ESPETÁCULO INFANTIL “DOIS PALHAÇOS NUMA PRAÇA SUJA”, DO GRUPO ARTEEMQ, É A ATRAÇÃO DESTE FIM DE SEMANA NO CEU DAS ARTES

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, será o palco da estreia oficial do espetáculo infantil educativo “Dois Palhaços Numa Praça Suja”, inspirado na famosa obra de Plínio Marcos.

A peça será apresentada neste sábado (29/02) e neste domingo (01/03), às 17h. Ela tem classificação livre para todas as idades e entrada gratuita, com contribuição voluntária. O espetáculo tem produção e apoio cultural do Grupo ArteemQuê (ArteemQ) e Associação Cultural Casa Destelhada, com dramaturgia de Gabriel Tonin.

A história é inspirada em Totonho e Pacocó, que procuram uma forma de ganhar dinheiro para comprar um sapato novo, para que Totonho finalmente consiga arrumar um emprego decente. Diferente da tragédia da obra original, o drama todo termina mais feliz, sem violência. Totonho e Pacocó decidem tentar a vida fazendo palhaçada em uma praça suja mesmo, com música, poesia, rap e algumas piadas ruins.

Além da clássica referência a “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, teatro nacional de sucesso, a discussão principal do espetáculo são as dificuldades da vida do artista de rua e das injustiças sociais, que muitas vezes causam tragédias, como acontece na versão de Plínio Marcos e em tantas histórias da vida real. Nessa versão atualizada, os jovens palhaços, Gabriel Tonin e Iuri Proença, escolhem a educação ambiental como uma forma de o trabalho artístico poder ter mais algum valor, em uma escolha avulsa e humilde.

O tema educação ambiental, visto que se trata de uma peça infantil/educativa em uma praça suja, também é apresentado. A educação sobre a importância da reciclagem é exatamente o assunto final do espetáculo, até mesmo com certo didatismo estudantil quase brega.

É importante ressaltar que os dois atores não são palhaços de verdade, e que esse espetáculo é uma peça de teatro dramática, que conta a história de dois palhaços da margem na tentativa de sobreviver.

O CEU das Artes, local da atração, está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone (15) 3259-5340.

Sobre o grupo – Fundado em 2011 por alunos do Conservatório de Tatuí, o Grupo ArteemQ fez diversos experimentos nas artes cênicas, com performances, cinema, teatro e eventos. Tem como marca registrada trabalhar sempre com textos próprios do dramaturgo Gabriel Tonin, também diretor/fundador do grupo. Desde sua criação, o ArteemQ vem agregando artistas de toda região, revelando diversos talentos e, consequentemente, acréscimos à estética artística do grupo.

Outra marca registrada é a criação de cenografia com material de baixo custo e reciclável, comandada por Iuri Proença, ator e também diretor/fundador do ArteemQ.

Alguns trabalhos do ArteemQs são: “O Metamorfético” (2011/2012); “Devo Engolir Srta. Heart?” (2012/2018); “Em Busca do Caçador Porco” (2012); “O Fantasma do Peixe” (2016); “A Pedra do Gênesis” (2017); “Contos Caipiras de Terror da Vovó” (2018/2019); “Aquário – A Grande Verdade” (curta-metragem/2013); “Calma” (curta-metragem/2014); “Gente de Bem” (curta-metragem/2015); “O Feitiço da Piranha” (curta-metragem/2019); a web-série “Terror Esquerdopata”, que já conta com três episódios disponíveis on-line; entre outros.