3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. COM COMPOSIÇÕES DE MULHERES BRASILEIRAS, “MÚSICA NA PRAÇA” CONTA COM A PRESENÇA DO QUARTETO ABAYOMI

O musical “Abre Alas: Mulheres Brasileiras na Música”, foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”.

Neste sábado (4/5), às 11h, na Praça da Matriz, o Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí, receberá a apresentação “Abre Alas: Mulheres Brasileiras na Música”, com o Quarteto Abayomi, contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”.

O repertório contará com composições de Chiquinha Gonzaga e músicas imortalizadas por Carmem Miranda, Elizeth Cardoso e Ademilde Fonseca, por meio de releituras de Choros e Choros Canções, com arranjos originais para três violões, bandolim e voz. Também serão incluídas composições da violinista Badi Assad para levar uma perspectiva contemporânea ao musical, destacando seu papel como mulher, violinista e compositora.

Além de proporcionar uma experiência musical envolvente, o Quarteto Abayomi pretende iniciar uma discussão sobre o papel da mulher no universo artístico, especialmente na música, onde muitas vezes é reconhecida apenas como musa e não como criadora. Portanto, em “Abre Alas: Mulheres na Música Brasileira”, o grupo busca trazer à tona a luta das mulheres por igualdade de oportunidades e reconhecimento profissional, confrontando as barreiras impostas pela sociedade patriarcal, conscientizando sobre as questões enfrentadas por elas na sociedade e celebrando a diversidade de papéis desempenhados em diferentes esferas da vida, incluindo a música.

Ao refletir sobre temas como violência contra a mulher, padrões de gênero e empoderamento feminino, o Quarteto utiliza a música como uma poderosa ferramenta de expressão e resistência. Com isso, destaca quatro mulheres pioneiras na música brasileira – Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda, Elizeth Cardoso e Ademilde Fonseca -, como exemplos de excelência artística e luta por liberdade e igualdade.

O Quarteto Abayomi reapresentará este musical gratuitamente no dia 25 de maio (sábado), às 16h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal” (Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro), e no dia 15 de junho (sábado), às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes (Rua Ana Rosa Monteiro, n° 475, Vila Santa Helena).

SOBRE O QUARTETO ABAYOMI

Vencedor do Mapa Cultural Paulista na categoria Música Instrumental, em 2010, o grupo é reconhecido por sua pesquisa e interpretação de músicas brasileiras folclóricas, regionais e urbanas do século XX. Com uma formação única de bandolim, três violões e voz, o Quarteto Abayomi produz arranjos exclusivos. Seu primeiro CD, “Delicado”, lançado em 2013 e contemplado pelo ProAC, recebeu elogios e pré-seleção para o 24º Prêmio da Música Brasileira. Destaca-se em concertos e festivais nacionais e internacionais, como a Semana do Violão, em São João Del Rei (MG), e o Festival Assad. Já realizou apresentações e palestras na Argentina e na Bolívia, além de ter participado de programas de TV, como o Sr. Brasil e Talentos, da Record News. Integrante do Box de DVD do Movimento Violão, o Quarteto Abayomi prepara seu segundo álbum, focado em compositoras e arranjadoras mulheres.

O grupo é composto pelos seguintes integrantes:

– Daniel Pereira, bandolinista e supervisor educacional no Projeto Guri Interior, é graduado em Violão Erudito pelo Conservatório de Tatuí, onde também cursou Violão 7 Cordas. Desenvolve arranjos para o Quarteto Abayomi e outros grupos. Desde 2012 atua como bandolinista em projetos de Choro e no Quarteto Abayomi.

– Guilherme Sparrapan, violinista formado em Regência pela USP e em Violão Erudito pelo Conservatório de Tatuí, atua como instrumentista, compositor, pesquisador, educador, regente e orquestrador. Integrante do Quarteto Abayomi e de outros projetos musicais.

– Juliana Oliveira, violonista formada pelo Conservatório de Tatuí e pela UNESP, é coordenadora de eventos musicais e integrante do Quarteto Abayomi. Participou de diversos festivais e master classes, gravou CDs e realizou apresentações internacionais. É professora de violão e diretora executiva do projeto Movimento Violão.

– Josiane Gonçalves, violonista e cantora formada pelo Conservatório de Tatuí, onde também é professora. Regente e arranjadora das orquestras infantil, infantojuvenil e juvenil de violões. Participou de apresentações e palestras internacionais. Possui pós-graduação em Metodologia do Ensino da Música e formação complementar em diversas áreas musicais.

PREFEITURA, LIONS CLUBE E EMPRESA PARCEIRA RECITEK LANÇAM PROGRAMA DE COLETA E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS, PILHAS E BATERIAS

Reunião técnica de lançamento do Programa aconteceu na última semana, no Paço Municipal.

EMEI É INAUGURADA NO BAIRRO NOVA TATUÍ COM CAPACIDADE PARA ATENDER ATÉ 150 CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS DE IDADE

A cerimônia de inauguração aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 15 de maio, e contou com a presença do governador em exercício, Felício Ramuth.

DOIS VEÍCULOS QUE HAVIAM SIDO FURTADOS SÃO LOCALIZADOS PELA GUARDA CIVIL MUNICIPAL NA ÚLTIMA SEMANA

O Gol branco foi localizado pelos GCM’s na tarde do dia 6 de maio, na região central da cidade.