3. Saúde
  5. 38 CASOS DE DENGUE FORAM REGISTRADOS EM TATUÍ ATÉ O DIA 20 DE DEZEMBRO E…

38 CASOS DE DENGUE FORAM REGISTRADOS EM TATUÍ ATÉ O DIA 20 DE DEZEMBRO E PREFEITURA SOLICITA COLABORAÇÃO DOS MUNÍCIPES

Setor de Combate à Dengue realizou, de 23 de novembro a 20 de dezembro, 19.339 visitas à imóveis; 874 controles de criadouros e 787 nebulizações portáteis.

Neste ano, no período de 1º de janeiro a 20 de dezembro, o município de Tatuí registrou 38 casos positivos de Dengue, sendo 24 casos autóctones e 14 casos importados, ou seja, 14 casos a mais se comparado ao mesmo período de 2022.

Por esta razão, a Prefeitura de Tatuí, por meio do Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde, solicita a colaboração dos munícipes em relação a limpeza e manutenção de quintais, piscinas, terrenos e casas recém-construídas sem moradores, especialmente neste período epidêmico. “Até o mês de maio de 2024, será uma época propícia para a proliferação dos focos do mosquito Aedes Aegypti, com calor excessivo, chuvas fortes e os sorotipos 2 e 3 da Dengue, além do vírus Chikungunya, que já estão presentes no Estado de São Paulo”, enfatizou a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, durante a 12ª Sala de Situação da Dengue, que aconteceu nesta quinta-feira (21/12), no Paço Municipal.

Na última reunião deste ano, também foram apresentados os trabalhos de prevenção realizados no período de 23 de novembro a 20 de dezembro: 19.339 visitas à imóveis; 874 controles de criadouros; 787 nebulizações portáteis; e 60 ações sanadas. Além disso, o Setor de Combate à Dengue também ofereceu apoio para uma retirada de materiais recicláveis de um imóvel situado no Jardim Novo Horizonte e concedeu entrevista para a TV Tem no dia 28 de novembro.

Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro também aconteceu a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti. A Prefeitura de Tatuí intensificou o trabalho de combate à Dengue com: distribuição de cartazes informativos em pontos comerciais de grande fluxo de pessoas; carro de som em diversos bairros, emitindo alertas para a população sobre os sintomas da Dengue e as formas de combate ao mosquito; divulgação nas redes sociais sobre os cuidados com os criadouros e as doenças causadas por tal mosquito; e início da coleta seletiva (plástico, vidro, metal e papelão) na sede da Secretaria da Saúde.

CUIDADOS COM O MOSQUITO

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências e salienta que as denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito podem ser esclarecidas e/ou informadas para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855. Já o descarte correto de entulhos e demais materiais, deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/).

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Se, porventura, o cidadão apresentar algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Zika ou Chikungunya), é de extrema importância que procure uma Unidade de Saúde para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.