Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE VISITA TÉCNICA DA EQUIPE DA FUNDAÇÃO ITAÚ CULTURAL

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE VISITA TÉCNICA DA EQUIPE DA FUNDAÇÃO ITAÚ CULTURAL

Publicado em:

A visita representou um marco importante de diálogo entre o órgão Municipal de Cultural e a Fundação Itaú Cultural.

No dia 11/4 (quinta-feira), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, recebeu a visita técnica da equipe da Fundação Itaú Cultural para conhecer o trabalhar realizado pela instituição tatuiana. Estiveram presentes a gestora do Núcleo de Artes Visuais e Acervos, Sofia Fan, e o coordenador do Núcleo de Artes Visuais e Acervos, Edson Cruz.

Recepcionados pelo diretor municipal de Cultural, Rogério Vianna; pelo diretor de Museus e Memória, Cristiano Guimarães de Camargo; e pela agente cultural e administradora do Museu “Paulo Setúbal”, Maria Augusta Barbará, a equipe da Fundação Itaú Cultural pode realizar uma visita a expografia do Museu.

No tour, que teve início no 1º andar do Museu, os visitantes se encantaram com o trabalho do setor pedagógico, focado na literatura infantil e no trabalho de contação de histórias, que está sendo realizado pela equipe de Monitores Educadores. Depois, apreciaram a exposição que narra a formação da cidade, os movimentos populacionais, os primeiros habitantes, os colonizadores e os conflitos gerados por eles, a presença dos tropeiros na região e a história cultural e musical que levou Tatuí ao título de Capital da Música.

A sala de exposições temporárias também foi visitada e, neste local, viram o trabalho da artista plástica Liliana Reis, por meio da exposição “Âmago”. No piso térreo, o destaque foi a Sala do Patrono, que descreve a vida e obra do escritor e jornalista Paulo Setúbal; neste espaço, foi citado o trabalho de salvaguarda da memória e a valorização da família Setúbal na terra do imortalizado escritor tatuiano. Ao lado do galardão de posse na Academia Brasileira de Letras, doado por Olavo Setúbal na década de 1960, e de pertences pessoais do escritor tatuiano, os técnicos se surpreenderam ao conhecer os quatro editais da Prefeitura, que são estruturados para salvaguarda de Setúbal. Conheceram, ainda, o gabinete de leitura “Nilzo Vanni”, com os escritos originais de Paulo Setúbal; o auditório multimídia com capacidade para 44 pessoas; e a história do edifício da Praça Manoel Guedes, construído em 1920, inicialmente projetado para abrigar uma cadeia, que posteriormente sediou o fórum da cidade e que é reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí – CONDEPHAT como Patrimônio Histórico da cidade.

No subsolo, se admiraram com a preservação do edifício e com a dedicação na salvaguarda documental das participações de tatuianos em conflitos armados na Segunda Guerra Mundial e na Revolução de 1932, bem como com as curiosidades do acervo do Museu.

Em seguida, conheceram a Reserva Técnica do Museu, que é organizada por meio de documentos tombados e cuja zeladoria está a cargo de Thony Guedes e Ozias Bispou. Este espaço é dedicado ao armazenamento e conservação de objetos, artefatos, documentos e obras de arte que fazem parte do acervo do Museu, mas que não estão em exposição permanente. Nele, os técnicos conheceram o ambiente especialmente projetado para proteger esses itens da deterioração causada por fatores ambientais, como umidade, temperatura, luz e pragas, além de possíveis danos físicos.

Apreciaram os monumentos em homenagem aos seresteiros, produzido pelo artista plástico Claudio Camargo e, depois, se dirigiram até o Complexo Cultural, que abrange o Museu da Imagem e do Som de Tatuí (MIS) “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”. Neste último local, conheceram o trabalho importantíssimo do Antigomobilismo Clube de Tatuí no restauro do veículo e puderam entender como será realizada a expografia do MIS, que será subordinado ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

A visita representou um marco importante de diálogo entre o órgão Municipal de Cultural e a Fundação Itaú Cultural. Ao término da visita, os técnicos receberam os materiais (livros e tabloides) produzidos pelo Museu, os quais foram gentilmente retribuídos com publicações do Itaú Cultural.

Compartilhe:

Outras

Notícias

255 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA: ESTE É, DE ACORDO COM O CAGED, O SALDO POSITIVO DE TATUÍ EM ABRIL DE 2024

No acumulado do ano, foram gerados mais de 1.130 postos de trabalho.

CONCERTO “NOVAS NOTAS”, DE MATHEUS FRANZ QUINTETO, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

O musical foi contemplado pelo Edital de Cultura n° 01/2023 “Maria Ruth Luz” – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música, da Prefeitura de Tatuí.

NESTE PRIMEIRO DOMINGO DE JUNHO, FEIRA LIVRE DO LARGO DO MERCADO RECEBE A APRESENTAÇÃO DE GABRIEL DIAZ NO PROJETO “TRADIÇÃO E RAIZ”

Nesta edição, a apresentação ficará por conta de Gabriel Diaz, com um vasto e eclético repertório.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo