Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Direitos Humanos, Família e Cidadania
  4. »
  5. INAUGURADA, EM JAÚ, A CASA DE APOIO AO TRATAMENTO DE CÂNCER DE TATUÍ 

INAUGURADA, EM JAÚ, A CASA DE APOIO AO TRATAMENTO DE CÂNCER DE TATUÍ 

Publicado em:

Autoridades estavam presentes; assim como representantes do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú.

Em uma emocionante cerimônia, foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira (14/09), a Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu”, em Jaú. No local, que se encontra há 400 metros do hospital “Amaral Carvalho”, os tatuianos poderão pernoitar e se alimentar durante sua estadia no município, em virtude do tratamento oncológico. 

Participaram do ato inaugural, o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT, Regiane Rosa; o presidente da Câmara Municipal e filho da patronesse, vereador Antônio Marcos de Abreu; os secretários municipais Renato Pereira de Camargo (Governo e Negócios Jurídicos), Elaine Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Gustavo Duarte Elias de Almeida (Administração e Transporte Público), José Hélio de Oliveira Júnior (Agricultura e Meio Ambiente), Tirza Luiza de Melo Meira Martins (Saúde), Elisângela Cecílio (Educação) e Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer); o chefe de gabinete, Christian Pereira de Camargo; os vereadores Márcio Antônio de Camargo (Márcio do Santa Rita), João Éder Alves Miguel, Paulo Sergio de Almeida Martins (Paulinho Motos), João Francisco de Lima Filho (João JJ), Jairo Martins (Pepinho), Fábio Villa Nova, Débora Camargo, Maurício Couto, Renan Cortez, Gabriela Xavier e Valdir de Proença; a presidente da Litac (Liga Tatuiana de Assistência aos Cancerosos), Astrogilda Mascarenhas Bertanha; o presidente do TatuiPrev, Rosan Camargo; os representantes do Hospital “Amaral Carvalho”, Eduardo Tadeu Guedes Piragino (diretor de Apoio Social) e Francisco Costa Filho (representante do Hemonúcleo Regional de Jaú); além de familiares da patronesse e autoridades religiosas.  

O local tem em seu interior: três quartos; sala com cama hospitalar motorizada e cadeira de rodas; sala com TV; sala de jantar; banheiros adaptados com sanitário elevado, ducha higiênica e assento retrátil para banho, além de banheiro para funcionários; cozinha equipada com forno elétrico, geladeira, micro-ondas, fogão industrial e freezer; serviço de Internet; garagem; área de convivência; área de serviço com máquina de lavar; e quarto para motoristas. 

Na residência ampla e arejada – que é administrada pela Prefeitura de Tatuí em parceria com a Litac -, além de um lugar para descansar, os pacientes e seus acompanhantes terão três refeições: café da manhã, almoço e jantar. Também haverá o apoio de uma governanta, de um vigia e de um zelador. 

Vale ressaltar que antes da inauguração, o espaço foi todo revitalizado, com serviços de limpeza, pintura, adequação e mobília, com materiais todos doados por clubes de serviços, empresários, pessoas físicas e pelo FUSSTAT; em uma ação conjunta das Secretarias de Direitos Humanos, Família e Cidadania, de Governo e Negócios Jurídicos, de Saúde, de Administração e Transporte Público, e de Obras e Infraestrutura. 

Os pacientes oncológicos que desejam se hospedar ou se alimentar na Casa, devem fazer o agendamento quando forem reservar o transporte na Frota Municipal, ou então, podem entrar em contato com a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, pelo telefone (15) 3259-8407. A Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu” está situada na Rua Francisco Carvalhaes de Paiva, nº 140, Chácara Braz Miraglia, Jaú.  

Gildete Spuri de Abreu – Nasceu em Itapuí (SP), em 10 de novembro de 1949, casada com Mario Luiz de Abreu na cidade de Tatuí, em 19 de março de 1969, onde passou a chamar-se Gildete Spuri de Abreu. Filha de Mario Spuri e Clarice Canella Spuri. Teve 2 filhos, Antônio Marcos de Abreu e André Spuri de Abreu.  

Gildete estudou o curso ginasial no Ginásio Estadual “Senador Vicente Prado”, em Itapuí-SP, terminou em 16/12/1965; formou-se professora, em 30 de dezembro de 1968, no Instituto de Educação Estadual “Caetano Lourenço de Camargo”, na cidade de Jaú (SP).  

Em 1969, após casar em 19 de março do mesmo ano, começou a dar aulas no Mobral, em Tatuí. Em 1970, foi professora no curso Primário de Aplicação no IEE “Barão de Suruí”. Em 1971, mudou-se para a cidade de Osasco (SP), onde foi lecionar na Escola Estadual “Cidade Monitor Junior II” até 1973. Em 1974 e 1975 lecionou na “Escola de Emergência”, de Santana de Parnaíba (SP). Em dezembro de 1975 voltou a morar em Tatuí, onde junto com seu esposo Mário Luiz de Abreu, passou a ser uma microempresária no ramo de doces, sendo seu ponto comercial na Rua XI de Agosto, nº 476.  

Em momento posterior, descobriu um câncer através de exames realizados no cerebelo. Iniciou o tratamento e realizou duas cirurgias. Após a última cirurgia, ficou tetraplégica por anos e, mesmo assim, deu continuidade no tratamento, sendo internada por muito tempo em hospitais, como o Amaral Carvalho, de Jaú, e o Albert Einstein, de São Paulo. Lutou por anos combatendo a doença, mas chegou a falecer no dia 10 de junho de 1991. Foi sepultada em Tatuí, no Cemitério Cristo Rei. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo