Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. “MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA –…

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Publicado em:

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Neste sábado (30/3), às 11h, na Praça da Matriz, o Projeto “Música na Praça”, promovido pela Prefeitura de Tatuí – por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer – receberá o show “Seresta – A Poesia Cantada”, com o Grupo “Seresteiros com Ternura”.

Um dos poucos representantes deste gênero musical em atividade na cidade, que mantém historicamente a Seresta em seu contexto musical, o “Seresteiros com Ternura” é composto por Maria Inês de Camargo Machado (vocal e afoxé), Leonel Antunes da Rosa – conhecido como Léo da Sanfona – (acordeão), Carlos Orlando Mendes (timba), Pedro Adilson Pavanelli (violão) e Paulo Rita Aguar (cavaquinho).

Neste espetáculo, os artistas apresentarão um repertório de clássicos, como “Rancho Fundo” (Ary Evangelista Barroso/Babo Lamartine), “Carinhoso” (Pixinguinha), “Naquela Mesa” (Sérgio Bittencourt), “Cinderela” (Adelino Moreira), “Dança da Solidão” (Paulinho da Viola), entre outros. Além disso, serão entoadas composições de músicos tatuianos, como “Dirce” (Bimbo Azevedo) e “A Menina da Esquina” (Roberto Rosendo).

O show/projeto “Seresta – A Poesia Cantada” foi contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo 06/LPG/009, promovido pela Prefeitura de Tatuí. Inclusive, devido a esta contemplação, o “Seresteiros com Ternura” agora tem uma marca, que foi criada pelo design de ideias Binho Vieira e apresentada na última sexta-feira (22/3) durante a “Noite da Seresta com Ternura”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”. A marca destaca elementos como as estrelas, a lua pendurada nas cordas de violão, circuladas pela sua caixa de ressonância emoldurada com uma tipologia de época, com serifas e curvas formando o nome “Seresteiros com Ternura” que remetem aos tempos românticos das serenatas nas janelas, evidenciando as cores fortes do dourado e do azul noturno”.

SOBRE O GRUPO

Criado em meados do ano 2000, o “Seresteiros com Ternura” se apresentou publicamente pela primeira vez no início de 2002, debaixo de uma árvore – conhecida pelo nome “chorão” – que ficava nos jardins do Conservatório de Tatuí. Desde então, está inserido nas atividades culturais do município, se apresentando até mesmo em festas de cidades da região.

Desde 2007, o grupo representa Tatuí no Festival “Revelando São Paulo”. Com foco na difusão da seresta, desenvolve mensalmente, desde 2013, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, o Projeto “Noite da Seresta com Ternura”; em 2018, o Projeto passou a homenagear ilustres cidadãos tatuianos.

No ano de 2020, foi agraciado com o prêmio da Lei Aldir Blanc, de Tatuí, para Coletivos Culturais, repetindo o agraciamento em 2021, mesmo ano em que recebeu o prêmio do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, todos realizados com relatórios de Prestação de Execução de Contrapartida, devidamente protocolados.

O “Seresteiros com Ternura” integrou, em 2022 e 2023, o Projeto e a Exposição de Artes Plásticas “Terra de Paulo Setúbal”, do artista plástico Mingo Jacob, que circulou pelas cidades de Capela do Alto, Cesário Lange, Cerquilho, Quadra, Porangaba, Laranjal Paulista e Tatuí com o intuito de descentralizar a cultura aos municípios de pequeno porte.

Em 2023, comemorou uma década a frente do Projeto “Noite da Seresta com Ternura”, além de ser contemplado pelo “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, pelo Edital Municipal de Cultura n° 01/2023 –  “Maria Ruth Luz” e pelo Edital da Lei Paulo Gustavo.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CURSO GRATUITO DE LIDERANÇA PARA GESTÃO OPERACIONAL É OFERECIDO PELO SENAI EM TATUÍ

As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua Maneco Pereira, nº 619, Centro.

DUPLA COMPANHIA OFERECE AULAS GRATUITAS SOBRE A HISTÓRIA DOS “TEATROS NEGROS”

Cristiane Sobral abordará a rica e complexa trajetória dos teatros negros no Brasil, com destaque para a importância dos intérpretes negros desde o surgimento do teatro brasileiro.

EXPOSIÇÃO “CURIOSIDADES DO ACERVO – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO”, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O museu conta com 500 objetos expostos e 1.500 livros, além de uma reserva técnica com aproximadamente 20 mil itens, incluindo fotos e documentos.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo