3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. CEU DAS ARTES É PALCO DO CONCERTO “BRASILIDADE – MÚSICA BRASILEIRA PARA SAXOFONE E PIANO”

Giancarlo Medeiros e Miriam Braga apresentam um repertório composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros, especialmente escritas para o duo de saxofone barítono e piano.

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, receberá nesta quinta-feira (18/4), às 19h, o concerto “Brasilidade – Música Brasileira para Saxofone e Piano”, com Giancarlo Medeiros e Miriam Braga.

Com um repertório composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros, especialmente escritas para o duo de saxofone barítono e piano, a apresentação se destaca pela diversidade de estilos e ritmos que caracterizam a música brasileira. As canções foram selecionas levando em consideração a acessibilidade das obras, garantindo que o público possa apreciá-las plenamente, mesmo sem conhecimentos musicais prévios. A estética das obras escolhidas explora o timbre único do saxofone barítono e do piano, refletindo as influências da música urbana brasileira do século XX. Além da apresentação musical instrumental ao vivo, o duo realizará explanações sobre as obras e os instrumentos utilizados, proporcionando uma experiência enriquecedora e informativa.

A iniciativa foi contemplada pelo Edital de Cultura nº 01/2023 – “Maria Ruth Luz”, da Prefeitura de Tatuí, e visa difundir a cultura musical brasileira, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar o timbre profundo do saxofone barítono e as nuances expressivas do piano. Ao mesmo tempo, busca preencher uma lacuna deixada pelas mídias de massa, que nem sempre dedicam espaço para a riqueza cultural do País.

Os protagonistas da noite são os músicos com experiência e reconhecimento nacional e internacional: Giancarlo Medeiros, saxofonista barítono, músico e educador que compartilha seu conhecimento e paixão pela música com seus alunos, mestrando em Música pela UFRJ, pós-graduado em Educação Musical e que desenvolve uma intensa pesquisa sobre o repertório para saxofone barítono; e Miriam Braga, pianista de renome internacional, com uma vasta discografia dedicada à música brasileira, mestre em Música pela UFRJ, atua como solista e recitalista, é professora e pesquisadora, contribuindo significativamente para o cenário musical brasileiro.

O CEU das Artes, local do concerto, está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, n° 475, Vila Santa Helena.

CURSO “ORGANIZE SEU NEGÓCIO”, DO SEBRAE AQUI TATUÍ, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Destinada ao Microempreendedor Individual (MEI), a capacitação ajudará a melhorar a gestão dos negócios e a ter acesso a linhas de créditos exclusivas.

EXPOSIÇÃO “NÓS E ENCANTOS”, DE LILIANA ROSA DOS REIS, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

A artista apresenta o Macramê, uma técnica artesanal que utiliza linhas entrelaçadas manualmente para criar nós, sem a necessidade de agulhas.

CAPS-II RECEBE O PROJETO “BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO”

A ação apresenta – na semana em que se comemora o Dia Municipal da Literatura Tatuiana – a escritora Raquel Prestes, com a contação de história de seu livro “O Senhor Compratudo”.