Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA…

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

Publicado em:

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

Mais de 140 ações em 47 diferentes atividades. Assim será a programação cultural do mês de maio que a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, preparou.

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, comemorado no dia 4 de maio, é um dos destaques, seguido pela tradicional Semana Nacional de Museus, que neste ano está em sua 22ª edição e tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”, concentrando suas atividades no município no período de 21 a 26 de maio.

A programação acontecerá nos mais diversos equipamentos culturais e locais abertos do município e está sujeita a alterações devido a eventuais imprevistos ou necessidades de ajustes de seus organizadores. Confira a programação completa abaixo.

PROGRAMAÇÃO

– De 1º a 12/5, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, exposição “História do EPI”, do Grupo BT.

– Dia 2/5 (quinta-feira), homologação e publicação do resultado final dos dois editais de fomento aos setores literário e cultural “4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí – Mestre Canturião José Pinto de Moraes” e “Publicação de Livros”.

– Dia 2/5 (quinta-feira), das 9h às 10h, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), Projeto Biblioteca Itinerante, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, com contação de histórias “Senhor Compratudo”, de Raquel Prestes.

– Dia 2/5 (quinta-feira), às 18h, no Centro Cultural de Tatuí, reunião do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

– Dia 3/5 (sexta-feira), às 19h, na Praça de Alimentação Municipal, “Happy Hour Musical”, com Théo Vieira.

– De 3 a 17/5, de segunda a sexta-feira das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 20h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, exposição de Macramê “Nós e Encantos”, de Liliana Rosa dos Reis.

– De 3 a 29/5, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Cultural de Tatuí, exposição “Negros Tatuianos”, do acervo do saudoso professor Josué Fernandes Pires.

– Até 3/5 (sexta-feira), inscrições para o “22º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, voltado para alunos das escolas públicas e particulares do município.

– Dia 4/5 (sábado), das 9h às 12h, na APAE de Tatuí, workshop “Pontos de Sucesso – Crochê para todos”, com Washington da Silva Domingues, contemplado pela Lei Paulo Gustavo.

– Dia 4/5 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, show “Abre alas: mulheres brasileiras na música”, com o Quarteto Abayomi e Josiane Diogo Gonçalves.

– Dia 4/5 (sábado), das 13h às 17h, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu), Dia Municipal da Literatura Tatuiana com o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”, que contará com exposição de livros de Chiquinha Rodrigues e Paulo Setúbal; roda de bate-papo com escritores tatuianos; exposição de livros dos escritores tatuianos; e a Feira de Troca de Livros da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

– Dia 4/5 (sábado), às 16h, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu), Dia Municipal da Literatura Tatuiana com reunião para os contemplados nos dois editais de fomento aos setores literário e cultural “4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí – Mestre Canturião José Pinto de Moraes” e “Publicação de Livros” e entrega do Termo de Fomento do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

– Dia 4/5 (sábado), às 17h, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu), Dia Municipal da Literatura Tatuiana com apresentação musical “Seresta – A Poesia Cantada”, do grupo “Seresteiros com Ternura”.

– Dias 4, 11, 18 e 25/5, das 13h às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Oficina de Produção Audiovisual com o Celular, exibição dos curtas-metragens e entregas de certificados, de William Lima.

– Dia 4/5 (sábado), às 19h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i), estreia do audiovisual “Memórias em Movimento: entre versos e paisagens de uma Alma Cabocla”, de Tiago Augusto e Yuri Gonzaga, contemplados pelo “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.

– Dia 5/5 (domingo), das 9h às 12h, na Rua Roque Bueno de Miranda, no Jd. América/Jd. São Conrado, “Rua da Alegria” (Projeto Sorriso).

– Dia 5/5 (domingo), às 10h, na Feira Livre do Largo do Mercado (Praça Anita Costa), Projeto “Tradição e Raiz”, com “Os Cururueiros de Tatuí”.

– De 6 a 18 de maio, das 8h às 21h (inclusive sábado e domingo), no Ginásio de Esportes do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM), “Feira do Livro”, da Editora e Distribuidora “Expansão Cultural”.

– De 7 a 12/5 (terça-feira a domingo), das 10h às 20h, na Praça da Matriz, Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos.

– Dia 8/5 (quarta-feira), às 16h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, recital “Violão em Pauta”, do Conservatório de Tatuí.

– Dia 9/5 (quinta-feira), às 17h, no Centro Cultural de Tatuí, reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí – CONDEPHAT.

– Dia 10/5 (sexta-feira), às 19h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, “Show dos Bairros”, com Robson & Alaise, Pedrinho Camargo e a dupla Eder Paulinho & Leandro.

– Dia 11/5 (sábado), das 10h às 12h, na Praça da Matriz, Feira de Troca de Livros e Jogos de Tabuleiro, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

– Dia 11/5 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça – Especial Dia das Mães”, com a Orquestra Sinfônica de Tatuí, da Associação Semear de Tatuí, e com o Coral do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT).

– Dia 11/5 (sábado), às 18h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, show “Jazz à Pururuca”, com o Trio Pastel de Som, de Elias Mendes Pereira.

