Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. AÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES…

AÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACONTECEM EM TATUÍ 

Publicado em:

Ações estão sendo realizadas pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio de outros órgãos.

O dia 18 de maio é marcado, em todo o Brasil, por ser o “Dia Nacional de Combate e Conscientização ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” que, segundo dados do Governo Federal, totalizaram mais de 95,2 mil denúncias em 2020.  

Em Tatuí, as ações – que neste ano têm como tema “Prevenção e Proteção: dever de todo cidadão” – estão acontecendo desde o mês de abril. E, para marcar o Dia Nacional (18/05), haverá um ato de conscientização, com a Caminhada de Mobilização, que acontecerá às 9h da quarta-feira (18/05), com concentração na Praça Olívio Junqueira (chafariz da Avenida das Mangueiras) e encerramento às 12h na Praça da Matriz, após percorrer diversas ruas centrais da cidade. 

Todas as ações estão sendo realizadas pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio do Conselho Tutelar de Tatuí, da Justiça Restaurativa, das OSC’s – Organizações da Sociedade Civil, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT, da Casa de Acolhimento Institucional de Tatuí e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS. 

Para o desempenho de tais atividades, foi criada a “Comissão de Coordenação de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do Município de Tatuí”, que é formada por Claudio Bertolacini Batista, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; Débora Cristina F. Nunes Rosa, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; Janderson Mendes M. Martins, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; Edmar Almeida Pereira, da Secretaria de Saúde; Llays Wanessa V. Galero Santos, da Secretaria de Saúde; Jocilene Aires Vioto, da Secretaria de Educação; Angela Roarelli Ribeiro, da Secretaria de Educação; Fabiana de Cássia Saraiva Grechi, da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania; Wilian Alexandre Nunes da Silva, da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania; Daniele de Campos M. Mendes, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA; Andresa Aparecida Rodrigues Ribeiro, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA; Renata Roberta Silva Lourenço, do Núcleo da Justiça Restaurativa; e Douglas Rafael Gomes Belanga, do Conselho Tutelar de Tatuí. 

As ações – Entre os meses de abril e maio, a “Comissão de Coordenação de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do Município de Tatuí” realizou diversos encontros com diferentes setores da sociedade civil para divulgar as ações do “18 de maio”. “Estamos empenhados na divulgação do fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Para tanto, há estes contatos com diversos setores, onde apresentamos e divulgamos, além de sensibilizarmos para que o assunto seja explanado nestes referidos segmentos”, explicou o membro da Comissão, Claudio Bertolacini Batista.

No dia 25 de abril foi realizada uma reunião com o Conselho de Pastores (CONPAS), na sede do Recanto Betel, com o intuito de que a Campanha seja disseminada nas Igrejas. Já no dia 28 de abril, no NEBAM, os gestores das Redes Municipal, Estadual e Particular de Educação foram convidados para participarem das ações e divulgarem as informações do fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Outras duas reuniões foram realizadas no dia seguinte (29/04): uma na Casa Publicadora, que imprimirá 5 mil unidades da segunda edição da Cartilha; e a outra na Casa dos Conselhos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com vereadores, para informar sobre a Campanha. Assim como os pastores, os padres da Igreja Católica do município, também tiveram um encontro com a Comissão, para que isso também seja divulgado nas igrejas de Tatuí; tal reunião aconteceu dia 4 de maio, na Paróquia Santa Terezinha. 

Para encerrar o ciclo de reuniões, haverá nesta terça-feira (10/05), um encontro na sede do Conselho Tutelar de Tatuí, para discussão do fluxo de violência; e, no dia 27/05 (sexta-feira), às 19h, uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores, para apresentação da Cartilha e do Fluxo, e para encerramento da Campanha “18 de maio”. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo