Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM) TRAZ VANTAGENS PARA PRODUTORES RURAIS, MICROEMPREENDEDORES E CONSUMIDORES

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM) TRAZ VANTAGENS PARA PRODUTORES RURAIS, MICROEMPREENDEDORES E CONSUMIDORES

Publicado em:

Secretário Luiz Paulo (Governo) e o diretor de Agricultura, Célio José Valdrighi, na entrega do SIM para um produtor de Tatuí.

 A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem trabalhado para garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal. 

Além de credenciar e certificar produtores de pescado, leite e derivados, ovo, mel, cera de abelha, hortaliças em geral, frutas, cereais e seus derivados, e os pequenos, médios e grandes animais destinados ao abate e a industrialização, bem como seus produtos, subprodutos e matérias-primas, ao fornecer o Selo de Inspeção Sanitária, o S.I.M. tira o produtor da clandestinidade, ampliando o mercado, uma vez que aumentam as oportunidades de comercialização dos produtos em conformidade com a legislação vigente. 

O serviço foi criado em maio de 2019, por meio da Lei Municipal nº 5.352, e, desde então, vem sendo estruturado de modo que possa atender a todas as demandas necessárias para, futuramente, migrar para a comercialização estadual, através do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA, que permitirá, inclusive, a comercialização interestadual dos produtos. 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem oferecido aos produtores agropecuários, aos empresários, aos empreendedores do setor alimentício e aos microempreendedores de Tatuí orientações e visitas técnicas às propriedades (dentro das limitações impostas pela pandemia) a fim de instruir, para que mais produtos sejam certificados, criando fontes de renda e tirando-os da ilegalidade. “Mais importante do que querer comercializar é o produtor poder mostrar para o consumidor que seu produto tem a garantia de qualidade necessária, livre de contaminações e saber que está levando para sua família o melhor que temos em nossa cidade”, explica o diretor do Serviço de Inspeção Municipal, Douglas Rosa. 

O S.I.M. emite certificado de qualidade para empresas e empreendedores que atendam às exigências sanitárias vigentes em legislação específica e que também possuam qualidade e higiene em seu processo de produção. Atualmente, quatro empresas tatuianas já estão certificadas, e outras em processo de certificação. 

O diretor do Serviço de Inspeção Municipal relaciona quem pode aderir ao registro, sem burocracia e com exigências reduzidas: propriedades/empresas que processam diferentes espécies de animais, incluindo pescado, açougues e peixarias; propriedades/empresas que produzem, recebem, distribuem ou industrializam ovos e seus derivados, além de leite, queijo, iogurte e seus derivados; propriedades/empresas que extraem, recebem, distribuem ou industrializam produtos de abelhas e seus derivados; supermercados e mercearias; padarias com fracionamento de laticínios e frios; e restaurantes com produção de embutidos e que fazem cortes especiais de produtos derivados de carne. 

Para saber mais sobre a legislação do S.I.M. Tatuí/SP, basta enviar um e-mail para sim@tatui.sp.gov.br ou entrar em contato pelo telefone (15) 3305-4385, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo