3. Assistência e Desenvolvimento Social
  5. TATUÍ REALIZA CAMINHADA E ATO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO…

TATUÍ REALIZA CAMINHADA E ATO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

Passeata percorreu da Praça Olívio Junqueira até a Praça da Matriz.

Com o tema “Prevenção e Proteção: dever de todo cidadão”, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram, na manhã desta quarta-feira (18/05), uma Caminhada de Mobilização e um Ato de Conscientização do “Dia Nacional de Combate e Conscientização ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado nesta data.

O evento, realizado em parceria com o Conselho Tutelar de Tatuí, a Justiça Restaurativa de Tatuí, as OSC’s – Organizações da Sociedade Civil, o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT, a Casa de Acolhimento Institucional de Tatuí e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, reuniu dezenas de pessoas em seu percurso, que teve início na Praça Olívio Junqueira (chafariz da Avenida das Mangueiras) e término na Praça da Matriz.

Estiverem presentes, o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; a presidente do FUSSTAT, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; os secretários municipais Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social), Elaine Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Elisângela Cecílio (Educação), Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), e Olga Daniela Kramek (Saúde); e os vereadores Márcio Antônio de Camargo (Márcio do Santa Rita), Cíntia Yamamoto Soares, Paulo Sérgio de Almeida Martins (Paulinho Motos), Fábio Villa Nova e Micheli Vaz.

A caminhada foi aberta com a participação de seis crianças de mãos dadas, integrantes dos projetos sociais do “Recanto Betel”. Durante o percurso, a animação musical foi dos idosos do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do FUSSTAT.

Depois, no coreto da Praça da Matriz, aconteceram diversas apresentações, entre elas: obras de pintura em tela, da artista plástica Priscila Simões; fanfarra do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do FUSSTAT; coral do Colégio Adventista de Tatuí; dança dos adolescentes do Lar Donato Flores; teatro “FALE!”, dos alunos dos 7º, 8º e 9º anos da EMEF “Eunice Pereira de Camargo”; “Turma do Palhaço Bossolan”; leitura do poema vencedor do Concurso de Poesias da “Casa Unimed”; MC Visel; música com adolescente da “Casa Unimed”; dança com alunos da Rede Municipal de Educação, que também participam de atividades do COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade.

Vale ressaltar que em Tatuí, esta data é referenciada através de quatro leis municipais: Lei nº 5.102, de 3 de julho de 2017 – que institui o “Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente”; Lei nº 5.202, de 29 de novembro de 2017 – que institui a “Semana Municipal de Combate a Pedofilia e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”; Lei nº 5.550, de 10 de setembro de 2021 – que institui o mês de “Maio Laranja” dedicado às ações de enfrentamento ao abuso à exploração sexual de crianças e adolescentes; e Lei nº 5.640, de 18 de abril de 2022, que dispõe sobre a instituição de campanha permanente de combate à violência contra a mulher e ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito do município de Tatuí.

Outras ações – Entre os meses de abril e maio, a “Comissão de Coordenação de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do Município de Tatuí” realizou diversos encontros com diferentes setores da sociedade civil para divulgar as ações do “18 de maio”. “Estamos empenhados na divulgação do fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Para tanto, há estes contatos com diversos setores, onde apresentamos e divulgamos, além de sensibilizarmos para que o assunto seja explanado nestes referidos segmentos”, explicou o membro da Comissão, Claudio Bertolacini Batista.

A Comissão já se reuniu com o Conselho de Pastores (CONPAS); com os gestores das Redes Municipal, Estadual e Particular de Educação; com funcionários da Casa Publicadora; com vereadores; com padres do município; e com o Conselho Tutelar de Tatuí.

Por fim, no dia 27/05 (sexta-feira), às 19h, haverá uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores, para apresentação da Cartilha e do Fluxo, e para encerramento da Campanha “18 de maio”.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.