3. Destaque
  5. CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA…

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

Entre os dias 1º e 13 de abril, a Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias da Saúde – através da Vigilância Epidemiológica – e da Educação, realizará a Campanha de Multivacinação nas Escolas, para revisar e atualizar as cadernetas de vacinas dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Tal iniciativa é um cumprimento à Portaria do Ministério da Saúde e ao Comunicado da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP).

Todas as escolas municipais entregarão para os pais e/ou responsáveis de alunos menores de 15 anos de idade um Termo de Revisão e Atualização de Caderneta de Vacinação, convocando-os para irem até a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde estão cadastrados e levem a Caderneta de Vacinação da criança e/ou adolescente para checagem. Após a avaliação da Caderneta pela vacinadora, o Termo será assinado e carimbado pela mesma e devolvido ao pai e/ou responsável que, por sua vez, deve entregar o Termo na escola.

Caso a criança apresente algum atraso vacinal na Caderneta, a vacinadora irá reter o Termo de Revisão e entregará ao pai e/ou responsável uma Declaração de Atraso, que deverá ser levada por ele na escola. O Termo de Revisão e Atualização só será devolvido para a escola pelo pai e/ou responsável, quando a situação vacinal estiver atualizada por completo, ou seja, quando todas as doses vacinais faltantes forem administradas.

A Vigilância Epidemiológica salienta que não é preciso que a criança acompanhe o pai e/ou responsável na UBS para que seja carimbado e assinado o Termo de Revisão e Atualização de Caderneta de Vacinação. Caso ela esteja com alguma dose esteja atrasada, será agendada a data de retorno para o recebimento da dose conforme o calendário vacinal.

Os pais e/ou responsáveis devem procurar as Unidades Básicas de Saúde durante o período de funcionamento das salas de vacina das mesmas, ou seja: de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, Valinho, Vila Dr. Laurindo, CDHU, Tóquio, Central (CS1-Postão), São Cristóvão, Vila Angélica, Santa Luzia, Jardins de Tatuí, Vila Esperança, Rosa Garcia, e Jd. Santa Rita de Cássia; e das 8h às 12h, Santa Cruz. Nos dias 6 e 13 de abril (sábados), a UBS Central (CS1-Postão) funcionará das 8h às 16h para revisão e atualização das Cadernetas. Nesses dias, serão atendidos usuários de todas as Unidades de Saúde do município.

Serão disponibilizadas vacinas para Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), Meningocócica ACWY e Covid-19.

Os objetivos desta ação são: ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes; reduzir o risco de adoecimento da população por doenças imunopreviníveis (aquelas que podem ser prevenidas por meio de vacina, como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, febre amarela, hepatite B, tétano, entre outras); reduzir os bolsões de não vacinados; proteger a comunidade escolar e familiar; e atualizar a situação vacinal por meio da checagem da Caderneta de Vacinação.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.