Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. PREFEITURA DE TATUÍ ASSINA TERMO DE IMPLANTAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM LÂMPADAS DE LED

PREFEITURA DE TATUÍ ASSINA TERMO DE IMPLANTAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM LÂMPADAS DE LED

Publicado em:

Até o final deste ano, serão implantadas 3.400 luminárias de LED nas ruas da região central e dos corredores de tráfego que dão acesso aos bairros.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria, assumirá a gestão do sistema de iluminação pública do município, inicialmente com a instalação de 3.400 luminárias de LED nas ruas da região central e dos corredores de tráfego que dão acesso aos bairros. O termo de implantação de tal serviço foi assinado nesta segunda-feira (25/07), em cerimônia realizada na sala de reuniões do Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”. 

A iluminação com lâmpadas de LED é o sistema mais moderno da atualidade, apresentando uma luz mais potente, com tecnologia mais eficiente, com manutenção rápida e de baixo custo, o que trará uma economia de 40% aos cofres públicos, correspondendo a cerca de R$ 2 milhões por ano. 

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria, a substituição do atual sistema de iluminação terá início no final do mês de agosto e deve durar até o mês de dezembro, com um investimento de cerca de R$ 5 milhões. Até o fim de 2023, todas as ruas da cidade serão iluminadas por lâmpadas de LED, o que corresponde a 13.300 postes de iluminação. 

Agora, com a Prefeitura gerindo a iluminação pública, o atendimento à população em casos referentes ao setor, como lâmpadas apagadas e fios soltos, por exemplo, devem ser reportados diretamente para a gestão municipal – não mais para a Elektro – que por meio de uma empresa terceirizada, realizará a devida manutenção. Em breve, será disponibilizado um número de telefone, ao qual será realizado o atendimento da Prefeitura para com a população. No entanto, enquanto a concessionária de telefonia não disponibiliza esse número, os munícipes deverão se utilizar da Ouvidoria, cujo atendimento pode ser presencial (na Rua João Ortiz de Camargo, nº 594, Centro, antiga sede da Secretaria de Saúde), de segunda sexta-feira das 8h às 17h; ou pelos telefones (15) 3251-3576 e 0800-770-0665.   

Gestão da Iluminação Pública – Na cerimônia desta segunda-feira (25/07), o Prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, assinou três documentos: um que oficializa a transferência de responsabilidade da manutenção da iluminação pública da Elektro para a Prefeitura; o outro que possibilitará que a Prefeitura utilize os recursos do “Programa de Eficiência Energética”, do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal, que tem como interveniente a Elektro; e por fim, o termo de um acordo judicial referente a manutenção da iluminação pública municipal. 

Além do prefeito Miguel, também participaram da cerimônia o gerente institucional da Elektro, Eduardo Zornoff; o gerente de distribuição da Elektro, Marcelo Vilarino; o representante institucional da Elektro, Raphael Chichaveke Luz; o supervisor de distribuição da Elektro, José Vinícius Santos; os representantes das empresas Elebat e Italuz, Wilson José Salvador, Alessandro Stuart e Felipe José Salvador; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu; o vice-presidente da Câmara, Márcio Antônio de Camargo; os vereadores João Éder Alves Miguel, Paulo Sergio de Almeida Martins, Renan Cortez e Jairo Martins; os secretários municipais Ricardo Barbará da Costa Lima (Serviços Públicos e Zeladoria), Renato Pereira de Camargo (Governo e Negócios Jurídicos), Gustavo Duarte Elias de Almeida (Administração e Transporte Público), Aniz Eduardo Boneder Amadei (Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho), Marco Luiz Rezende (Obras e Infraestrutura), Miguel Angelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), José Hélio de Oliveira Júnior (Agricultura e Meio Ambiente), Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social), Elisângela da Costa Rosa Cecílio (Educação), Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), Elaine Leite de Camargo Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Tirza Luiza de Melo Meira Martins (Saúde); o chefe de gabinete, Christian Pereira de Camargo; o diretor-presidente do TatuiPrev, Rosan Paes Camargo Filho; o assessor da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Família e Cidadania, Wilian Alexandre Nunes da Silva; e o diretor financeiro da Prefeitura, Mauro Edson Soares de Moraes. 

Próximos passos – Após todo o município ter as lâmpadas de LED instaladas em seus postes, a Prefeitura de Tatuí pretende instalar um sistema computadorizado de monitoramento, que permitirá que qualquer problema na iluminação pública seja identificado remotamente, sem que o cidadão necessite entrar em contato com a Prefeitura, o que agilizará ainda mais a manutenção do sistema.

Além disso, um Dimmer também poderá ser instalado. O equipamento permite que a intensidade da luz nos postes possa ser personalizada de forma individual ou setorizada, por horário ou local, por exemplo. A medida deve gerar uma economia de mais 30% dos gastos públicos no setor. 

 

Compartilhe:

Outras

Notícias

ZIZI POSSI E ORQUESTRA SINFÔNICA DE TATUÍ ABREM O FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA “MAESTRO ANTÔNIO CARLOS NEVES CAMPOS”, DA 10ª FEIRA DO DOCE

O concerto de abertura do Festival, com participação especial de Zizi Possi, será no dia 5 de julho, sexta-feira, às 20h30.

“MISSÃO EMPRESARIAL” DAS UNIDADES DO SEBRAE AQUI EM TATUÍ PARA A “FISPAL FOOD SERVICE” CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 35 EMPREENDEDORES

Um ônibus saiu de Tatuí com empresários do setor alimentício (entre MEI, ME e EPP), que visitaram a Feira no Expo Center Norte, em São Paulo.

DENÚNCIA LEVA GCM A APREENDER LINHAS CHILENAS E MATERIAIS CORTANTES EM COMÉRCIO ILEGAL NO VIDA NOVA PACAEMBU

Foram encontrados três carreteis grandes de linhas chilenas, 47 carreteis pequenos do mesmo material e nove embalagens, tipo sacolés, com pó de vidro para serem transformados em linhas cortantes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo