1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBULATÓRIO DE INFECTOLOGIA GANHAM NOVA SEDE

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBULATÓRIO DE INFECTOLOGIA GANHAM NOVA SEDE

Publicado em:

Unidade de saúde reúne muitos serviços, principalmente, para a estratégia de vacinação contra várias doenças.

A Vigilância Epidemiológica (V.E.) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí ganhou uma nova sede nesta quarta-feira (06/04), quando foi inaugurado o prédio na região central da cidade, que também comportará o Ambulatório de Infectologia e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Intitulado em homenagem a “Regina Aparecida Coelho”, o espaço pode atender melhor a população tatuiana, em um lugar mais moderno, amplo e confortável. 

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; do presidente da Câmara Municipal de Tatuí, vereador Antônio Marcos de Abreu; da secretária de Saúde, Olga Daniela Kramek, e demais secretários municipais: Elaine Leite de Camargo Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer) e Elisângela da Costa Rosa Cecílio (Educação); da diretora da Vigilância em Saúde, Rosana Aparecida Oliveira; dos vereadores José Eduardo Morais Perbelini (Eduardinho), Paulo Sérgio de Almeida Martins (Paulinho Motos), Renan Cortez e Cíntia Yamamoto Soares; do subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcos Roberto Rodrigues dos Santos; do representante Institucional da Elektro, Eduardo Zornoff; e de familiares da patronesse do prédio: Daniel Coelho, Vanessa Cattel e Carmen Lúcia Coelho. 

“Este é um espaço bastante adequado para o trabalho dos profissionais da saúde, inclusive para traçar estratégias contra a mortalidade infantil, pois aqui se reunirão as equipes para definição das ações necessárias. É aqui que estão, também, as nossas vacinas (Covid-19, gripe, entre outras), que salvam vidas. Por isso, agradeço a Elektro pela doação de uma geladeira/refrigerador para o devido armazenamento destas vacinas. Além disso, parabenizo os familiares da homenageada Regina Aparecida Coelho”, destacou o prefeito Miguel em seu pronunciamento. 

A patronesse do prédio, Regina Aparecida Coelho, começou a trabalhar aos 13 anos de idade na Loja Teles. Depois, prestou concurso público para técnica de enfermagem, na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Trabalhou, também, por 6 anos na Unimed de Tatuí. De acordo com seus familiares, Regina sempre teve mais de um emprego para construir um futuro melhor e não se aposentou porque tinha expectativa de voltar a trabalhar no CCE – Centro de Comunicação Emergencial 192, trabalho que fazia com muito amor. Seu último emprego foi no Pronto Socorro Municipal de Tatuí, como técnica de Enfermagem, e estava concluindo o curso de Enfermagem na Faculdade Integração Tietê (FIT). Infelizmente, Regina faleceu em Tatuí, aos 47 anos de idade, no dia 21 de maio de 2011. 

O espaço – Instalado na Rua Juvenal de Campos, nº 203, Centro, desde 15 de janeiro de 2022, o prédio comporta a Vigilância Epidemiológica (V.E.), o Ambulatório de Infectologia e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Os pacientes com doenças infectocontagiosas (HIV/Aids, Hepatites Virais, Hanseníase, Tuberculoses e Leishmanioses), para casos relacionados a violências doméstica e sexual e para acidentes de trabalho com material biológico, são atendidos mediante guia de encaminhamento médico no Ambulatório de Infectologia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O setor do Ambulatório é composto por três consultórios médicos, um consultório de enfermagem, farmácia, laboratório para coleta de exames, recepção e sala de espera. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos infectologistas adulto e pediatra, médico pneumologista, médico dermatologista, psicóloga, fisioterapeuta, farmacêutica, enfermeira, técnicos de enfermagem e recepcionista. O Ambulatório também é composto pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com demanda espontânea. 

Das 7h às 17h, também de segunda a sexta-feira, funciona o setor de Vigilância Epidemiológica, que tem como função notificar e promover análises permanentes da situação epidemiológica do município, das chamadas DNCI (Doenças de Notificações Compulsórias Imediatas), articulando ações destinadas para a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde. As principais funções da equipe – composta por duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem, três digitadores, dois recepcionistas, dois motoristas e um médico infectologista – são: relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença com as dificuldades da saúde entre a população; gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades; identificar e investigar a causa e a origem da doença; notificar as doenças de notificações compulsórias (doenças transmissíveis ou evento de saúde pública) para o SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação; receber as vacinas de rotina e de campanhas (Influenza, Covid-19 e Sarampo) e encaminhá-las para as Unidades de Saúde; acompanhar as coberturas vacinais e emitir o Certificado Internacional de Vacinação; registrar todos os óbitos e todos os nascidos vivos que ocorrem no município e atualizar o banco de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC); e manter um comitê de mortalidade materno infantil. Para tanto, suas dependências contam com uma recepção, uma sala administrativa, duas salas de digitação, um almoxarifado e uma sala para armazenamento de vacina, chamada de Rede de Frio. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

SEBRAE AQUI TATUÍ ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA GRATUITA DE PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

“Faça o preço certo e não perca dinheiro” é a capacitação que será realizada dia 29 de outubro, das 18h às 22h, no Sindicato Rural de Tatuí.

POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO DA GCM NO MÊS DE SETEMBRO RESULTA EM 50 PESSOAS PRESAS E 28 FLAGRANTES

Foram registradas 15 ocorrências relacionadas ao Sistema de Monitoramento da “Muralha Paulista”.

EXPOGRAFIA DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – MIS TATUÍ “JORNALISTA RENATO FERREIRA DE CAMARGO” DEVE SER ENTREGUE NO MÊS DE NOVEMBRO

A montagem da expografia do MIS teve início em 16 de setembro deste ano, com recurso captado junto a empresas privadas, não onerando os cofres municipais.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo