3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE VISITA TÉCNICA DA EQUIPE DA FUNDAÇÃO ITAÚ CULTURAL

No dia 11/4 (quinta-feira), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, recebeu a visita técnica da equipe da Fundação Itaú Cultural para conhecer o trabalhar realizado pela instituição tatuiana. Estiveram presentes a gestora do Núcleo de Artes Visuais e Acervos, Sofia Fan, e o coordenador do Núcleo de Artes Visuais e Acervos, Edson Cruz.

Recepcionados pelo diretor municipal de Cultural, Rogério Vianna; pelo diretor de Museus e Memória, Cristiano Guimarães de Camargo; e pela agente cultural e administradora do Museu “Paulo Setúbal”, Maria Augusta Barbará, a equipe da Fundação Itaú Cultural pode realizar uma visita a expografia do Museu.

No tour, que teve início no 1º andar do Museu, os visitantes se encantaram com o trabalho do setor pedagógico, focado na literatura infantil e no trabalho de contação de histórias, que está sendo realizado pela equipe de Monitores Educadores. Depois, apreciaram a exposição que narra a formação da cidade, os movimentos populacionais, os primeiros habitantes, os colonizadores e os conflitos gerados por eles, a presença dos tropeiros na região e a história cultural e musical que levou Tatuí ao título de Capital da Música.

A sala de exposições temporárias também foi visitada e, neste local, viram o trabalho da artista plástica Liliana Reis, por meio da exposição “Âmago”. No piso térreo, o destaque foi a Sala do Patrono, que descreve a vida e obra do escritor e jornalista Paulo Setúbal; neste espaço, foi citado o trabalho de salvaguarda da memória e a valorização da família Setúbal na terra do imortalizado escritor tatuiano. Ao lado do galardão de posse na Academia Brasileira de Letras, doado por Olavo Setúbal na década de 1960, e de pertences pessoais do escritor tatuiano, os técnicos se surpreenderam ao conhecer os quatro editais da Prefeitura, que são estruturados para salvaguarda de Setúbal. Conheceram, ainda, o gabinete de leitura “Nilzo Vanni”, com os escritos originais de Paulo Setúbal; o auditório multimídia com capacidade para 44 pessoas; e a história do edifício da Praça Manoel Guedes, construído em 1920, inicialmente projetado para abrigar uma cadeia, que posteriormente sediou o fórum da cidade e que é reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí – CONDEPHAT como Patrimônio Histórico da cidade.

No subsolo, se admiraram com a preservação do edifício e com a dedicação na salvaguarda documental das participações de tatuianos em conflitos armados na Segunda Guerra Mundial e na Revolução de 1932, bem como com as curiosidades do acervo do Museu.

Em seguida, conheceram a Reserva Técnica do Museu, que é organizada por meio de documentos tombados e cuja zeladoria está a cargo de Thony Guedes e Ozias Bispou. Este espaço é dedicado ao armazenamento e conservação de objetos, artefatos, documentos e obras de arte que fazem parte do acervo do Museu, mas que não estão em exposição permanente. Nele, os técnicos conheceram o ambiente especialmente projetado para proteger esses itens da deterioração causada por fatores ambientais, como umidade, temperatura, luz e pragas, além de possíveis danos físicos.

Apreciaram os monumentos em homenagem aos seresteiros, produzido pelo artista plástico Claudio Camargo e, depois, se dirigiram até o Complexo Cultural, que abrange o Museu da Imagem e do Som de Tatuí (MIS) “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”. Neste último local, conheceram o trabalho importantíssimo do Antigomobilismo Clube de Tatuí no restauro do veículo e puderam entender como será realizada a expografia do MIS, que será subordinado ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

A visita representou um marco importante de diálogo entre o órgão Municipal de Cultural e a Fundação Itaú Cultural. Ao término da visita, os técnicos receberam os materiais (livros e tabloides) produzidos pelo Museu, os quais foram gentilmente retribuídos com publicações do Itaú Cultural.

EXPOSIÇÃO “NÓS E ENCANTOS”, DE LILIANA ROSA DOS REIS, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

A artista apresenta o Macramê, uma técnica artesanal que utiliza linhas entrelaçadas manualmente para criar nós, sem a necessidade de agulhas.

CAPS-II RECEBE O PROJETO “BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO”

A ação apresenta – na semana em que se comemora o Dia Municipal da Literatura Tatuiana – a escritora Raquel Prestes, com a contação de história de seu livro “O Senhor Compratudo”.

NA COPA SÃO PAULO ADULTO DE BASQUETE, GRUPO BT/CLUBE DE CAMPO/TATUÍ MANTÉM A LIDERANÇA E A INVENCIBILIDADE

Na última sexta-feira (26/4), no Ginásio “Manoel Soares”, do Clube de Campo de Tatuí, o time tatuiano venceu o F.R. Avaré por 71 x 57.