3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA PREFEITURA E DA BASÍLICA DE TATUÍ TRATA DE CALENDÁRIOS CULTURAL E…

REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA PREFEITURA E DA BASÍLICA DE TATUÍ TRATA DE CALENDÁRIOS CULTURAL E RELIGIOSO DO MUNICÍPIO

Participaram o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima; o diretor de Cultura, Rogério Vianna; o agente cultural, Rogério Miranda; o novo reitor da Basílica, padre Rogério José Pereira; e o ecônomo da Basílica, Camilo Lellis Barros de Almeida.

O Centro Cultural da Prefeitura de Tatuí foi sede, na última sexta-feira (1º/3), de uma reunião com representantes da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e da Basílica Nossa Senhora da Conceição. O intuito foi tratar a respeito das atividades que compõem os calendários cultural e religioso da cidade neste ano de 2024.

Estiveram presentes o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko); o diretor de Cultura, Rogério Vianna; o agente cultural, Rogério Miranda; o novo reitor da Basílica, padre Rogério José Pereira; e o ecônomo da Basílica, Camilo Lellis Barros de Almeida.

No encontro, o padre Rogério apresentou a agenda religiosa da Semana Santa, que acontecerá de 24 a 31 de março (veja a programação completa abaixo) e os representantes da Pasta responsável pelas atividades culturais e turísticas explanaram sobre a 10ª Feira do Doce de Tatuí (5 a 9 de julho), sobre a comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida (4 a 12 de outubro), e sobre a Festa da Padroeira 2024 (4 a 8 de dezembro).

Para encerrar a reunião, o diretor de Cultura, Rogério Vianna, contou ao novo reitor da Basílica sobre a obra “Confiteor”, de Paulo Setúbal, destacando a trajetória do escritor tatuiano que teria enfrentado desafios em sua fé ao longo da vida, mas que encontrou reconciliação com Deus em seus últimos meses, em um gesto de contrição que elevou sua existência à nobreza e santidade.

SEMANA SANTA

– Dia 24/3, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor: às7h30, procissão de Ramos e Santa Missa – a celebração eucarística terá início na Praça do Museu, com a benção dos ramos e, em seguida, sairá a procissão até a Basílica. Os ramos serão abençoados somente nesta missa; às 11h e às 19h, Santa Missa na Basílica.

– Dia 25/3, segunda-feira: às 7h, Santa Missa na Basílica; e às 19h30, meditação da Via-Sacra, que será rezada pelas ruas da cidade, sendo cada estação meditada em uma residência.

– Dia 26/3, terça-feira: às7h e às 12h, Santa Missa na Basílica; das 9h30 às 11h50, atendimento de confissões; e às 19h30, encenação da Via-Sacra e da Paixão do Senhor.

– Dia 27/3, quarta-feira: às7h e às 12h, Santa Missa na Basílica; às 19h30, Santa Missa do Crisma na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga.

– Dia 28/3, quinta-feira: às19h30, rito de preparação do altar e lucernário; às 20h, Santa Missa vespertina da Ceia do Senhor com o rito dos lava-pés e adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite, no Salão Pio X.

– Dia 29/3, Sexta-feira Santa (dia de jejum e abstinência de carne): das 7h às 12h, atendimento de confissões; às 15h, celebração da Paixão do Senhor, com adoração da cruz e distribuição da sagrada comunhão; e às 19h30, sermão das sete palavras de Jesus na cruz, seguida pela procissão do Senhor morto até o Lar São Vicente de Paulo, onde o andor do Senhor Morto será depositado na gruta.

– Dia 30/3, Sábado Santo: às 5h, Caminhada da Fé e da Esperança, com saída em frente à Basílica até o Santuário Nossa Senhora de Fátima; e às 20h, Vigília Pascal, onde os fiéis devem levar velas para a benção do Fogo Novo, que terá sua concentração em frente à Basílica.

– Dia 31/3, Domingo de Páscoa: às 5h30, procissão do Encontro e Santa Missa de Páscoa, onde os homens sairão da Praça do Museu em procissão com o andor de Jesus Ressuscitado e as mulheres sairão da Praça da Santa em procissão com o andor de Nossa Senhora. Ao chegarem na Basílica, será celebrada a Santa Missa Solene de Páscoa, seguida de um delicioso café da manhã para todos na Praça da Matriz; às 11h e às 19h, Santa Missa de Páscoa na Basílica.

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE PALESTRA “CRENÇAS LIMITANTES E ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS”

Anderson Ferraz – ator, produtor, estudante de Produção Cultural pela Faculdade Cruzeiro do Sul Polo Tatuí e membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais – compartilhará suas experiências na elaboração de projetos culturais.

ORQUESTRA “NOTAS BRILHANTES” APRESENTA NESTA TERÇA-FEIRA (14/5), NO BUFFET MUNDO MÁGICO, CONCERTO ESPECIAL DE DIA DAS MÃES

As mamães, e todo o público presente neste concerto, poderão apreciar um repertório variado de músicas clássicas e populares preparado pela orquestra.

CONSULTA PÚBLICA PRESENCIAL SOBRE O PLANO ANUAL DE APLICAÇÃO DE RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC ACONTECE NO CEU DAS ARTES

O encontro será com base nos dados coletados na consulta pública on-line e acontecerá nesta terça-feira (14/5), às 17h.