3. Educação
  5. ALUNOS QUE TIVERAM O MELHOR DESEMPENHO ESCOLAR NO ANO LETIVO DE 2021 RECEBEM A MEDALHA…

ALUNOS QUE TIVERAM O MELHOR DESEMPENHO ESCOLAR NO ANO LETIVO DE 2021 RECEBEM A MEDALHA “PAULINHO RIBEIRO”

Rebeca de Arruda Curitiba, da EMEF “Eunice Pereira de Camargo”, foi uma das alunas vencedoras.

Na tarde de quarta-feira (22/12), cinco alunas dos 9º anos do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino, que tiveram melhor desempenho estudantil no ano letivo de 2021, estiveram no gabinete do prefeito, no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”, para receberem a Medalha “Paulinho Ribeiro”, instituída pela Lei Municipal nº 5.276, de 1º de agosto de 2018.

As alunas premiadas foram Ana Katherina Pedroso Lado, da EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo”; Rebeca de Arruda Curitiba, da EMEF “Eunice Pereira de Camargo”; Tatiane Galvão de Oliveira, da EMEF “Prof.ª Maria Helena Machado”; e Sarah Monteiro Almeida, do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM).

No ato estiveram presentes o prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior; a secretária municipal de Educação, professora Elisângela da Costa Rosa Cecílio; e o secretário municipal de Governo e neto de Paulinho Ribeiro, Luiz Paulo Ribeiro da Silva, bem como seus familiares.

“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos, principalmente aos estudantes e suas famílias, que se dedicaram neste ano difícil. Aos amigos e familiares do professor Paulinho Ribeiro aqui presentes – Luiz Paulo, Luiz Felipe, Sônia e Luiz Fernando (Nando) -, também minha gratidão”, comentou o prefeito de Tatuí.

A entrega da Medalha “Paulinho Ribeiro” aconteceu pela segunda vez, “sendo uma ferramenta para incentivar o estudo e ajudar a formar melhores cidadãos, além de também ser uma singela homenagem ao ex-prefeito de Tatuí, por duas vezes”, disse Miguel.

A Lei que instituiu o ato é de autoria do próprio prefeito, enquanto ainda era vereador em Tatuí, em 2018; logo no ano seguinte, aconteceu pela primeira vez a entrega das medalhas na Câmara Municipal; em 2020, em virtude da pandemia, não houve a cerimônia.

Sobre Paulinho Ribeiro – O professor e ex-prefeito de Tatuí, Paulo Assumpção Ribeiro, que era carinhosamente conhecido por Paulinho Ribeiro, nasceu em Tatuí, no dia 28 de janeiro de 1918, filho de Joaquim Assumpção Ribeiro (também prefeito de Tatuí) e Iracema de Almeida Ribeiro. Foi casado com a professora Lienete Avalone Ribeiro, com quem teve dois filhos: Sônia Maria Ribeiro da Silva e Paulo Sérgio (in memorian).

Cursou a segunda turma do Ginásio do Estado, em Tatuí, e formou-se pela Escola Normal “Peixoto Gomide”, em Itapetininga, no ano de 1937. Professor concursado, lecionou Geografia Geral e do Brasil no Ginásio onde estudou, o “Barão de Suruí”.

Na política local, atuou como suplente de vereador, sendo eleito posteriormente à vereança, com a expressiva votação de 5.745 votos. Foi ainda prefeito de Tatuí por duas vezes, nos períodos de 1964 a 1967 e de 1972 a 1976, dedicando-se sempre ao progresso de nossa cidade.

Orgulhava-se de ter trazido paz aos meios políticos tatuianos, em uma época onde a política acirrada penetrava nos lares, envolvendo pais e filhos. Em 1964, quando eleito pela primeira vez, chamou todos os adversários políticos para uma conversa. Em razão dessa atitude, foi condecorado pelo Lions Clube Internacional como “Prefeito Pacificador”.

Foi convidado pelo então secretário da Promoção Social do Estado de São Paulo, Dr. José Felício Castelano, para exercer o cargo de coordenador do Serviço Social de Menores e, posteriormente, pelo prefeito de São Paulo, José Carlos de Figueiredo Ferraz, para desempenhar o cargo de assistente de gabinete.

Foi também provedor da Santa Casa de Tatuí, membro fundador do Rotary Clube de Tatuí e membro do Clube da Poesia, criado pela Asseta – Faculdades de Tatuí e Clube da Aeronáutica.

Ao passar pela maior provação de sua vida, com a perda da esposa e do neto em um acidente automobilístico, o professor Paulinho, com sua filha, precisou lutar para manter-se vivo. Mas sua fé, em momento algum, veio a esmorecer. Dessa forma, aprendeu e ensinou que a vida muitas vezes pode ser complicada e difícil, porém, em todos os momentos, deve ser vivida na luz, com esperança e alegria.

Apesar de seus mais de 90 anos de idade, a juventude corria em suas veias e ele gostava de declamar a poesia “O Moço”. Como poeta e seresteiro, enalteceu a “Tatuí da Seresta” e passou a ser conhecido e reconhecido como “Prefeito Seresteiro”. O poeta Teodoro Neto soube magistralmente captar a vida dessa grande personalidade, com os versos que dizem assim: “Seu Paulinho foi querido por todos e bom em todos os seus feitos, porque fazia com o coração. Na verdade, personalizou sua vida, o que a cidade canta em verso e prosa: a ternura”. O professor Paulinho Ribeiro faleceu em 21 de outubro de 2011, aos 93 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.