Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. NOVO PRÉDIO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E DO AMBULATÓRIO DE INFECTOLOGIA SERÁ INAUGURADO NESTA QUARTA-FEIRA

NOVO PRÉDIO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E DO AMBULATÓRIO DE INFECTOLOGIA SERÁ INAUGURADO NESTA QUARTA-FEIRA

Publicado em:

Serviços prestados, agora em novo local, terão atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará às 16h desta quarta-feira (06/04), a cerimônia de inauguração da nova sede da Vigilância Epidemiológica (V.E.) e Ambulatório de Infectologia “Regina Aparecida Coelho”. 

O local, que antes funcionava próximo a Santa Casa de Misericórdia, ficou pequeno para comportar o aumento dos serviços e do número de profissionais necessários para o trabalho com a pandemia da Covid-19 e com a epidemia de Dengue no município. “Por isso, em 2021, por decisão da prefeita Maria José Gonzaga e da então secretária de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, fomos orientados a procurar por um prédio maior, que pudesse comportar melhor três setores: a Vigilância Epidemiológica, o Ambulatório de Infectologia e o Centro de Testagem e Aconselhamento”, explica a coordenadora da V.E., Rosana de Oliveira. 

Instalados na Rua Juvenal de Campos, nº 203, Centro, desde 15 de janeiro de 2022, estes setores agora podem atender a população tatuiana em um espaço físico mais amplo e confortável. 

No Ambulatório de Infectologia – com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h -, os pacientes são atendidos mediante a guia de encaminhamento médico para as doenças infectocontagiosas (HIV/Aids, Hepatites Virais, Hanseníase, Tuberculoses e Leishmanioses), para casos relacionados a violências doméstica e sexual e para acidentes de trabalho com material biológico. O setor do Ambulatório é composto por três consultórios médicos, um consultório de enfermagem, farmácia, laboratório para coleta de exames, recepção e sala de espera. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos infectologistas adulto e pediatra, médico pneumologista, médico dermatologista, psicóloga, fisioterapeuta, farmacêutica, enfermeira, técnicos de enfermagem e recepcionista. O Ambulatório também é composto pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com demanda espontânea. 

Já o setor de Vigilância Epidemiológica notifica e promove análises permanentes da situação epidemiológica do município, das chamadas DNCI (Doenças de Notificações Compulsórias Imediatas), articulando ações destinadas para a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde. As principais funções da equipe – composta por duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem, três digitadores, dois recepcionistas, dois motoristas e um médico infectologista – são: relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença com as dificuldades da saúde entre a população; gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades; identificar e investigar a causa e a origem da doença; notificar as doenças de notificações compulsórias (doenças transmissíveis ou evento de saúde pública) para o SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação; receber as vacinas de rotina e de campanhas (Influenza, Covid-19 e Sarampo) e encaminhá-las para as Unidades de Saúde; acompanhar as coberturas vacinais e emitir o Certificado Internacional de Vacinação; registrar todos os óbitos e todos os nascidos vivos que ocorrem no município e atualizar o banco de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC); e manter um comitê de mortalidade materno infantil. Para tanto, suas dependências contam com uma recepção, uma sala administrativa, duas salas de digitação, um almoxarifado e uma sala para armazenamento de vacina, chamada de Rede de Frio. O atendimento da V.E. é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. 

Regina Aparecida Coelho – A homenageada Regina Aparecida Coelho nasceu em Tatuí, em 15 de julho de 1964, filha caçula do casal Luiz Coelho e Olinda Costa Coelho. Passou sua infância no bairro São Cristóvão e estudou os Ensinos Fundamental e Médio na Escola Estadual “Chico Pereira”, sendo uma excelente aluna, muito esforçada e querida pelos professores. Foi casada, por 11 anos, com Antônio Sérgio Soares.

Aos 13 anos de idade começou a trabalhar na Loja Teles. Depois, prestou concurso público para técnica de enfermagem, na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Trabalhou, também, por 6 anos na Unimed de Tatuí. De acordo com seus familiares, Regina sempre teve mais de um emprego para construir um futuro melhor e não se aposentou porque tinha expectativa de voltar a trabalhar no CCE – Centro de Comunicação Emergencial 192, trabalho que fazia com muito amor. Seu último emprego foi no Pronto Socorro Municipal de Tatuí, como técnica de Enfermagem, e estava concluindo o curso de Enfermagem na Faculdade Integração Tietê (FIT).  

Sempre participou de trabalhos sociais pela Igreja Católica e fez parte do Ministério da Eucaristia na Igreja do Bairro São Cristóvão. Era muito comunicativa, amiga, cheia de fé e gostava de ajudar as pessoas. Boa esposa e mãe, sempre que podia, priorizava seu tempo com o marido e com o filho João Augusto de Oliveira. Gostava de ler sobre assuntos relacionados à enfermagem e procedimentos, e era torcedora do São Paulo. 

Regina faleceu em Tatuí, aos 47 anos de idade, no dia 21 de maio de 2011. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

“MÚSICA NA PRAÇA”: BANDAS SINFÔNICAS JUVENIL E JOVEM DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SE APRESENTAM NO CORETO DA PRAÇA DA MATRIZ

No repertório, os grupos apresentarão músicas que marcaram a trilha sonora de clássicos do cinema, além de obras de importantes compositores brasileiros.

PARA OFERECER CURSOS GRATUITOS DO FUSSTAT, PREFEITURA INAUGURA O CENTRO COMUNITÁRIO “PEDRO ANTÔNIO SANTI”

O local tem capacidade para oferecer até três cursos gratuitos do FUSSTAT simultaneamente, atendendo, aproximadamente, 40 alunos por dia.

NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DESTE MÊS DE JUNHO, DIA 28, BIBLIOTECA MUNICIPAL APRESENTA SHOW DO DUO CANTARSI

Formado por Karine Franklin (canto e alaúde) e Dagma Eid (alaúde, guitarra barroca e arquialaúde), o Duo Cantarsi tem em comum o entusiasmo pela música antiga.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo