Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. NA PRIMEIRA QUINZENA DO MÊS DE MAIO, TATUÍ REGISTRA 134 NOVOS CASOS DE DENGUE; NÚMERO…

NA PRIMEIRA QUINZENA DO MÊS DE MAIO, TATUÍ REGISTRA 134 NOVOS CASOS DE DENGUE; NÚMERO É QUASE O MESMO DO QUE O MÊS TODO DE ABRIL

Publicado em:

Neste ano de 2024, já são 427 casos confirmados de Dengue no município.

Nesta quinta-feira (16/5), no Paço Municipal, durante a Sala de Situação da Dengue, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí apresentou um relatório sobre a atual conjuntura de casos de Dengue no município. Somente nesta primeira quinzena do mês de maio, foram registrados 134 casos, sendo 125 autóctones e 9 importados; este número quase se iguala a somatória de casos do mês todo de abril, onde foram contabilizados 194 casos da doença.

De acordo com a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, esse aumento se deve ao período epidêmico, que começou no mês de outubro e segue até este mês de maio. “Mesmo o nosso Setor tendo intensificado o trabalho de orientação, prevenção e fiscalização das residências neste período, Tatuí alcançou – somente no ano de 2024 – 427 casos confirmados de Dengue e continua crescente. Acreditamos que, a partir de junho, com o fim deste período, com a mudança climática e com a ajuda da população, a tendência seja a diminuição de casos”, comenta.

Na reunião mensal foram apresentadas, também, as diversas ações realizadas no período de 17 de abril a 16 de maio, entre elas: 17.941 controles de criadouros; 243 intensificações (controle de criadouros sem a nebulização); 2.844 nebulizações portáteis, de segunda-feira a sábado; respostas para três requerimentos enviados pela Câmara Municipal; concluídos os trabalhos de vistorias à imóveis especiais (escolas, clubes etc) e de Avaliação de Densidade Larvária (ADL); aplicação de inseticida nos pontos estratégicos (ferros velhos, ecopontos etc); logística diária na distribuição da equipe e na nebulização para abranger todos os bairros com casos confirmados de Dengue; carro de som acompanhando as nebulizações e o trabalho preventivo em bairros próximos da região central; e participação na Operação “Bairro Limpo, Cidade Linda!”, no dia 20/4, no Jd. Santa Rita de Cássia, coletando, aproximadamente, 90 toneladas de entulhos.

“Gostaríamos de salientar que as nebulizações portáteis estão sendo realizadas nas áreas com maior número de casos de Dengue e de risco de proporção de transmissão da doença. Nos bairros onde não são feitas estas nebulizações, acontecem as intensificações, que são os controles de criadouros sem as nebulizações. E não é devido à falta da nebulização que vai deixar de existir o combate à Dengue, porque o que elimina realmente o foco do mosquito Aedes Aegypti é a visita do Agente de Controle de Endemias junto com os cuidados diários da população e não a nebulização”, conclui Juliana.

CUIDADOS

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências, que devem ser constantes; o descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/). O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) atendem as pessoas com suspeitas de Dengue, realizam notificações, coleta de exames e todas as ações necessárias, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Portanto, quem apresentar febre, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo do olho, deve procurar a UBS mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, é necessário procurar a UPA.

Compartilhe:

Outras

Notícias

NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (19/6), COMEÇA EM TATUÍ A VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA ADOLESCENTES DE 10 A 14 ANOS DE IDADE

Para receber a vacina é preciso levar a carteira de vacinação, o cartão SUS, um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço. É obrigatória a presença do pai e/ou responsável pelo adolescente.

SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO GERA ABERTURA DE DOIS EDITAIS PARA OS SETORES AUDIOVISUAL E CULTURAL

As inscrições estarão abertas no período de 17 de junho a 19 de julho.

MAIS DE 100 ENFERMEIROS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

O treinamento foi conduzido pelo médico cardiologista do Ambulatório de Cardiologia do CEMEM, Luiz Fernando Agapto de Souza.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo