3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. “HORA VERDE” REALIZA O PLANTIO DE 115 MUDAS DE 15 ESPÉCIES DIFERENTES NO DIA DA…

“HORA VERDE” REALIZA O PLANTIO DE 115 MUDAS DE 15 ESPÉCIES DIFERENTES NO DIA DA ÁRVORE

Plantio de mudas também aconteceu na Avenida Cônego João Clímaco de Camargo.

Tatuí está mais verde a partir desta sexta-feira (21/09). O Dia da árvore foi comemorado no município com uma ação conjunta que contemplou o plantio de 115 mudas de árvores, de 15 espécies diferentes, em vários pontos da cidade – cada um com uma finalidade diferente -, simultaneamente às 10h. O Projeto "Hora Verde" foi organizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Educação e de Obras e Infraestrutura.

O plantio oficial de abertura da Hora Verde aconteceu na Avenida Cônego João Clímaco de Camargo, a popular Avenida das Mangueiras. A prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo, seus secretários municipais e os vereadores Alexandre Grandino Teles e João éder Alves Miguel realizaram o plantio de duas mudas de mangueira. "Escolhemos esse local para repor essas mangueiras, pois nos últimos anos, perdemos duas árvores ao longo desta via pública. Precisamos manter essas mangueiras que são nosso patrimônio histórico e cultural", ressaltou a prefeita Maria José. Na ocasião, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiento, Célio Valdrighi, salientou a importância da primeira edição deste projeto e que pretende estende-lo para os próximos anos com a participação de mais pessoas e mais mudas de árvores.

Participaram da ação simultânea 10 escolas urbanas da Rede Municipal de Ensino (Creche Maria Zeneide de Almeida Mello, EMEI Joaquim da Silva Campos, EMEI Arthur Avallone, EMEI Valderes de Sousa – Dona Bia, CEPEM Mestre Crescêncio Palumbo, EMEI Vera Fonseca Sinisgalli, EMEF Profº. Eunice Pereira de Camargo, EMEF Prof. Alan Alves de Araújo, EMEF Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa e EMEF João Florêncio), 8 escolas rurais (EMEF Profº Aparecida Sallum, EMEF Prof. Orlando Bellucci, EMEF Prof. Carlos Alberto Lourenço, EMEF Prof. Luiz Paes de Almeida, EMEF Prof. José Menezes Bueno, EMEF Prof. Alexandre Milani e EMEF Profº. Maria Olímpia Barbosa Lourenço), os integrantes do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida – do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), a Estação Experimental de Tatuí, a Fundação Educacional Manoel Guedes (FEMAGUE), além de funcionários públicos municipais.

Cada plantio abrangeu os benefícios que uma árvore é capaz de promover para a população, entre eles: proteção das águas – restauração da nascente do Bairro Campinho, feita pelo Departamento de Agricultura, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; aumento da arborização urbana com a finalidade de melhoria da qualidade do ar, realizado pelos alunos e professores das escolas urbanas; aumento da cobertura vegetal local, feita pelos alunos e professores das escolas rurais; paisagismo, feito pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, através do Setor de Poda e Corte, na Praça da Música, no Jardim Santa Rita de Cássia; fomento da biodiversidade do Parque Ecológico Municipal Maria Tuca, com os integrantes do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, que participaram de uma palestra do Setor de Educação Ambiental sobre a importância do verde e, depois, plantaram no entorno do lago.

As 15 espécies diferentes escolhidas para cada finalidade foram Dedaleiro, Uvaia, Ipês, Resedá, Aroeira, Romã, Cabreúva, Pau-Brasil, Paineira, Angico, Graviola, Pitanga, Capororoca, Guapuruvu e Cambuci.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.