3. Saúde
  5. PROJETO “CANCELANDO A DENGUE” PREMIA TRABALHOS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE, PRODUZIDOS POR ALUNOS DE ESCOLA…

PROJETO “CANCELANDO A DENGUE” PREMIA TRABALHOS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE, PRODUZIDOS POR ALUNOS DE ESCOLA DE TATUÍ

Devido ao sucesso da ação, no segundo semestre deste ano, um novo projeto será realizado, englobando mais escolas.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a E. E. “Prof. Deocles Vieira de Camargo”, promoveu o Projeto “Cancelando a Dengue”, que teve o intuito de conscientizar a população sobre a importância do combate à Dengue, por meio de trabalhos realizados por crianças e adolescentes. A premiação dos trabalhos vencedores aconteceu na última sexta-feira (21/05), no auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM).

No Projeto, os alunos teriam que desenvolver ações de conscientização, principalmente em seus bairros, que contribuíssem para a diminuição de casos de Dengue no munícipio – que na época do lançamento, estavam elevados –, como a elaboração de cartazes informativos e alertas para a vizinhança, sempre seguindo as normas sanitárias vigentes de combate à Covid-19.

Participaram 100 alunos, dos quais 9 foram premiados no evento da última sexta-feira, que foi aberto apenas para a família dos vencedores, em virtude da capacidade reduzida do local, como determina a fase atual do Plano SP de combate ao novo Coronavírus. Também estiveram presentes a coordenadora do Setor de Combate à Dengue da Prefeitura de Tatuí, Juliana Camargo da Costa, e a professora responsável pelo Projeto, Carla Fernanda Barros.

O Projeto foi dividido em duas categorias: a “Destaque” e a “Classificação Geral”, premiando 3 e 6 alunos, respectivamente. Na categoria “destaque”, dos três premiados, um é autista e o outro tem dislexia e déficit de atenção. “Eles fazem acompanhamento com professores auxiliares, sendo que cada um deles tem o seu profissional na sala de aula. Vale destacar que eles têm se desenvolvido muito durante esse período de pandemia, apesar das aulas remotas, realizadas em casa”, explica a professora.

A aluna Marianne Raupp, de 10 anos de idade, que frequenta o 6º ano do Ensino Fundamental, ficou muito feliz em participar do Projeto e ajudar na conscientização da população sobre o combate à Dengue. “Eu achei o Projeto muito criativo e também importante, pois ele passou uma mensagem de cuidado e atenção para as pessoas. Eu aprendi que sempre temos que estar atentos aos pequenos detalhes, porque o ‘mosquitinho’ faz um estrago, com muitas consequências”, comentou a participante, que ficou em 3º lugar em uma das categorias.

Na classificação geral dos trabalhos, destaca-se os três primeiros colocados, que foram premiados com um relógio Smartwatch, um iDots (fone de ouvido sem fio) e um fone de ouvido da JBL. O terceiro e o segundo colocados apresentaram em seus projetos, respectivamente, uma armadilha para capturar o mosquito Aedes Aegypti e um vídeo com falas de uma pessoa que teria falecido em virtude da doença. O primeiro colocado, Daniel Mazzi da Silva, de 13 anos de idade, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, apresentou, em slides, um levantamento epidemiológico dos casos de Dengue em diversos bairros de Tatuí, nas quatro últimas semanas; além de ter distribuído nos bairros que tinham maior incidência de casos, cartazes informativos sobre o combate à Dengue. “As pessoas têm que pensar que a Dengue não é brincadeira, não é só um ‘mosquitinho’, que causa uma ‘gripezinha’. Igual a Covid-19, as pessoas subestimam demais a doença, sendo necessário aprender o que elas causam e como se prevenir”, destaca o vencedor do Projeto.

Graças ao saldo positivo alcançado pela ação, a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Camargo da Costa, anunciou que, no segundo semestre deste ano, um novo Projeto será realizado, englobando mais escolas. De acordo com ela, o tema será sobre o meio ambiente e, em breve, novas informações serão divulgadas.

Os vencedores – Na categoria “Destaque”, a vencedora foi Laleska Vitória Nóbrega de Campos, enquanto Luca Samuel do Rosário Zacarias ficou com a segunda posição e Luiz Henrique Baldassim com a terceira colocação.

Já na classificação geral, Daniel Mazzi foi o vencedor, Julia Maciel a segunda colocada e Marianne Raupp ocupou a terceira posição. Luiza Chaves, Vinícius Nóbrega e Pedro Maciel também foram premiados, até a 6ª colocação respectivamente.

TATUÍ É UM DOS 70 DESTINOS RECOMENDADOS PARA A MELHOR IDADE NO GUIA “TURISMO DA MATURIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO”

Mencionada como um destino cultural e gastronômico, que oferece uma experiência diversificada aos visitantes, Tatuí é destaque com a Feira do Doce e seus tradicionais doces ABC.

NA PRIMEIRA QUINZENA DO MÊS DE MAIO, TATUÍ REGISTRA 134 NOVOS CASOS DE DENGUE; NÚMERO É QUASE O MESMO DO QUE O MÊS TODO DE ABRIL

Neste ano de 2024, já são 427 casos confirmados de Dengue no município.

PREFEITURA INAUGURA ESTANDE DE TIRO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL E APRESENTA NOVA VIATURA PARA A CORPORAÇÃO

A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, civis e militares, além da família do GCM Douglas de Oliveira Paulino, patrono do Estande de Tiro.