Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. “QUINTAL DO DITINHO ROLIM” ACONTECE AO REDOR DO MONUMENTO DOS SERESTEIROS, NA PRAÇA DO MUSEU

“QUINTAL DO DITINHO ROLIM” ACONTECE AO REDOR DO MONUMENTO DOS SERESTEIROS, NA PRAÇA DO MUSEU

Publicado em:

A atividade contará com a participação do Grupo “Seresteiros com Ternura” e será um ato aos 20 anos de falecimento do músico e cantor Benedito Sebastião Rolim, o Ditinho Rolim.

O Monumento dos Seresteiros, situado na Praça Manoel Guedes, a Praça do Museu, receberá, no dia 17/12 (domingo), das 15h às 17h, o Projeto “Quintal do Ditinho Rolim”. A ação é gratuita, contará com a participação do Grupo “Seresteiros com Ternura” e será um ato aos 20 anos de falecimento do músico e cantor Benedito Sebastião Rolim, o Ditinho Rolim.

O Projeto tem como objetivo a proteção e a preservação das memórias, das raízes, da cultura e da musicalidade do povo tatuiano. Além disso, busca valorizar e reconhecer os ilustres músicos e, consequentemente, os seus vastos repertórios que abrilhantaram as noites da cidade, facilitando o acesso à cultura para todos os munícipes, em todas as suas formas e expressões, e pensando na perpetuação de seus legados.

“Produzir esse ato inédito tendo como palco o monumento que salvaguarda a memória dos seresteiros, entre eles o meu avô, é um grande momento para a família que luta pela valorização de sua memória”, comenta a neta de Ditinho, Michelle Rolim.

Além de homenagear o ilustre Ditinho Rolim, o Projeto tem a nobre intenção de resgatar a alegria da família e da comunidade que desfrutaram de sua convivência. Segundo eles, a voz do cantor parecia um rouxinol e abrilhantava as noites e as festas por onde ele passava.

SOBRE DITINHO ROLIM

Benedito Sebastião Rolim nasceu em Tatuí, em 1º de julho de 1934, filho de João Rolim e Belmira Antunes Rolim. Aos 22 anos de idade se casou com Elza Lopes Rolim e juntos tiveram 18 filhos, sendo 8 já falecidos, 12 netos, 15 bisnetos e 5 tataranetos.

Ditinho Rolim, como sempre foi carinhosamente chamado, construiu sua história em Tatuí participando de grandes orquestras que abrilhantavam os clubes “Tatuiense”, “Recreativo Operário”, “Sociedade Recreativa”, “1º de Setembro” e “Princesa Isabel”. O cantor também participava das noites carnavalescas e das serenatas da “Capital da Música”.

O seu funeral – que ocorreu em 13 de dezembro de 2003 – foi acompanhado por uma grande multidão, repleta de amigos, familiares e companheiros da música, que se despediram dele no Cemitério Cristo Rei.

Em sua homenagem, foi construída uma escultura que integra o monumento “Os Seresteiros”, situado na Praça Manoel Guedes, a Praça do Museu. A ausência de Ditinho Rolim ainda é sentida nas rodas de música e entre seus familiares, demonstrando que, além de um grande músico, foi uma pessoa especial e singular.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo