Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. NA ESF DO CDHU, 8 PACIENTES INICIAM TRATAMENTO PARA REDUÇÃO DA DEPENDÊNCIA AO TABACO

NA ESF DO CDHU, 8 PACIENTES INICIAM TRATAMENTO PARA REDUÇÃO DA DEPENDÊNCIA AO TABACO

Publicado em:

Durante dois meses, os pacientes serão submetidos a tratamento médico e terapia farmacológica, para reduzir a dependência ao tabaco.

Oito pacientes iniciaram, na última terça-feira (09/08), na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Othoniel Cerqueira Luz”, do Conjunto Residencial “Orlando Lisboa de Almeida” – CDHU, um tratamento no Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, coordenado pela médica da Família, Raíssa Motta Russo.

Durante dois meses, os pacientes serão submetidos a tratamento médico e terapia farmacológica, para reduzir a dependência ao tabaco, além de terem apoio multiprofissional para que abandonem totalmente o uso do cigarro.

O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo tem o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

O tabagismo – O tabagismo é considerado uma doença crônica global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com elevado potencial de morbimortalidade. Devido ser o tabaco uma droga legalizada, de fácil acesso e de preço acessível, esta doença se tornou um grande problema de saúde pública, principalmente no momento atual da pandemia, no qual, observa-se como um fator importante de risco para o agravamento da Covid-19. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), existem mais de 100 razões para as pessoas pararem de fumar, entre elas: todos os anos, 8 milhões de pessoas no mundo morrem e, no Brasil, 443 pessoas morrem a cada dia por causa direta do tabagismo; fumantes têm maior risco de desenvolverem quadro grave de Covid-19; aumenta-se potencialmente o risco de diversos tipos de cânceres e doenças cardiovasculares, como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças do pulmão e doenças autoimunes; mais de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos devido à exposição ao fumo passivo, além do aumento do risco de desenvolver câncer de pulmão e outras doenças; é caro, você pode usar seu dinheiro em coisas mais importantes e saudáveis; todas as formas de tabaco são letais e prejudiciais, tais como cigarro eletrônico,  narguilés e mascar tabaco; parar de fumar por um ano, diminui em 50% o risco de doenças cardiovasculares, por cinco anos diminui pela metade o risco de cânceres e, por 15 anos, o risco de sofrer um infarto passa a ser igual de quem nunca fumou.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CANAL DO MUSEU “PAULO SETÚBAL” NO YOUTUBE ESTREIA VÍDEOS SOBRE O MUSEU DE IMAGEM E SOM DE TATUÍ E SUA CONEXÃO COM A EDUCAÇÃO

A primeira exibição será às 9h, com a palestra sobre as conexões entre educação e cultura. Já às 14h, será lançado o vídeo da Visita Guiada ao Museu da Imagem e do Som de Tatuí.

CEU DAS ARTES RECEBE NESTA SEGUNDA-FEIRA (12/5) O “RECITAL DUO MEU BRASIL”

O espetáculo oferece um repertório cuidadosamente preparado, que percorre diversos estilos e tradições da música brasileira.

PODCAST CELEBRA A VIDA E A OBRA DE JOSUÉ FERNANDES PIRES, ARTISTA PLÁSTICO E EDUCADOR TATUIANO

O podcast, disponível no canal do Museu no YouTube, traz relatos emocionantes e curiosos de dois grandes nomes da cultura local: Jaime Pinheiro e Ademar Machado.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.