3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. “COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA” RECOLHE PRODUTOS RECICLÁVEIS NOS BAIRROS DA CIDADE

“COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA” RECOLHE PRODUTOS RECICLÁVEIS NOS BAIRROS DA CIDADE

Coletores percorrem os bairros da cidade para recolher o lixo derivado de materiais recicláveis.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio da Cooperativa de Reciclagem de Tatuí (COORETA), promove a “Coleta Seletiva Solidária”, percorrendo os bairros da cidade para recolher o lixo derivado de materiais recicláveis.

Os caminhões da Coleta circulam de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30, sendo: segunda-feira – Jardim Junqueira, Jardim São Paulo, Bosque do Junqueira, Jardim Paulista, Colina Verde e nas imediações do Asilo até a Rua Alberto dos Santos, na Vila Doutor Laurindo; terça-feira – Centro a partir da Praça do Junqueira, Rua do Cruzeiro até a Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Residencial Alvorada, Village Engenheiro Campos, Vila São Paulo, Vila Brasil, Parque Lincoln e Nova Tatuí; quarta-feira – Jardim Lírio, Rua Maria C. O. Marcondes até a Rua Dalmácio de Azevedo, na Vila Doutor Laurindo, Parque Três Marias, Parque Santa Maria, Jardim Manoel de Abreu, Vila Palmira, Vila Jurema, Vila Santa Luzia, Vila Minghini, Vila Primavera e a cada 15 dias nos bairros Americana e Mirandas; quinta-feira – Valinhos, Andreia Ville I e II, Jardim Saba, Jardim São João, Fundação Manoel Guedes, Jardim Mantovani, Inocoop, Rosa Garcia I, Vila Menezes, Alto Santa Cruz, quatro ruas acima do Mercado Municipal até a Avenida Donato Flores (Rua XV de Novembro, Rua Santa Cruz, Rua Juvenal de Campos e Rua Prudente de Moraes), Santa Emília, Jardim Lucila, Jardim XI de Agosto, Jardim Wanderley, CDHU, Residencial Atlanta, Jardim Planalto e Supermercado COOP da Rua Cel. Lúcio Seabra; e sexta-feira – edifícios e pontos comerciais da área central.

Os produtos que podem ser reciclados e recolhidos pela equipe da “Coleta Seletiva Solidária” são divididos em quatro categorias: papel (caixa longa vida, cartolinas, papel seda, caixa de papelão, jornais, revistas, cadernos, livros etc.); metal (objetos de alumínio, cobre, bronze, chumbo, grampos, clipes etc.); vidro (garrafas, frascos de condimentos, copos, pratos etc.); e plástico (sacos e sacolas, isopor, escova de dente, caneta sem carga, garrafas PET, balde, tampas etc).

Já outros tipos de materiais, como madeiras, pneus, entulhos e eletroeletrônicos – além dos recicláveis já citados -, podem ser descartados nos dois ecopontos da Prefeitura, que funcionam todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que aos sábados e domingos, permanecem fechados das 12h30 às 13h30 para almoço. Um ecoponto está situado na Rua Flávia de Oliveira, próximo ao nº 107, esquina com a Rua Farid Sallum, no bairro Jardins de Tatuí, e recebe madeiras, entulhos e materiais recicláveis. O segundo ecoponto está localizado na Rua Victória dos Santos Gomes, s/nº, bairro Rosa Garcia II, no antigo frigorífico, ao lado da UBS, e recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos), pneus e recicláveis.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente destaca, também, o papel social da “Coleta Seletiva Solidária”, pois ela gera empregos para quem realiza a coleta e a triagem de materiais reciclados descartados por empresas, órgãos públicos e residências; promove a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, profissionais que, historicamente, fazem parte de uma parcela da população marginalizada e que, nos últimos anos, se organizaram com o apoio da Prefeitura de Tatuí para melhorarem suas condições de vida; reduz a produção de resíduos; e ainda institui políticas públicas para recuperação e conservação ambiental, tratamento e destinação responsável de todos os resíduos gerados.

Mais informações sobre a “Coleta Seletiva Solidária” podem ser obtidas pelo telefone (15) 3205-1199, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou pelo e-mail: meioambiente@tatui.sp.go.br.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI