Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. FESTIVAL “SEMANA DA MÚSICA DE TATUÍ” RECEBE O NOME DE YOLANDA RIGONELLI E ACONTECE DE…

FESTIVAL “SEMANA DA MÚSICA DE TATUÍ” RECEBE O NOME DE YOLANDA RIGONELLI E ACONTECE DE 22 A 25 DE NOVEMBRO NO CORETO DA MATRIZ

Publicado em:

Yolanda Rigonelli foi a idealizadora da “Semana da Música”, em 1961, no Conservatório de Tatuí.

Na próxima semana, entre os dias 22 e 25/11 (quarta-feira e sábado), o coreto da Praça da Matriz receberá o tradicional Festival “Semana da Música de Tatuí”, que acontece desde 1950 valorizando o título de “Capital da Música” e celebrando o Dia do Músico e da Música, a ser comemorado em 22/11. Nesta edição, o Festival receberá o nome de Yolanda Rigonelli, idealizadora da Semana da Música.

O show de abertura do Festival, na quarta-feira (22/11), às 18h, será com a Bravo Electro e participação especial de Angelo Varella. Marca registrada do “Trio Bravo Electro”, o repertório terá uma junção de elementos das músicas clássica e popular executados pelos instrumentos orquestrais a partir de uma base eletrônica. Com uma roupagem moderna e remixada, o show   apresentará sucessos das músicas clássica e sertaneja, de tangos, jazz, rock, pop, MPB e outros estilos musicais.

Na quinta-feira (23/11), às 19h, grandes sucessos do pop/rock mundial tomarão conta do Festival com a Banda “Live by Night”. Em atividade desde 2014, o grupo já se apresentou nas melhores casas de shows do interior paulista e em conjunto com renomados artistas brasileiros, como Marcelo Nova, Raimundos, Ira! e Paralamas do Sucesso. Considerada uma das melhores da região, a banda esteve presente em todas as edições da Feira do Doce, sempre executando grandes sucessos da música nacional e internacional com paixão e maestria, dignos de uma banda composta por filhos de Tatuí, a ”Capital da Música”.

Já na sexta-feira (24/11), também às 19h, a apresentação será da cantora Rose Araújo e sua banda, formada por Gabriel Carbona (guitarra), Sérgio Prado (contrabaixo), Guilherme Correa (bateria) e Leandro Lara (teclado). Há mais de 20 anos cantando os mais variados estilos de música, Rose Araújo e Banda farão um Tributo a Rita Lee.

O encerramento da “Semana da Música de Tatuí” ficará por conta do Projeto “Música na Praça”, às 11h de sábado (25/11), com o Grupo “Seresteiros com Ternura”. Composto por Maria Inês Camargo (voz e afoxé), Pedro Adilson Pavanelli (violão), Paulo Rita Aguar (cavaquinho), Carlos Mendes (timba) e o convidado especial Léo da Sanfona, o grupo fará uma apresentação embalada por muita seresta.

O Festival “Semana da Música de Tatuí – Yolanda Rigonelli” é correalizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

SOBRE YOLANDA RIGONELLI

Yolanda nasceu em São Paulo, no dia 24 de novembro de 1907. Filha de João Rigonelli e Adélia Bosselo, se formou no Conservatório Paulista de Canto Orfeônico.

Publicou alguns livros, entre eles, “Lições de Análise e Apreciação Musical – Curso Elementar de Harmonia 1º e 2º anos”. Conhecida como uma das mestras da Harmonia no Brasil, foi professora do Conservatório de Tatuí e coproprietária fundadora do Conservatório Musical “João Baptista Julião”, de Sorocaba. Também lecionou no Instituto Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Sagrado Coração de Jesus.

A professora de Harmonia veio para Tatuí em 1956; fez parte do Conselho Técnico Administrativo biênio 1960-61, por meio de eleição secreta, cujos eleitos foram: Yolanda Rigonelli (11 votos); Judith Cabette de Oliveira (10 votos); maestro Spartaco Rossi (9 votos); e Maria Ruth Luz (8 votos). Sua dedicação ao ensino da música era tão evidente que assumiu interinamente a direção do Conservatório de Tatuí, marcando para sempre a história da instituição em um período de intensas transformações sociais e culturais em nosso país e com a incumbência de resgatar projetos musicais que durante a gestão do diretor Altino Santarém não foram realizados.

Naquela época, políticos da Capital questionavam a existência de uma escola estadual de música no interior. Em vez de entrar em discussões e debates burocráticos, a professora decidiu provar o valor da escola com recitais e exibições públicas do talento de seus alunos.

Surgia, assim, em 1961, a “Semana da Música do Conservatório de Tatuí”, que começava no dia 15 de novembro e terminava no dia 22 do mesmo mês, data essa dedicada à Santa Cecília, padroeira dos músicos. A semana reunia recitais, concertos, apresentações de espetáculos teatrais e até desfile de fanfarras pelas ruas da cidade. Apenas os alunos que se destacassem nas aulas poderiam tocar ou encenar durante o evento, o que acabou se transformando em um grande incentivo para estudantes e professores.

A exibição de tantos talentos garantiu a permanência da escola e a Semana da Música se tornou o evento mais tradicional e longevo do Conservatório, passando a fazer parte do Calendário Cultural de Tatuí no ano de 2021, com o Festival “Semana da Música”, que acontece na Praça da Matriz, e, que neste ano de 2023 passará a ser chamado de “Yolanda Rigonelli”, em homenagem a professora de Harmonia e diretora do Conservatório de Tatuí.

Com sua vida dedicada exclusivamente à música, Yolanda Rigonelli nunca se casou, falecendo na cidade de São Paulo.

Compartilhe:

Outras

Notícias

NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (19/6), COMEÇA EM TATUÍ A VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA ADOLESCENTES DE 10 A 14 ANOS DE IDADE

Para receber a vacina é preciso levar a carteira de vacinação, o cartão SUS, um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço. É obrigatória a presença do pai e/ou responsável pelo adolescente.

SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO GERA ABERTURA DE DOIS EDITAIS PARA OS SETORES AUDIOVISUAL E CULTURAL

As inscrições estarão abertas no período de 17 de junho a 19 de julho.

MAIS DE 100 ENFERMEIROS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

O treinamento foi conduzido pelo médico cardiologista do Ambulatório de Cardiologia do CEMEM, Luiz Fernando Agapto de Souza.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo