Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ PROMOVEM CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ PROMOVEM CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

Publicado em:

Na Maternidade de Tatuí, além de toda a decoração especial, aconteceu, no dia 05/08, uma palestra com o objetivo de conscientizar as mães sobre a importância do leite materno.

Entre os dias 1º e 7 de agosto foi comemorada a “Semana Mundial do Aleitamento Materno”, proposta pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Global para Ação em Aleitamento Materno); a Semana faz parte da Campanha “Agosto Dourado”, cujo nome é foi escolhido devido ao padrão ouro do leite materno. Em Tatuí, diversas atividades de incentivo à prática da amamentação foram realizadas pelas Unidades de Saúde.  

Na Maternidade “Maria Odete Azevedo”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, além de toda a decoração especial – feita em parceria com o Lions Clube de Tatuí -, aconteceu, no dia 05/08, uma palestra com o objetivo de conscientizar as mães sobre a importância do leite materno. “Precisamos entender a urgência da necessidade de participação e colaboração de todos em prol do aleitamento materno. É no leite materno que encontramos os nutrientes indispensáveis à vida: amor, calor, carinho e saúde”, explica a diretora clínica do hospital e médica ginecologista e obstetra, Maria Laura Lavorato Matias. Seguindo todos os protocolos sanitários vigentes, estiveram presentes na palestra, além da diretora clínica Maria Laura, a interventora da Santa Casa, Yrisviviane Tavares Gonsalves Silva; o coordenador da Pediatria, Jorge Alfredo Orsi; a enfermeira responsável técnica da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Sueli Aparecida Silva Nunes; a diretora do Departamento de Atenção Básica, representando a Secretária da Saúde, Marília Bernardo; a coordenadora do Teste do Pezinho na Maternidade, Maria do Carmo de Campos; a coordenadora da Maternidade/Pediatria/Berçário, enfermeira Daniela Aparecida Araújo de Oliveira; além de funcionários técnicos e administrativos da Santa Casa. Durante todo o mês, a Maternidade fará orientações às mães sobre a importância da amamentação. 

Já na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Roseli de Oliveira Camargo”, no Jardim Santa Rita de Cássia, pertencente a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, além do local também ser decorado, aconteceu uma palestra de conscientização para as mães sobre a importância do aleitamento materno, o que também será feito a cada atendimento da saúde da criança, com o médico da família e com as gestantes no pré-natal. 

Outras ações,de conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno, foram realizadas no Município, nas diversas Unidades de Saúde. No Brasil, há 40 anos, as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno são realizadas, por meio do Ministério da Saúde, que coordena estratégias para proteger e promover a amamentação no país, que possui 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta. 

Aleitamento Materno – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os 6 meses de idade. Após esse período, o ideal é continuar com esse hábito, mas com a adição de alimentos complementares até a criança completar 2 anos de idade ou mais. 

Anualmente, cerca de 6 milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês do bebê, segundo a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Esta prática protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo