Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Direitos Humanos, Família e Cidadania
  4. »
  5. ESTAGIÁRIOS DA PREFEITURA DE TATUÍ PARTICIPAM DE PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMBATE AO SUICÍDIO

ESTAGIÁRIOS DA PREFEITURA DE TATUÍ PARTICIPAM DE PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMBATE AO SUICÍDIO

Publicado em:

Evento teve como público-alvo os estagiários da Prefeitura de Tatuí.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, realizou, na manhã desta terça-feira (20/09), no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”, uma palestra de conscientização sobre a importância do combate ao suicídio. O evento faz parte da Campanha “Setembro Amarelo”, promovida nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). 

O ato teve como público-alvo os estagiários da Prefeitura, que foram recepcionados com um delicioso café da manhã, antes de serem orientados sobre as questões que envolvem o suicídio, tais como os sinais prévios, as formas de combate e os meios de ajuda. Além disso, participaram de uma dinâmica de promoção do amor-próprio – conduzida pela coordenadora de Direitos Humanos, Josemeire Leme Alegre – e receberam uma explanação de como o termo “Setembro Amarelo” surgiu. 

Em sua fala, o diretor da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, Wilian Alexandre Nunes da Silva, destacou a importância de ouvir e não julgar as pessoas que sentem gatilhos suicidas e que as mesmas devem ser incentivadas a pedirem ajuda quando enfrentarem tal situação. Os estagiários também foram orientados sobre como reconhecer os sinais vindos das pessoas que podem chegar a cometer tal ato, como frases e mudanças comportamentais. 

Por fim, a equipe organizadora apresentou os fatores de risco sobre a problemática, além de mitos e verdades, para que os estagiários sejam conscientes sobre a questão quando se depararem, de alguma forma, com a situação. 

“Esse primeiro encontro é um ponto inicial para realizarmos mais ações como essas entre os estagiários, com a proposta de transmitir o autocuidado e estimular os mesmos a procurarem ajuda quando precisarem, assim como é feito nas escolas, com o Projeto Girassol”, destacou a secretária da Pasta, Elaine Leite de Camargo Miranda. 

Combate ao suicídio – Embora os números de suicídio estejam caindo em todo o mundo, na América Latina acontece o inverso. No Brasil, são registrados, aproximadamente, 14 mil casos por ano, o que corresponde a cerca de 38 suicídios por dia, o que é um número muito alarmante – sem contar os casos de subnotificação. 

Em virtude disso, são necessárias as ações de combate e orientação ao suicídio, por meio de diversas táticas, como a de disseminar conteúdos de orientação para toda a população, com o intuito de diminuir esses números.  

Em Tatuí, as pessoas podem procurar atendimento no CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), situado na Rua Benedito Pereira Machado, nº 450, Vila Paulina, telefone (15) 3251-4370; no CAPS-II, situado na Avenida Zilah de Aquino, nº 1310, Bairro Valinho, telefone (15) 3205-1135; com os psicólogos da Unidade de Saúde mais próxima de sua residência; e, em caso de emergência, na Unidade de Pronto Atendimento de Tatuí – UPA 24 horas, situada na Rua Quim Quevedo, nº 56, Jardim Junqueira, telefone (15) 3305-1032.  

Além disso, existem os atendimentos por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188 ou pelo chat, no site cvv.org.br. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo