Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. ENTRE OS DIAS 18 E 23 DE MARÇO, SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA CONTOU COM DIVERSAS…

ENTRE OS DIAS 18 E 23 DE MARÇO, SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA CONTOU COM DIVERSAS AÇÕES EM TATUÍ

Publicado em:

Os integrantes do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do FUSSTAT, participaram de uma visita guiada na Estação de Tratamento de Água (ETA), na Sabesp.

Instituída pela Lei Municipal nº 3.744, de 31 de outubro de 2005, a Semana Municipal da Água foi comemorada em Tatuí com diversas ações na última semana (18 a 23 de março). Organizadas pela Prefeitura de Tatuí – por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal -, as atividades foram alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22/3. O evento contou com a parceria da Secretaria da Educação, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), da ETEC Sales Gomes, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp e do Grupo Escoteiro Tupancy.

De acordo com a técnica ambiental do Departamento de Meio Ambiente, Daiane Bueno, eventos como este são importantes recursos pedagógicos de educação ambiental. “A realização desta Semana caracteriza um episódio no processo educativo individual e coletivo sobre a questão socioambiental. Tais ações têm potencial de abranger os mais diversos públicos, ou seja, crianças, jovens, adultos e idosos, conforme preconizado na Política Nacional de Educação Ambiental, assim como na Política Municipal de Educação Ambiental”, explica Daiane.

A programação teve início na segunda-feira (18/3), com atividades de Educação Ambiental para os alunos dos 1º anos da EMEF “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”. No Cantinho da Leitura, eles participaram da contação de história do livro “Bebel, a gotinha que caiu do céu” e de dinâmicas e brincadeiras relacionadas ao uso da água.

Na terça-feira (19/3), foi realizada, no período da manhã, uma visita guiada na Estação de Tratamento de Água (ETA), denominada ETA “Aldo Orsi”, na sede da Sabesp, para os idosos do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do FUSSTAT. Estiveram envolvidas nesta atividade cerca de 100 pessoas, entre idosos, equipes do Projeto Envelhecer e do Departamento de Meio Ambiente e funcionários da Sabesp.

Já no período da tarde, no auditório da ETEC “Sales Gomes”, aconteceu uma atividade técnico-científica sobre Recursos Hídricos, com a palestra “A gestão dos recursos hídricos na bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê: como posso atuar?”, direcionada para 120 alunos do curso Técnico em Meio Ambiente. A palestrante convidada foi a diretora técnica da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rios Sorocaba e Médio Tietê (FABH-SMT), Natalia Zanetti, que possui formação em Engenheira Ambiental (Unesp), é Mestre em Geociências e Meio Ambiente (Unesp) e Doutora em Ambiente e Sociedade (Unicamp). Inicialmente, a equipe do Departamento de Meio Ambiente fez uma breve apresentação sobre a Estrutura Ambiental Municipal, com enfoque nas diversas atividades e demandas de trabalho. Na sequência, a secretária da Agricultura, Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Fabiana Grechi, destacou a importância de os alunos terem escolhido o curso de Técnico em Meio Ambiente, já que os mesmos terão a função de cuidar e de preservar o meio ambiente, aliando essa preservação ao desenvolvimento econômico sustentável. Depois, a palestrante abordou temas relacionados a formação e o papel das bacias hidrográficas, a área de atuação dos comitês de bacia hidrográfica e a sua importância para a gestão do meio ambiente, a preservação dos recursos hídricos e ambiental de uma forma geral, bem como as diversas formas de atuação de um profissional da área ambiental na gestão de recursos hídricos.

Um dia depois, quarta-feira (20/3), aproximadamente 60 crianças, professores, equipe do Departamento de Meio Ambiente e funcionários da Sabesp se reuniram para mais uma visita guiada na Estação de Tratamento de Água (ETA). Desta vez os visitantes foram os alunos do NUMEA – Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho” – situado no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca. Nos dois dias de atividades na ETA da Sabesp, os idosos e as crianças aprenderam como são os processos de tratamento da água, desde a entrada bruta até a finalização, etapa na qual a água está em condições adequadas para consumo; e também receberam informações sobre o uso deste recurso natural. O objetivo foi conscientizar sobre a importância da água, sua economia e preservação; explicar o necessário trabalho da ETA; e a qualidade da água utilizada para o abastecimento do município.

Na quinta-feira (21/3), houve um plantio de 30 mudas de espécies florestais nativas em uma Área de Preservação Permanente (APP), em parceria com a Secretaria da Educação, que designou para participar do plantio os alunos dos 4° e 5° anos da EMEF “Prof.ª. Sarah de Campos Vieira dos Santos”. Na ocasião, foram plantadas mudas de Ipê-Rosa, Ipê-Roxo, Ipê-Amarelo, Oiti, Pau-formiga, entre outras. Participaram, também, jovens que integram a Ordem Demolay.

Outro plantio de mudas de espécies florestais nativas, aconteceu no sábado (23/3), em parceria com o Grupo Escoteiro Tupancy, em uma Área de Preservação Permanente (APP) na Praça Mário Cóscia, no Jd. Wanderley. Antes do plantio, os escoteiros limparam a área, recolhendo do local quatro sacos grandes de lixo. Posteriormente, foram plantadas 15 mudas de árvores, entre elas, Ipê-Rosa, Ipê-Roxo, Ipê-Amarelo e Pau-formiga.

A equipe do Departamento de Meio Ambiente, responsável pela Educação Ambiental, enfatizou que as ações que envolvem o plantio de mudas são estratégias pedagógicas que despertam o pensamento crítico e reflexivo do público envolvido, fazendo com que tenham contato com a natureza e compreendam o papel da sociedade, bem como as consequências que o homem provoca ao meio ambiente.

“A Semana Municipal da Água foi intensa, com atividades direcionadas aos diversos públicos, envolvendo e abrangendo diretamente cerca de 450 pessoas. Para a concretização do evento, foram necessárias parcerias de suma importância para o fortalecimento da Educação Ambiental e que, inclusive, estão previstas na Política Nacional de Educação Ambiental, visto que podemos progredir quando trabalhamos juntos e sabemos que não podemos fazer sozinhos”, finalizou a responsável pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental, Daiane Bueno.

Compartilhe:

Outras

Notícias

ZIZI POSSI E ORQUESTRA SINFÔNICA DE TATUÍ ABREM O FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA “MAESTRO ANTÔNIO CARLOS NEVES CAMPOS”, DA 10ª FEIRA DO DOCE

O concerto de abertura do Festival, com participação especial de Zizi Possi, será no dia 5 de julho, sexta-feira, às 20h30.

“MISSÃO EMPRESARIAL” DAS UNIDADES DO SEBRAE AQUI EM TATUÍ PARA A “FISPAL FOOD SERVICE” CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 35 EMPREENDEDORES

Um ônibus saiu de Tatuí com empresários do setor alimentício (entre MEI, ME e EPP), que visitaram a Feira no Expo Center Norte, em São Paulo.

DENÚNCIA LEVA GCM A APREENDER LINHAS CHILENAS E MATERIAIS CORTANTES EM COMÉRCIO ILEGAL NO VIDA NOVA PACAEMBU

Foram encontrados três carreteis grandes de linhas chilenas, 47 carreteis pequenos do mesmo material e nove embalagens, tipo sacolés, com pó de vidro para serem transformados em linhas cortantes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo