Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. 38 CASOS DE DENGUE FORAM REGISTRADOS EM TATUÍ ATÉ O DIA 20 DE DEZEMBRO E…

38 CASOS DE DENGUE FORAM REGISTRADOS EM TATUÍ ATÉ O DIA 20 DE DEZEMBRO E PREFEITURA SOLICITA COLABORAÇÃO DOS MUNÍCIPES

Publicado em:

Setor de Combate à Dengue realizou, de 23 de novembro a 20 de dezembro, 19.339 visitas à imóveis; 874 controles de criadouros e 787 nebulizações portáteis.

Neste ano, no período de 1º de janeiro a 20 de dezembro, o município de Tatuí registrou 38 casos positivos de Dengue, sendo 24 casos autóctones e 14 casos importados, ou seja, 14 casos a mais se comparado ao mesmo período de 2022.

Por esta razão, a Prefeitura de Tatuí, por meio do Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde, solicita a colaboração dos munícipes em relação a limpeza e manutenção de quintais, piscinas, terrenos e casas recém-construídas sem moradores, especialmente neste período epidêmico. “Até o mês de maio de 2024, será uma época propícia para a proliferação dos focos do mosquito Aedes Aegypti, com calor excessivo, chuvas fortes e os sorotipos 2 e 3 da Dengue, além do vírus Chikungunya, que já estão presentes no Estado de São Paulo”, enfatizou a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, durante a 12ª Sala de Situação da Dengue, que aconteceu nesta quinta-feira (21/12), no Paço Municipal.

Na última reunião deste ano, também foram apresentados os trabalhos de prevenção realizados no período de 23 de novembro a 20 de dezembro: 19.339 visitas à imóveis; 874 controles de criadouros; 787 nebulizações portáteis; e 60 ações sanadas. Além disso, o Setor de Combate à Dengue também ofereceu apoio para uma retirada de materiais recicláveis de um imóvel situado no Jardim Novo Horizonte e concedeu entrevista para a TV Tem no dia 28 de novembro.

Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro também aconteceu a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti. A Prefeitura de Tatuí intensificou o trabalho de combate à Dengue com: distribuição de cartazes informativos em pontos comerciais de grande fluxo de pessoas; carro de som em diversos bairros, emitindo alertas para a população sobre os sintomas da Dengue e as formas de combate ao mosquito; divulgação nas redes sociais sobre os cuidados com os criadouros e as doenças causadas por tal mosquito; e início da coleta seletiva (plástico, vidro, metal e papelão) na sede da Secretaria da Saúde.

CUIDADOS COM O MOSQUITO

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências e salienta que as denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito podem ser esclarecidas e/ou informadas para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855. Já o descarte correto de entulhos e demais materiais, deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/).

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Se, porventura, o cidadão apresentar algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Zika ou Chikungunya), é de extrema importância que procure uma Unidade de Saúde para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

Compartilhe:

Outras

Notícias

NA PRÓXIMA SEMANA, DOIS MUTIRÕES DE CASTRAÇÃO ATENDERÃO A 400 ANIMAIS JÁ INSCRITOS NA LISTA DE ESPERA PERMANENTE DA PREFEITURA

O primeiro Mutirão acontecerá na região Sul da cidade e o segundo Mutirão será para os tutores de animais da região Norte do município.

PREFEITURA REALIZA SETE PLANTÕES TIRA-DÚVIDAS DOS DOIS EDITAIS REFERENTES AO SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO

As ações acontecerão nos dias 25 e 26 de junho e 2, 4, 11, 16 e 18 de julho, das 9h às 11h e das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

PESSOA PORTADORA DE FIBROMIALGIA TEM ATENDIMENTO PRIORITÁRIO EM TATUÍ; CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PODE SER ADQUIRIDA NO CIR – CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO

A Carteira de Identificação da Pessoa Portadora de Fibromialgia é reconhecida como documento hábil para garantir atenção integral e atendimento prioritário nos serviços públicos e privados do município de Tatuí.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo