3. Cultura
  5. COM LANÇAMENTOS E PRÉ-VENDAS DE LIVROS, “1º ENCONTRO DE ESCRITORES TATUIANOS” É SUCESSO DE PÚBLICO;…

COM LANÇAMENTOS E PRÉ-VENDAS DE LIVROS, “1º ENCONTRO DE ESCRITORES TATUIANOS” É SUCESSO DE PÚBLICO; NETO DE CHIQUINHA RODRIGUES É UMA DAS ILUSTRES PRESENÇAS

O evento contou com uma exposição de obras de Chiquinha Rodrigues e de autores que foram inspirados pela vida e obra de Paulo Setúbal.

Centenas de pessoas prestigiaram, no último sábado (4/5), o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”, que aconteceu no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí. O evento – em comemoração ao Dia da Literatura Tatuiana (estabelecido pela Lei nº 4.581, de 27/9/2011, disponível em https://bit.ly/4aph0I3) – foi marcado por lançamentos e pré-vendas de livros e pela presença ilustre do neto de Chiquinha Rodrigues, Marcos Rodrigues.

Diversos talentos literários da terra de Paulo Setúbal estiveram nesta ação, entre eles, Bia Bonduki, Anne Valerry, André Kaires, Christian Pereira de Camargo, Enrique Miranda Raposo, Erasmo da Rosa, Fernnanda Kézia, Flor Priscila, Ivan Camargo, Katiusca Lorenzetti Mota, Kennedi Lazzari, Mabel Zattera, Odimar Martins, Raquel Prestes, Renato J. Mello, Sissili, Sarah Maria Vitorino, Virgínia Azevedo e Victor Lisboa. Além disso, os produtores culturais Donny Barros e Rogério Vianna enriqueceram o evento com a exposição de obras de Chiquinha Rodrigues e de autores que foram inspirados pela vida e obra de Paulo Setúbal.

Um dos destaques do Encontro foi a pré-venda do livro “Tatuí Capital da Música”, uma obra que mergulha nas raízes históricas de Tatuí, com pesquisas conduzidas pelos historiadores Renato Ferreira de Camargo (in memorian) e Christian Pereira de Camargo. Outros pré-lançamentos também receberam merecido destaque, como o livro “Pétalas do meu coração”, de Sarah Maria Vitorino, que promete tocar os leitores com seus sentimentos delicadamente expressos; e “A luz em seus olhos”, de Virgínia Azevedo, que transporta os leitores para uma jornada de mistério e encantamento, permeada pela busca de um vampiro por sua amada perdida. Aconteceu, também, tarde de autógrafos do escritor tatuiano Renato J. Mello e lançamento de seu livro infantil “O Carnotauro do Chifre Quebrado”, que ensina valiosas lições sobre altruísmo e superação.

Além das apresentações dos livros, uma roda de bate-papo entre os escritores proporcionou um espaço para que cada um compartilhasse suas experiências e os desafios envolvidos na produção literária, destacando os mecanismos necessários para que suas obras alcancem o coração dos leitores. “Este encontro não apenas fortaleceu os laços entre os escritores locais, mas também enriqueceu a cena literária de Tatuí, demonstrando o vibrante talento que permeia a cidade”, comemorou o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna.

Outro marco do “1º Encontro de Escritores Tatuianos” foi a visita do neto de Chiquinha Rodrigues, Marcos Rodrigues, que esteve acompanhado de sua esposa, Joana de Paula. Ele presenteou o Museu com a entrega de um retrato de Chiquinha Rodrigues produzido em giz e restaurado em 2019. Este gesto de apreço à memória da autora tatuiana foi intermediado por Regina Mantovani e Luiz Otávio Mantovani, acrescentando um novo capítulo à história cultural de Tatuí.

A visita de Marcos Rodrigues também foi marcada por momentos de emoção ao contemplar o acervo da Família Almeida Barros, que incluem obras emblemáticas como “Pelo Caboclo do Brasil” (1937), “O Braço Estrangeiro” (1938), “Confidências de Suzana” (1939), “Antevisão de Jesuíta” (1940), entre outras. Marcos teve a oportunidade de examinar dois dicionários que registram a importância de Chiquinha Rodrigues no cenário nacional, enfatizando seu legado duradouro na história da arte brasileira.

O neto de Chiquinha Rodrigues, Marcos Rodrigues, é engenheiro e Ph.D. pela University of Cambridge (Reino Unido), com uma vasta trajetória acadêmica e profissional. Atualmente se dedica ao Projeto PoliRetribua, que oferece bolsas e mentoria para alunos vulneráveis da Escola Politécnica da USP (EPUSP). Também é escritor, sendo autor dos livros “Choro de Homem” e “O Pai de Max Bauer”. O diretor de Cultura, Rogério Vianna, comentou que a presença de Marcos Rodrigues no evento e sua contribuição para o acervo do Museu Paulo Setúbal destacam a importância de preservar e celebrar a memória dos artistas e intelectuais que moldaram a identidade cultural de Tatuí e que deixaram um legado significativo para as gerações futuras.

O secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima, realizou a premiação aos contemplados e a entrega do Termo de Fomento dos editais da Prefeitura: “4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí – Mestre Canturião José Pinto de Moraes” e “Publicação de Livros”.

E, para encerrar, os participantes foram agraciados com o show “Seresta – A Poesia Cantada”, apresentado pelo grupo “Seresteiros com Ternura”.

TATUÍ É UM DOS 70 DESTINOS RECOMENDADOS PARA A MELHOR IDADE NO GUIA “TURISMO DA MATURIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO”

Mencionada como um destino cultural e gastronômico, que oferece uma experiência diversificada aos visitantes, Tatuí é destaque com a Feira do Doce e seus tradicionais doces ABC.

NA PRIMEIRA QUINZENA DO MÊS DE MAIO, TATUÍ REGISTRA 134 NOVOS CASOS DE DENGUE; NÚMERO É QUASE O MESMO DO QUE O MÊS TODO DE ABRIL

Neste ano de 2024, já são 427 casos confirmados de Dengue no município.

PREFEITURA INAUGURA ESTANDE DE TIRO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL E APRESENTA NOVA VIATURA PARA A CORPORAÇÃO

A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, civis e militares, além da família do GCM Douglas de Oliveira Paulino, patrono do Estande de Tiro.