Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. NOVO PRÉDIO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E DO AMBULATÓRIO DE INFECTOLOGIA SERÁ INAUGURADO NESTA QUARTA-FEIRA

NOVO PRÉDIO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E DO AMBULATÓRIO DE INFECTOLOGIA SERÁ INAUGURADO NESTA QUARTA-FEIRA

Publicado em:

Serviços prestados, agora em novo local, terão atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará às 16h desta quarta-feira (06/04), a cerimônia de inauguração da nova sede da Vigilância Epidemiológica (V.E.) e Ambulatório de Infectologia “Regina Aparecida Coelho”. 

O local, que antes funcionava próximo a Santa Casa de Misericórdia, ficou pequeno para comportar o aumento dos serviços e do número de profissionais necessários para o trabalho com a pandemia da Covid-19 e com a epidemia de Dengue no município. “Por isso, em 2021, por decisão da prefeita Maria José Gonzaga e da então secretária de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, fomos orientados a procurar por um prédio maior, que pudesse comportar melhor três setores: a Vigilância Epidemiológica, o Ambulatório de Infectologia e o Centro de Testagem e Aconselhamento”, explica a coordenadora da V.E., Rosana de Oliveira. 

Instalados na Rua Juvenal de Campos, nº 203, Centro, desde 15 de janeiro de 2022, estes setores agora podem atender a população tatuiana em um espaço físico mais amplo e confortável. 

No Ambulatório de Infectologia – com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h -, os pacientes são atendidos mediante a guia de encaminhamento médico para as doenças infectocontagiosas (HIV/Aids, Hepatites Virais, Hanseníase, Tuberculoses e Leishmanioses), para casos relacionados a violências doméstica e sexual e para acidentes de trabalho com material biológico. O setor do Ambulatório é composto por três consultórios médicos, um consultório de enfermagem, farmácia, laboratório para coleta de exames, recepção e sala de espera. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos infectologistas adulto e pediatra, médico pneumologista, médico dermatologista, psicóloga, fisioterapeuta, farmacêutica, enfermeira, técnicos de enfermagem e recepcionista. O Ambulatório também é composto pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com demanda espontânea. 

Já o setor de Vigilância Epidemiológica notifica e promove análises permanentes da situação epidemiológica do município, das chamadas DNCI (Doenças de Notificações Compulsórias Imediatas), articulando ações destinadas para a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde. As principais funções da equipe – composta por duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem, três digitadores, dois recepcionistas, dois motoristas e um médico infectologista – são: relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença com as dificuldades da saúde entre a população; gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades; identificar e investigar a causa e a origem da doença; notificar as doenças de notificações compulsórias (doenças transmissíveis ou evento de saúde pública) para o SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação; receber as vacinas de rotina e de campanhas (Influenza, Covid-19 e Sarampo) e encaminhá-las para as Unidades de Saúde; acompanhar as coberturas vacinais e emitir o Certificado Internacional de Vacinação; registrar todos os óbitos e todos os nascidos vivos que ocorrem no município e atualizar o banco de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC); e manter um comitê de mortalidade materno infantil. Para tanto, suas dependências contam com uma recepção, uma sala administrativa, duas salas de digitação, um almoxarifado e uma sala para armazenamento de vacina, chamada de Rede de Frio. O atendimento da V.E. é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. 

Regina Aparecida Coelho – A homenageada Regina Aparecida Coelho nasceu em Tatuí, em 15 de julho de 1964, filha caçula do casal Luiz Coelho e Olinda Costa Coelho. Passou sua infância no bairro São Cristóvão e estudou os Ensinos Fundamental e Médio na Escola Estadual “Chico Pereira”, sendo uma excelente aluna, muito esforçada e querida pelos professores. Foi casada, por 11 anos, com Antônio Sérgio Soares.

Aos 13 anos de idade começou a trabalhar na Loja Teles. Depois, prestou concurso público para técnica de enfermagem, na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Trabalhou, também, por 6 anos na Unimed de Tatuí. De acordo com seus familiares, Regina sempre teve mais de um emprego para construir um futuro melhor e não se aposentou porque tinha expectativa de voltar a trabalhar no CCE – Centro de Comunicação Emergencial 192, trabalho que fazia com muito amor. Seu último emprego foi no Pronto Socorro Municipal de Tatuí, como técnica de Enfermagem, e estava concluindo o curso de Enfermagem na Faculdade Integração Tietê (FIT).  

Sempre participou de trabalhos sociais pela Igreja Católica e fez parte do Ministério da Eucaristia na Igreja do Bairro São Cristóvão. Era muito comunicativa, amiga, cheia de fé e gostava de ajudar as pessoas. Boa esposa e mãe, sempre que podia, priorizava seu tempo com o marido e com o filho João Augusto de Oliveira. Gostava de ler sobre assuntos relacionados à enfermagem e procedimentos, e era torcedora do São Paulo. 

Regina faleceu em Tatuí, aos 47 anos de idade, no dia 21 de maio de 2011. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” NÃO ACONTECERÁ NESTE SÁBADO (5/7), EM VIRTUDE DOS PREPARATIVOS DA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

A tradicional ação cultural do município é realizada semanalmente na Praça da Matriz.

A PARTIR DESTE MÊS DE JULHO, MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO DEVEM SER RETIRADOS NA UNIDADE DE SAÚDE A QUAL O PACIENTE PERTENCE

A Secretaria de Saúde ressalta, também, que todos os pacientes que retiram medicamentos de alto custo devem atualizar seus cadastros nas respectivas Unidades de Saúde.

GCM DE TATUÍ IMPEDE TENTATIVA DE FEMINICÍDIO E PRENDE AGRESSOR EM FLAGRANTE NA VILA ESPERANÇA

Ação rápida da Guarda Civil Municipal evita tragédia e reforça combate à violência contra a mulher em Tatuí.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.