Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. NATAL ENCANTADO 2023: “ESPAÇO DO DOCE” E “NATAL MUSICAL” NA PRAÇA DA SANTA SÃO AS…

NATAL ENCANTADO 2023: “ESPAÇO DO DOCE” E “NATAL MUSICAL” NA PRAÇA DA SANTA SÃO AS NOVIDADES DESTE ANO

Publicado em:

Com o tema “Doce Natal”, a abertura oficial das festividades natalinas será na próxima sexta-feira (1º/12), às 19h, na Praça da Santa.

Além das milhares de luzes já tradicionais, muita doçura estará presente no “Natal Encantado 2023”, realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com a APRODOCE (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí). Neste ano, o evento terá como novidades o “Espaço do Doce” – com 22 doceiros comercializando suas delícias natalinas – e a apresentação do “Natal Musical” na Praça Martinho Guedes (Praça da Santa), antes realizado na Praça da Matriz.

Com o tema “Doce Natal”, a abertura oficial das festividades natalinas será no dia 1º de dezembro (sexta-feira), às 19h, na Praça da Santa, abrilhantada pela Orquestra Sinfônica de Tatuí – OST, da Associação Semear. Nessa noite, haverá o acendimento do tradicional Pinheirão Encantado, a chegada da Família Noel e a abertura da Casa do Bom Velhinho.

O Pinheirão Encantado – um atrativo turístico e símbolo do Natal tatuiano desde 1956 – terá mais de 1.300 lâmpadas de LED em seus 25 metros de altura. Estas lâmpadas serão acesas diariamente, até o dia 23 de dezembro, sempre a partir das 19h.

Para completar a magia desta época do ano, a Praça da Santa será transformada em uma verdadeira Vila de Natal, sendo um atrativo turístico e ajudando a fomentar o comércio da cidade. Vários pontos “instagramáveis” estarão disponíveis para que a população possa registrar esse momento mágico de confraternização, reflexão, fé, alegria, amor e esperança, repleto de luz e fraternidade.

Uma das novidades da Vila de Natal será o “Espaço do Doce”, onde 22 doceiros da APRODOCE irão expor e comercializar seus doces no período de 1º a 23 de dezembro, das 16h às 22h. “A Terra dos Doces Caseiros aproveitará o Doce Natal para fomentar e fortalecer ainda mais a APRODOCE e seus associados, levando as delícias tatuianas para outros eventos da cidade, além da Feira do Doce”, comentou o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima.

Já a outra novidade é a transferência de local do “Natal Musical”: as apresentações, antes realizadas na Praça da Matriz, acontecerão na Praça da Santa até o dia 23 de dezembro, sempre às 19h, conforme programação abaixo.

A atração mais aguardada pelas crianças, a Casa do Papai e da Mamãe Noel, funcionará no Centro Cultural de Tatuí (situado em frente à Praça da Santa), todos os dias até 23 de dezembro (exceto as segundas-feiras), das 19h às 21h, com entrada gratuita.

A decoração natalina também estará presente em outros pontos da cidade, como a Praça da Matriz, o Paço Municipal e algumas rotatórias da região central, que serão transformadas em árvores de Natal. A Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer está preparando outros espaços “instagramáveis” para fotos, visando otimizar a economia criativa e a geração de oportunidades e renda; e a Associação Comercial e Empresarial de Tatuí (ACE) está criando uma iluminação natalina para as ruas da área central. Além disso, um trecho de aproximadamente 600 metros da Rua XI de Agosto será contemplado com uma decoração inédita de arcos natalinos com 6 metros de envergadura cada um; isso foi possível graças ao apoio cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Danilo Balas.

O “Natal Encantado 2023 – Doce Natal” conta com apresentação oficial de BRZ Empreendimentos, COOP – Cooperativa de Consumo, Casapátio, Rede Caetano e Marquespan; e com apoio institucional de Pacaembu Construtora, Centro Hípico Tatuí, Espaço Kids Mundo Mágico, Sítio do Carroção, Unimed, Polo Industrial de Tatuí, FREDi. (FRE Desenvolvimento Imobiliário), Kéke Empreendimentos, Abrão Reze, One7, McDonald’s, Sabesp e Refrigerantes Vieira Rossi.

