Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. AMPLIAÇÃO DO BANCO DE SANGUE DE TATUÍ É INAUGURADA APÓS TRÊS MESES DE OBRAS

AMPLIAÇÃO DO BANCO DE SANGUE DE TATUÍ É INAUGURADA APÓS TRÊS MESES DE OBRAS

Publicado em:

Tatuí tem hoje 3.150 pessoas cadastradas para doação de sangue; ampliação do imóvel irá permitir aumentar o número de doadores e dias de coleta.

Na manhã do último sábado (03/09) foi inaugurada a ampliação e a reforma das dependências do Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Com as obras, o espaço passa a ter mais de 48,7 m², permitindo assim, aumentar os dias de coleta de sangue. 

A ampliação do prédio se deu graças a uma parceria entre a Prefeitura de Tatuí, a Câmara Municipal e a Santa Casa, com recursos que giram em torno de R$ 230 mil, por meio de lei municipal, e duraram cerca de três meses. 

Na cerimônia estiveram presentes o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; a primeira-dama e presidente do Fundo Social da Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane Rosa; o presidente da Câmara Municipal de Tatuí, vereador Antônio Marcos de Abreu; o governador do Distrito LC-2 de Lions Internacional, Luís Carlos Barbosa; o presidente do Lions Clube Tatuí, Luís Fernando Oliveira; além de diversos secretários municipais, vereadores, convidados e membros do Movimento Leonístico, que é parceiro da manutenção do espaço. 

Atualmente, aproximadamente 3.150 pessoas são doadoras regulares de sangue em Tatuí, atendendo pacientes da própria Santa Casa, do hospital particular de Tatuí, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Pronto Socorro Municipal, sendo um serviço vital para salvar vidas. 

Banco de Sangue – Denominado “Fortunato Minghini”, o espaço foi fundado pelo Lions Clube de Tatuí, entre os anos de 1955 e 1956. Primeiro funcionou em salas internas da Santa Casa, depois, ganhou prédio próprio em 2005, por meio de uma campanha comunitária liderada pelo Lions.  

O local foi equipado com recursos da Fundação de Lions Clubes Internacional – LCIF. Em 2018, após cerca de cinco anos de inatividade para coletas – funcionando apenas como agência transfusional, o Banco de Sangue reabriu suas portas para a comunidade, quando foi formalizado um termo de convênio com o Hemonúcleo do Hospital da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, permitindo assim uma parceria técnica.   

Em 2019, foi apresentado à Prefeitura de Tatuí – à época, à prefeita Maria José Gonzaga – uma solicitação para a ampliação do Banco de Sangue. Mesmo com a pandemia, o projeto foi realizado e teve sua sequência, com o auxílio de recursos do Orçamento da Câmara de Tatuí. Em 2021, já com a anuência do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, a obra foi licitada, somando-se, depois, a parceira com o médico e membro do Lions Clube de Tatuí, Wladmir Saporito, que emprestou um imóvel para abrigar o Banco de Sangue durante a sua reforma. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS DO COMTUR É PRORROGADO ATÉ O DIA 5 DE MAIO

Um conselheiro municipal de turismo é uma pessoa voluntária (sem qualquer vínculo empregatício) que desempenha um papel crucial na orientação e no desenvolvimento das políticas relacionadas ao fomento do turismo local.

COM COMPOSIÇÕES DE MULHERES BRASILEIRAS, “MÚSICA NA PRAÇA” CONTA COM A PRESENÇA DO QUARTETO ABAYOMI

O musical “Abre Alas: Mulheres Brasileiras na Música”, foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo