3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. CENTRO CULTURAL RECEBE CURSOS DE VIOLA CAIPIRA E DE ACORDEOM PROMOVIDOS PELO SINDICATO RURAL DE…

CENTRO CULTURAL RECEBE CURSOS DE VIOLA CAIPIRA E DE ACORDEOM PROMOVIDOS PELO SINDICATO RURAL DE TATUÍ

Os interessados em participar podem entrar em contato com o Sindicato para a formação de novas turmas.

O Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (SENAR/SP), está realizando, no Centro Cultural, da Prefeitura de Tatuí, dois cursos gratuitos: de Viola Caipira e de Acordeom, voltados para o público com idade mínima de 12 anos.

Os Programas tiveram início no dia 29 de janeiro e, para ambos, foram disponibilizadas 10 vagas. Com carga horária de 40 horas, divididas em 5 meses, os encontros acontecem duas vezes por semana, das 18h30 às 21h30, sendo as segundas e quartas-feiras para a turma de Viola Caipira, e as terças e quintas-feiras para a turma de Acordeom.

O Viola Caipira é ministrado pelo instrutor Odair Cardoso Júnior. No ano de 2018, ele deixou de lecionar Física e Química para o Ensino Médio em Ocauçu (SP) para estudar Viola Caipira no Conservatório de Tatuí. No mesmo ano, Odair ingressou no Grupo de Música Raiz do Conservatório, o qual ainda é integrante. Em 2019, começou a ministrar aulas particulares de Viola Caipira e foi finalista no concurso de âmbito nacional “Novos talentos da música raiz”, realizado pela Casa dos Caipiras, de Pardinho (SP), no Mosh Studio, na cidade de São Paulo. Em 2020 e 2021, foi selecionado entre os 50 violeiros do Estado de São Paulo, pelo Concurso de Viola Caipira Revelando SP. Ainda em 2021, foi finalista no concurso “Causo & Viola”, da cidade de Londrina (PR). Em 2022 foi contemplado com o prêmio “Bolsista Destaque”, no Conservatório de Tatuí, e, neste mesmo ano, ingressou como professor de Viola Caipira no Sistema FAESP/SENAR-SP. O Grupo Mourão da Porteira é proveniente deste curso, formado por 14 pessoas, com idades entre 30 e 73 anos, que é engajado no aprendizado e na divulgação do instrumento, tendo integrantes que participam de outros grupos caipiras na cidade de Tatuí, portanto atuantes no cenário da tradição raiz tatuiana.

Já o Programa Acordeom, tem como instrutor, também cadastrado no Sistema FAESP/SENAR-SP, Eliéser Queiroz. Ele iniciou na música aos 13 anos de idade como autodidata, tocando violão e teclado. De 2012 a 2017, foi aluno de Acordeom na Oficina Municipal de Artes de Boituva. Em 2018, ingressou no curso de Acordeom MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí, onde está matriculado no 10° semestre. Desde 2015 atua como músico freelancer na região, acompanhando cantores e duplas sertanejas, e grupos de músicas regionais (gaúcha e nordestina). Como instrutor do SENAR, ministra o curso do Programa Acordeom nos municípios de Porto Feliz e Tatuí.

De acordo com o Sindicato Rural, as turmas dos dois cursos já estão formadas e não há mais vagas disponíveis. Porém, os interessados podem entrar em contato com o Sindicato para a formação de novas turmas, sendo a única exigência que o participante tenha o instrumento musical desde o primeiro dia de aula.

O Sindicato Rural de Tatuí está situado na Rua XI de Agosto, n° 1375, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. O telefone para contato é (15) 3251-4320 e o WhatsApp é (15) 99201-9712.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.