Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. PRIMEIROS CASOS DE DENGUE DE 2022 SÃO REGISTRADOS EM TATUÍ; AÇÕES DE COMBATE SÃO INTENSIFICADAS

PRIMEIROS CASOS DE DENGUE DE 2022 SÃO REGISTRADOS EM TATUÍ; AÇÕES DE COMBATE SÃO INTENSIFICADAS

Publicado em:

Ações de combate a dengue são permanentes.

Tatuí registrou, no final do mês de março, seu primeiro caso autóctone (transmissão local) de Dengue neste ano de 2022, informa o Setor de Combate à Dengue e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí. Além disso, outros três casos importados foram registrados entre os meses de fevereiro e março.  

De acordo com os órgãos competentes, o número ainda é considerado baixo, se comparado com os três primeiros meses do ano passado, quando 10.620 casos haviam sido registrados no município no mesmo período; no entanto, é um sinal de alerta para que a população faça a sua parte e não deixe as larvas do mosquito Aedes Aegypti se proliferarem.  

Um dos casos importados preocupa os especialistas, pois foi adquirido por um tatuiano durante viagem ao Jalapão, no Estado do Tocantins, onde existem outras variantes da Dengue que, até hoje, nunca foram identificadas em Tatuí. Ainda não há a confirmação de qual sorotipo contaminou o indivíduo – residente no bairro San Raphael -, “mas se for uma variante inexistente até então no município, é necessário que a população fique ainda mais em alerta, para evitar a sua proliferação”, explica a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa. 

Os outros dois casos importados foram notificados e atendidos em postos de saúde do município. Uma das pessoas tem residência no Jardim São Conrado, de Tatuí, foi atendida na ESF Santa Luzia, mas relatou que no período da infecção estava em Bauru, a passeio; e a outra pessoa reside em Cesário Lange, mas teve a notificação registrada em Tatuí, pois foi atendida em um convênio de saúde particular da cidade. 

Já o caso autóctone foi registrado no bairro Jardim América, na divisa com o bairro Jardim São Conrado. O Setor de Combate à Dengue, tão logo recebeu a confirmação do caso, já realizou o controle dos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti nas proximidades da residência, reforçou as visitas nas casas e estabelecimentos dos bairros adjacentes e, também, fez a nebulização nas residências dos dois bairros.  

O Setor de Combate à Dengue salienta mais uma vez a importância da participação ativa da população nas ações de controle da doença, ainda mais agora, em que há casos positivos registrados.  

Sendo assim, são necessárias a limpeza e a manutenção de terrenos e residências e as denúncias de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que podem ser esclarecidas e/ou informadas para a Ouvidoria Municipal.  

O atendimento pode ser presencial (na Rua João Ortiz de Camargo, nº 594, Centro, antiga sede da Secretaria de Saúde), de segunda a sexta-feira das 8h às 17h; pelos telefones (15) 3251-3576 e 0800-770-0665; ou ainda pelo site tatui.eouve.com.br. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo