No último domingo (18/2), a Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM) atendeu a dois casos de violência doméstica, ambos na área rural do município.
Na primeira ocorrência, a vítima, que já possuía uma medida protetiva e era cadastrada no Programa “Patrulha da Paz”, da GCM, acionou o “Botão do Pânico”. Uma viatura foi até o local, abordou o indiciado no quintal da residência da vítima e conduziu as partes até o Pronto Socorro Municipal e, posteriormente, para a Delegacia de Polícia, permanecendo o suspeito à disposição da Justiça. De acordo com os guardas, neste percurso, o homem danificou o compartimento de presos da viatura, causando danos ao patrimônio público.
Já no segundo caso de violência doméstica, a Guarda Municipal recebeu um pedido de socorro via COD (Central de Operações e Despachos). Ao chegar no local, os guardas foram informados pela vítima que o seu ex-marido tinha invadido a residência, proferido ameaças e agredido ela e a sua nora, deixando-as com lesões nos braços. A equipe da GCM conseguiu localizar o indiciado na esquina da casa e levou os envolvidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para a Delegacia, onde o homem permaneceu preso.
OUTRAS OCORRÊNCIAS
Além destas ocorrências, entre os dias 14 e 18 de fevereiro (quarta-feira a domingo), a Guarda Civil Municipal também registrou operações de abordagem (16 pessoas e 4 veículos) e 15 atendimentos, sendo eles: 1 conduta inconveniente; 1 sinistro de veículo; 8 averiguações; 3 apoios à outras instituições; e 2 policiamentos preventivos.
Em relação às ocorrências crime, foram 3 homens presos e 3 flagrantes, resultando nas 2 ocorrências por violência doméstica, já citadas acima, e em 1 ocorrência por roubo. Além disso, a GCM apreendeu, aproximadamente, 1,5 Kg de entorpecentes, entre cocaína, maconha e crack, com um único indivíduo; o indiciado, inclusive, é suspeito de estar envolvido em outros crimes, já que durante a ocorrência, os guardas localizaram em sua residência duas réplicas de pistolas.