– Dia 12/5 (domingo), às 16h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, show “Jazz à Pururuca”, com o Trio Pastel de Som, de Elias Mendes Pereira.

– De 12 a 30/5, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, exposição dos alunos do 6º ano A e 6º ano B da escola SESI Tatuí – CE 024.

– Dia 14/5 (terça-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Orquestra Notas Brilhantes, de Fernando Henrique de Almeida Andrade.

– Dia 14/5 (terça-feira), na EMEF “Prof. Carlos Alberto Lourenço”, exposição itinerante e “Museu Audiovisual”, de Ademar Machado.

– Dia 15/5 (quarta-feira), na EMEF “Prof. Alexandre Milani Filho”, exposição itinerante e “Museu Audiovisual”, de Ademar Machado.

– Dia 16/5 (quinta-feira), na EMEF “Prof.ª Maria Conceição Oliveira Marcondes”, exposição itinerante e “Museu Audiovisual”, de Ademar Machado.

– Dia 16/5 (quinta-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, show “Brasilidade – Música Brasileira para Saxofone e Piano”, com Giancarlo Medeiros e Miriam Braga.

– Dia 17/5 (sexta-feira), na EMEF “Prof. José Menezes Bueno”, exposição itinerante e “Museu Audiovisual”, de Ademar Machado.

– Dia 17/5 (sexta-feira), às 19h, na Praça de Alimentação Municipal, “Happy Hour Musical”, com Gabriel Diaz.

– Dia 18/5 (sábado), das 9h às 12h, na APAE de Tatuí, workshop “Pontos de Sucesso – Crochê para todos”, com Washington da Silva Domingues.

– Dia 18/5 (sábado), das 11h às 18h, na Praça da Matriz, “Encontro Geek In Concert”, do Coletivo da Cultura Geek de Tatuí; Feira de Troca de Livros e Jogos de Tabuleiro, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”; e “Música na Praça”, com programação a definir.

– Dia 18/5 (sábado), às 18h, no Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM), recital “Vozes Líricas in Concert – Uma viagem pelas eras musicais”, de Marilane Bousquet.

– Dia 19/5 (domingo), das 9h às 12h, no Centro Cultural de Tatuí, “Café, Viola e Companhia”, com o Grupo Alma Cabocla e convidados.

– Dia 20/5 (segunda-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, palestra “Estresse e Medicina Ayurvedica”, com Susan Andrews (psicóloga formada pela Universidade de Harvard) e Ernesto Sasaki Imakuma (Instituto do Câncer HC e colaborador do Centro de Medicina Mente-Corpo FMUSP).

– Dia 21/5 (terça-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, abertura da exposição temporária “Memórias de Pompeo – O olhar que me atravessa”, de Adriana Afonso de Oliveira, com visitação aberta ao público até o dia 9 de junho, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 22/5 (quarta-feira), das 11h às 12h, na EMEI “Prof.ª Maria de Lourdes Rosa Bueno”, concerto didático “Violão, Cavaco e muita música pra contar e tocar!”, em comemoração ao centenário de Waldir Azevedo, de Guilherme Sparrapan Muniz Lopes, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 22/5 (quarta-feira), às 19h, na Feira da Lua da Praça Ayrton Senna, Projeto “Tradição e Raiz”, com programação a definir, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 23/5 (quinta-feira), na EMEF “João Florêncio”, exposição itinerante e “Museu Audiovisual”, de Ademar Machado, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 23/5 (quinta-feira), às 16h30, na E.E. PEI “Prof.ª Altina Maynardes Araújo”, Quarteto de Violões Variatone, de Elisa Bernadete Teixeira Pinto, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 24/5 (sexta-feira), na EMEF “Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”, exposição itinerante e “Museu Audiovisual”, de Ademar Machado, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 24/5 (sexta-feira), das 9h às 10h e das 14h às 15h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, concerto didático “Violão, Cavaco e muita música pra contar e tocar!”, em comemoração ao centenário de Waldir Azevedo, de Guilherme Sparrapan Muniz Lopes, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 24/5 (sexta-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Noite da Seresta com Ternura, com o grupo “Seresteiros com Ternura”, e Projeto “Ilustres Tatuianos”, em homenagem a Jorge Rizek, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 25/5 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, com Projeto Guri, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 25/5 (sábado), às 14h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, espetáculo circense, do Edital de Circulação de Espetáculos de Circo nº 11/2023 ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 25/5 (sábado), às 16h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, show “Abre alas: mulheres brasileiras na música”, com o Quarteto Abayomi e Josiane Diogo Gonçalves, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 26/5 (domingo), em horário a definir, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, espetáculo “Gang’s de Gatos – Tem Guerra no Telhado”, do Núcleo [En]Cena, como parte integrante da 22ª Semana Nacional de Museus – “Museus, Educação e Pesquisa”.

– Dia 28/5 (terça-feira), às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Projeto “Roda de Choro”, do Clube de Choro do Conservatório de Tatuí.

– Dia 30/5 (quinta-feira), no Lar São Vicente de Paulo, 93ª Festa da Caridade.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo