos sábados (dias 23/3 e 6/4), nas casas que estavam fechadas nas visitas durante a semana; respostas a seis requerimentos da Câmara Municipal; e entrevistas para os veículos de comunicação da cidade.

Além de profissionais da Secretaria da Saúde e de diversas Secretarias da Prefeitura de Tatuí, também estava presente nesta Sala de Situação da Dengue a interlocutora de Arboviroses do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (GVE XXXI-Sorocaba), Sandra Cardoso Sanches, que apresentou os dados referentes a Dengue nos 33 municípios que compõem o GVE XXXI-Sorocaba. De acordo com ela, até o dia 17 de abril, nesta região há 26 mil casos de Dengue confirmados, 6 óbitos confirmados e outros 16 óbitos em investigação.

CUIDADOS

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências, que devem ser constantes; o descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/). O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) atendem as pessoas com suspeitas de Dengue, realizam notificações, coleta de exames e todas as ações necessárias, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Portanto, quem apresentar febre, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo do olho, deve procurar a UBS mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, é necessário procurar a UPA.

THÉO VIEIRA SE APRESENTA NO “HAPPY HOUR MUSICAL” DESTA SEXTA-FEIRA (3/5), NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO MUNICIPAL

O repertório será variado e incluirá MPB, Pop Rock e Sertanejo.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA (4/5) SERÁ CELEBRADO COM O “1º ENCONTRO DE ESCRITORES TATUIANOS”

Das 13h às 17h, no Museu, haverá exposição de livros de Chiquinha Rodrigues e Paulo Setúbal; bate-papo com escritores tatuianos; lançamentos de livros; performances literárias; e Feira de Troca de Livros da Biblioteca Municipal.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE TATUÍ PRENDE HOMEM ACUSADO DE FURTO QUALIFICADO

Entre os itens apreendidos estavam dois carrinhos de mão e duas rodas de caminhão.