“MULHER CUIDADORA”: PROJETO DE INCLUSÃO PRODUTIVA FORMA SUA PRIMEIRA TURMA 

Cerimônia que certificou os participantes do curso reuniu secretários, parceiros e convidados.

Nesta quarta-feira (21/09), no Lions Clube de Tatuí, aconteceu a formatura de 18 participantes do Projeto de Inclusão Produtiva “Mulher Cuidadora”, que desde o início de agosto buscou capacitar mulheres atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS (Leste, Central, Sul e Norte), em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade social, visando facilitar a superação de processos crônicos de exclusão social. 

A capacitação compõe o Programa de Fortalecimento Local em Inclusão Produtiva, um plano de ação que teve início no mês de abril de 2022, com o consultor João Nunes, da FGV junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), sob a responsabilidade dos técnicos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Débora Cristina Franco Nunes Rosa e Janderson Mendes Miranda Martins. O Projeto contou com a parceria da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara – FAESB, da “Cuidados com a Vida – Home Care”, do Lions Clube de Tatuí, do Sebrae Aqui Tatuí e da Empresa Botutrans.   

A cerimônia contou com a presença dos secretários municipais Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social) e Elaine Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania); do articulador regional FGV de Políticas Públicas junto ao Sebrae, Pedro Kriguer; da coordenadora de Proteção Social Básica e responsável técnica deste Projeto, Débora Cristina Franco Nunes Rosa; do coordenador de Proteção Social Especial, Janderson Mendes Miranda Martins; da responsável pela capacitação profissional, Heloisa Saliba e Borges, enfermeira e sócia da “Cuidados com a Vida – Home Care”; da responsável pelo Sebrae Aqui Tatuí, Renata Piesco; de Denise Maria S. R. de Oliveira, esposa do presidente do Lions Clube de Tatuí, Luís Fernando de Oliveira; do chefe de gabinete da Prefeitura e membro do Lions Clube, Christian Pereira de Camargo; do representante da empresa Botutrans, Carlos Aparecido Correia; do diretor executivo de Planejamento e Trabalho da Prefeitura, Daniel de Camargo Barros; da funcionária do Departamento de Planejamento e Trabalho, Therezinha de Moraes Muhamed Jamoul; além dos coordenadores dos CRAS, das formandas e de seus familiares. 

Agora, um cadastro destas mulheres participantes será feito pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através dos CRAS, para que elas possam gerar renda por meio da empregabilidade e/ou do empreendedorismo, tudo intermediado pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, que fará uma “ponte” com empresas privadas, com organizações não governamentais, com o Sebrae Aqui, entre outros. 

Sobre a Capacitação – As duas primeiras aulas aconteceram na FAESB e as demais no Lions Clube de Tatuí e foram divididas em três eixos. 

O eixo 1, “Desenvolvimento Humano”, foi realizado pelas equipes da FAESB e da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como: solidariedade, capacidade de expressão/comunicação, autoconfiança, autovalorização e determinação. 

Já o eixo 2, foi conduzido por profissionais da “Cuidados com a Vida – Home Care”, que ministraram o curso básico de cuidadores de pessoas. Este módulo abrangeu os seguintes assuntos: aspectos legais, profissionais, emocionais e físicos; paciente internado; unidade do paciente; moradia do paciente e área externa. 

Por fim, o eixo 3, nomeado “Geração de Renda e Trabalho”, foi ministrado pelo Sebrae Aqui Tatuí, com foco no desenvolvimento de habilidades de gestão e empreendedorismo, tais como planejamento, execução, avaliação e negociação. 

Compartilhe:

Skip to content