“NATAL MUSICAL”

As festividades musicais iniciarão com a abertura do Natal Encantado, dia 1º/12 (sexta-feira), às 19h, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Tatuí – OST, da Associação Semear. No dia 2/12 (sábado), às 19h, será a vez do Coral Tesouros de Maria e no mesmo horário do domingo (3/12), a apresentação será do Coral do Recanto Betel & Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT).

Já no feriado da Padroeira de Tatuí, Nossa Senhora da Conceição, 8/12 (sexta-feira), às 19h, a apresentação ficará por conta da Banda Municipal de Itapetininga Maestro Edil Lisboa. No dia seguinte, 9/12 (sábado), às 19h, será realizada a apresentação do Coral da Fé, do Santuário São Judas Tadeu. No domingo (10/12), às 19h, o público poderá prestigiar a Oficina Municipal de Ballet.

No outro fim de semana, as apresentações serão as seguintes: dia 15/12 (sexta-feira), Mistura Brasil; dia 16/12 (sábado), às 19h, Coral Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia; e dia 17/12 (domingo), às 19h, Banda Municipal Nossa Senhora da Piedade, do município de Bofete.

E para encerrar o “Natal Musical”, os shows programados são: dia 21/12 (quinta-feira), às 19h, Coral Espaço Feliz, do Lar Donato Flores; dia 22/12 (sexta-feira), às 19h, Coral da Igreja Lagoinha; e dia 23/12 (sábado), às 19h, Grupo “Seresteiros com Ternura”.

CARAVANAS NATALINAS

As ruas de Tatuí receberão durante o mês de dezembro três caravanas natalinas. No feriado da Padroeira de Tatuí (8/12, sexta-feira), às 20h, acontecerá a Caravana de Natal do Supermercado São Roque. A segunda caravana será a da Associação Comercial – ACE, no dia 11/12 (segunda-feira), às 18h30. E, para encerrar, no dia 17/12 (domingo), às 20h, será a vez da tradicional Caravana da Coca-Cola.

A “Cidade Ternura” terá ainda o Trem da Alegria, no período de 28 de novembro a 31 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 17h às 22h, e aos domingos e feriados, das 15h às 22h, na Praça da Santa.

NATAL NOS BAIRROS

Além da região central, outros seis bairros adjacentes também terão atividades natalinas. As edições do “Natal nos Bairros” acontecerão sempre nos fins de semana, das 9h às 13h, sendo: dia 2/12 (sábado), ao lado da EMEF “Prof.ª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, na Vila Angélica; dia 3/12 (domingo), ao lado do Campo Municipal de Futebol, no Jd. Santa Rita de Cássia; dia 9/12 (sábado), na Praça do Bairro das Garças, no Jd. das Garças/Jd. Europa; dia 10/12 (domingo), próximo aos lagos, no Jd. Rosa Garcia II; dia 16/12 (sábado), na Praça Mário Cóscia, no Jd. Wanderley/Jd. XI de Agosto; e dia 17/12 (domingo), no Ginásio da EMEF “Prof. José Menezes Bueno”, no Bairro Americana.

OUTRAS ATIVIDADES

Mais eventos estão programados para o mês de dezembro na “Capital da Música”. Confira e prestigie: Bazar de Natal do FUSSTAT, abertura oficial dia 13/12, às 19h, com a apresentação do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, e atendimento até o dia 23/12, de segunda a sábado, das 14h às 22h, no Centro Cultural de Tatuí; Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música” – Especial de Natal, de 13 a 23/12, das 10h às 22h, e 24/12 (domingo), das 10h às 14h, na Praça da Matriz; e Casa do Papai Noel da ACE, a partir do dia 11/12, no Coreto da Praça da Matriz.

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo