Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”, SISEM-SP E PINACOTECA DE SÃO PAULO REALIZAM OFICINA DE ACONDICIONAMENTO DE…

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”, SISEM-SP E PINACOTECA DE SÃO PAULO REALIZAM OFICINA DE ACONDICIONAMENTO DE PAPÉIS E OBJETOS

Publicado em:

O objetivo da oficina é compartilhar algumas das práticas adotadas e os materiais utilizados para o acondicionamento de papéis e objetos, em pastas, álbuns e caixas.

No último dia deste mês de novembro, 30/11 (quinta-feira), das 10h às 18h, acontecerá, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, a oficina gratuita e presencial sobre acondicionamento de papéis e objetos. O curso faz parte do Programa “Conexões Museus SP” e é uma realização do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), da Pinacoteca de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

O objetivo da oficina é compartilhar algumas das práticas adotadas e os materiais utilizados para o acondicionamento de papéis e objetos, em pastas, álbuns e caixas. No curso, será disponibilizado todo o material a ser utilizado.

A capacitação será dividida em duas partes, a teórica e a prática. Na teórica serão abordados: breve apresentação do Museu, dos edifícios, das salas de exposição, do laboratório de restauro e das reservas técnicas; apresentação das metodologias adotadas na coleção para a armazenagem das obras nas reservas técnicas em diferentes tipos de mobiliário e possibilidades de materiais de acondicionamentos em traineis, mapotecas, prateleiras e arquivos deslizantes; e apresentação de diversos tipos de acondicionamento de obras em pastas, álbuns, caixas de foamboard e caixas plásticas. Já a parte prática consistirá em uma oficina de confecção de três modelos de acondicionamento utilizados na Pinacoteca: caixa, álbum e pasta.

As palestrantes que conduzirão todo este trabalho serão Priscila Alegre, que é restauradora sênior da Pinacoteca de São Paulo desde 2012 e especialista em suportes de papel, e Heloisa Ferreira Menezes, que é técnica de reserva técnica.

Há um total de 15 vagas disponíveis para a oficina e as inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (17/11), no link https://bit.ly/3sAtUSM. O critério de seleção será por ordem de inscrição, priorizando profissionais do interior e do litoral do Estado de São Paulo e profissionais de instituições inscritas na plataforma do Cadastro Estadual de Museus. Os selecionados serão avisados por e-mail até o dia 22/11 (quarta-feira).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail faleconosco@pinacoteca.org.br. O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local da oficina, fica na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

Compartilhe:

Outras

Notícias

SÃO ROQUE SUPERMERCADOS REALIZA CARREATA NATALINA NO FERIADO DE 8 DE DEZEMBRO

A concentração será a partir das 19h, no São Roque Central, com destino ao São Roque do Pátio Vivaz, onde haverá a chegada do Papai Noel.

450 CASAS DA SEGUNDA FASE DO RESIDENCIAL NOVA TATUÍ CAGUASSU SERÃO ENTREGUES DIA 13 DE DEZEMBRO PELA PACAEMBU CONSTRUTORA

As unidades habitacionais foram destinadas para pessoas com renda familiar a partir de R$ 1.900,00 e financiadas pela Caixa Econômica Federal.

“QUINTAL DO DITINHO ROLIM” ACONTECE AO REDOR DO MONUMENTO DOS SERESTEIROS, NA PRAÇA DO MUSEU

A atividade contará com a participação do Grupo “Seresteiros com Ternura” e será um ato aos 20 anos de falecimento do músico e cantor Benedito Sebastião Rolim, o Ditinho Rolim.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo