Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Campanhas
  4. »
  5. INTENSIFICAÇÃO DE CUIDADOS E RETORNO DA DENGUE SOROTIPO 3 NO ESTADO SÃO OS ASSUNTOS DA…

INTENSIFICAÇÃO DE CUIDADOS E RETORNO DA DENGUE SOROTIPO 3 NO ESTADO SÃO OS ASSUNTOS DA ÚLTIMA SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE

Publicado em:

O Setor de Combate à Dengue segue com ações de prevenção, entre elas, a aplicação de inseticida nos pontos estratégicos, como ferro velhos e cooperativa de reciclagem.

Prevenção. Esta foi a palavra que pautou a 11ª Sala de Situação da Dengue, que aconteceu nesta quinta-feira (23/11), no Paço Municipal, envolvendo representantes da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí, e de outras Secretarias Municipais.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, que atentou para o cenário propício de proliferação dos focos do mosquito Aedes Aegypti neste período epidêmico (que segue até o mês de maio): calor excessivo, bastante chuva e os sorotipos 2 e 3 da Dengue circulando pelo Estado de São Paulo, sendo este último sem registro de casos há 15 anos.

Diante disto, ela apresentou a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti, que será realizada de 27 de novembro a 1º de dezembro. Em Tatuí, diversas ações estão programadas pelo Setor de Combate à Dengue, entre elas: carro de som em diversos bairros, emitindo alertas para a população sobre os sintomas da Dengue e as formas de combate ao mosquito; distribuição de cartazes informativos em pontos de grande fluxo de pessoas; retirada, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria, de materiais inservíveis de imóveis de pessoas acumuladoras; e divulgação nas redes sociais da Prefeitura de Tatuí sobre os cuidados com os criadouros e as doenças causadas por tal mosquito.

No encontro também foram exibidos os números de casos de Dengue no município de Tatuí em 2023: total de 36 casos confirmados, sendo 23 deles autóctones e 13 importados. No período de 28 de outubro a 22 de novembro, o Setor de Combate à Dengue realizou 12.387 visitas à imóveis; 309 controles de criadouros; e 49 ações. Além disso, a equipe vistoriou os Cemitérios Municipais Cristo Rei e São João Batista após o feriado de Finados; aplicou inseticida nos pontos estratégicos (cemitérios, ferro velhos, cooperativas de reciclagem etc); apresentou o Plano de Contingência e demais ações na Reunião do Conselho Municipal de Saúde, que aconteceu dia 30 de outubro; e concedeu entrevista para a TV Sorocaba SBT no dia 6/11.

CUIDADOS COM O MOSQUITO

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências e salienta que as denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito podem ser esclarecidas e/ou informadas para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855. Já o descarte correto de entulhos e demais materiais, deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/).

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Se, porventura, o cidadão apresentar algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Zika ou Chikungunya), é de extrema importância que procure uma Unidade de Saúde para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

Compartilhe:

Outras

Notícias

NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (19/6), COMEÇA EM TATUÍ A VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA ADOLESCENTES DE 10 A 14 ANOS DE IDADE

Para receber a vacina é preciso levar a carteira de vacinação, o cartão SUS, um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço. É obrigatória a presença do pai e/ou responsável pelo adolescente.

SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO GERA ABERTURA DE DOIS EDITAIS PARA OS SETORES AUDIOVISUAL E CULTURAL

As inscrições estarão abertas no período de 17 de junho a 19 de julho.

MAIS DE 100 ENFERMEIROS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

O treinamento foi conduzido pelo médico cardiologista do Ambulatório de Cardiologia do CEMEM, Luiz Fernando Agapto de Souza.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo