Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. PREFEITURA, LIONS CLUBE E EMPRESA PARCEIRA RECITEK LANÇAM PROGRAMA DE COLETA E DESTINAÇÃO FINAL DE…

PREFEITURA, LIONS CLUBE E EMPRESA PARCEIRA RECITEK LANÇAM PROGRAMA DE COLETA E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS, PILHAS E BATERIAS

Publicado em:

Reunião técnica de lançamento do Programa aconteceu na última semana, no Paço Municipal.

Atualmente, estima-se que o lixo eletrônico é o tipo de resíduo que mais cresce no mundo, que no ano de 2030 sejam descartadas 74 milhões de toneladas e que o volume gerado deve dobrar até 2050. Isto é o que aponta o relatório “Future E-Waste Scenarios”, da Universidade das Nações Unidas, publicado em conjunto com a ONU (Organização das Nações Unidas) Meio Ambiente. De acordo com este estudo, somente no ano de 2019, o volume de lixo eletrônico gerado bateu marca histórica de 53,6 milhões de toneladas, representando 7,3 quilos de lixo por pessoa no planeta.

Os dados são alarmantes e pensando em melhorar esta logística do descarte de lixo eletrônico no município de Tatuí, a Prefeitura Municipal – por meio das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e de Serviços Públicos e Zeladoria -, em parceria com o Lions Clube de Tatuí e a empresa Recitek realizaram, na última sexta-feira (10/5), no Paço Municipal, uma reunião técnica de lançamento do Programa Municipal de Coleta e Destinação Final de Resíduos Eletroeletrônicos, Pilhas e Baterias.

O programa visa promover a coleta e o descarte adequados do lixo eletrônico junto à população, tendo em vista, também, o atendimento à legislação ambiental vigente, especialmente na Política Nacional de Resíduos Sólidos (instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010 e pela Lei Municipal nº 4392/2010).

Para tanto, serão implantados, inicialmente, oito pontos de coleta de pilhas e baterias em diversos locais de Tatuí, sendo eles: os cinco Ecopontos Municipais já existentes, que passarão a receber tais tipos de resíduos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/); e  três pontos em prédios públicos de fácil acesso para a população. Vale ressaltar que já existem alguns pontos de coleta em comércios locais. Quanto aos pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos, por se tratar de resíduos de maior volume, serão implantados oficialmente três pontos de coleta, que passarão a receber tais tipos de resíduos: um ponto já definido será a sede do Departamento de Meio Ambiente, localizada na Praça Aldo Zani, nº 30, Vila Brasil, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e os outros dois pontos de coleta serão definidos e divulgados em breve.

Nestes locais acima citados poderão ser depositados materiais como computadores, periféricos, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, pilhas, baterias, telefones e eletrodomésticos em geral. Vale mencionar que todos esses itens contêm substâncias que podem contaminar seriamente o meio ambiente, representando riscos consideráveis não somente à natureza, como também à saúde humana e, infelizmente, quase a totalidade dessas peças e equipamentos ainda é destinada no lixo comum.

Os responsáveis pelo Programa também informam que ainda estão sendo definidas novas parcerias com Secretarias Municipais, instituições de ensino e outros interessados, no intuito de promover campanhas de coleta e destinação adequada de resíduos eletroeletrônicos.

A reunião técnica de lançamento do Programa Municipal de Coleta e Destinação Final de Resíduos Eletroeletrônicos, Pilhas e Baterias contou com a participação do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Danilo Floriano; da secretária de Serviços Públicos e Zeladoria, Fabiana Grecchi; do governador eleito do Distrito LC-2 de Lions Clube para 2024/2025, Christian Pereira de Camargo; de Alexandre Viana, responsável pela Recitek, empresa que realiza a coleta e faz a destinação final de resíduos eletroeletrônicos; além de servidores públicos da equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente e de membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ PARTICIPA DE REUNIÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA MICRORREGIÃO TURÍSTICA “RAÍZES DO INTERIOR PAULISTA”

O encontro teve o intuito de fortalecer a atividade turística das 10 cidades desta Microrregião: Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.

COSC É PALCO DO ESPETÁCULO “A MARAVILHOSA ESCOLA DO CIRCO”

A proponente do Projeto, Simone Brites Pavanelli, do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo, foi contemplada pelo Edital de Cultura nº 01/2023 – “Maria Ruth Luz”, da Prefeitura de Tatuí.

COM O TEMA “PATRIMÔNIO – NOSSOS BENS CULTURAIS”, PREFEITURA COMEÇA A PRODUZIR O DESFILE CÍVICO DOS 198 ANOS DE TATUÍ

Os grupos, escolas, instituições e associações interessados em participar do desfile devem se inscrever até o dia 10 de julho.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo