3. Campanhas
  5. INTENSIFICAÇÃO DE CUIDADOS E RETORNO DA DENGUE SOROTIPO 3 NO ESTADO SÃO OS ASSUNTOS DA…

INTENSIFICAÇÃO DE CUIDADOS E RETORNO DA DENGUE SOROTIPO 3 NO ESTADO SÃO OS ASSUNTOS DA ÚLTIMA SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE

O Setor de Combate à Dengue segue com ações de prevenção, entre elas, a aplicação de inseticida nos pontos estratégicos, como ferro velhos e cooperativa de reciclagem.

Prevenção. Esta foi a palavra que pautou a 11ª Sala de Situação da Dengue, que aconteceu nesta quinta-feira (23/11), no Paço Municipal, envolvendo representantes da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí, e de outras Secretarias Municipais.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, que atentou para o cenário propício de proliferação dos focos do mosquito Aedes Aegypti neste período epidêmico (que segue até o mês de maio): calor excessivo, bastante chuva e os sorotipos 2 e 3 da Dengue circulando pelo Estado de São Paulo, sendo este último sem registro de casos há 15 anos.

Diante disto, ela apresentou a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti, que será realizada de 27 de novembro a 1º de dezembro. Em Tatuí, diversas ações estão programadas pelo Setor de Combate à Dengue, entre elas: carro de som em diversos bairros, emitindo alertas para a população sobre os sintomas da Dengue e as formas de combate ao mosquito; distribuição de cartazes informativos em pontos de grande fluxo de pessoas; retirada, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria, de materiais inservíveis de imóveis de pessoas acumuladoras; e divulgação nas redes sociais da Prefeitura de Tatuí sobre os cuidados com os criadouros e as doenças causadas por tal mosquito.

No encontro também foram exibidos os números de casos de Dengue no município de Tatuí em 2023: total de 36 casos confirmados, sendo 23 deles autóctones e 13 importados. No período de 28 de outubro a 22 de novembro, o Setor de Combate à Dengue realizou 12.387 visitas à imóveis; 309 controles de criadouros; e 49 ações. Além disso, a equipe vistoriou os Cemitérios Municipais Cristo Rei e São João Batista após o feriado de Finados; aplicou inseticida nos pontos estratégicos (cemitérios, ferro velhos, cooperativas de reciclagem etc); apresentou o Plano de Contingência e demais ações na Reunião do Conselho Municipal de Saúde, que aconteceu dia 30 de outubro; e concedeu entrevista para a TV Sorocaba SBT no dia 6/11.

CUIDADOS COM O MOSQUITO

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências e salienta que as denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito podem ser esclarecidas e/ou informadas para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855. Já o descarte correto de entulhos e demais materiais, deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/).

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Se, porventura, o cidadão apresentar algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Zika ou Chikungunya), é de extrema importância que procure uma Unidade de Saúde para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.