Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Campanhas
  4. »
  5. COMEÇA O PERÍODO EPIDÊMICO DA DENGUE; PREFEITURA PEDE A COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO CONTRA O AEDES…

COMEÇA O PERÍODO EPIDÊMICO DA DENGUE; PREFEITURA PEDE A COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

Publicado em:

Até o fim do período epidêmico, no mês de maio, é preciso intensificar a limpeza e manutenção de quintais, piscinas, terrenos e casas recém-construídas sem moradores.

Teve início neste mês de outubro, e segue até maio, o período epidêmico da Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Com isso, a Prefeitura de Tatuí, por meio do Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde, intensifica o seu trabalho de orientação, prevenção e fiscalização das residências.

No decorrer da 10ª Sala de Situação da Dengue – que ocorreu na última sexta-feira (27/10), no Paço Municipal – os responsáveis pela Saúde do município alertaram sobre a importância da colaboração da população em relação a limpeza e manutenção de quintais, piscinas, terrenos e casas recém-construídas sem moradores.

“Agora é a época em que todos devem ter mais atenção e intensificar os cuidados para não deixar a larva do mosquito nascer. Além da prevenção, solicitamos à população o apoio ao trabalho dos Agentes de Controle de Endemias, abrindo seus imóveis para as vistorias e nebulizações portáteis possam ser feitas”, ressalta a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa.

Além deste alerta sobre o período epidêmico, a reunião mensal apresentou diversas ações realizadas no período de 20 de setembro a 27 de outubro. Foram registrados 2 casos autóctones de Dengue, totalizando 33 casos neste ano de 2023, sendo 20 deles autóctones e 13 importados. Neste período também foram realizadas 26.730 visitas à imóveis; 188 controles de criadouros; e 100 nebulizações portáteis. Além disso, mais quatro funcionários ingressaram para a equipe do Setor de Combate à Dengue, totalizando 32 funcionários, sendo 28 deles em serviço de campo.

Nestes dias, foram concluídas 22 ações; colhidas 8 amostras larvárias, sendo 7 positivas para o Aedes Aegypti; finalizado o trabalho de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), com um índice 0,58% (Índice de Breteau), considerado satisfatório (até 1%) pelo Ministério da Saúde; concluída, em 19/10, a vistoria de imóveis especiais (escolas, clubes etc) e de pontos estratégicos (ferro velhos, cooperativas de reciclagem etc); e apresentado o Teatro Pedagógico da Dengue para, aproximadamente, 700 alunos de quatro Unidades Escolares: EMEF “Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa”; EMEF “Prof. Paulinho Ribeiro”, com a participação da reportagem da TV Tem; EMEF “Prof. Accácio Vieira de Camargo”; e EMEI “Marli Aparecida Gaspar da Silva”.

As denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti podem ser esclarecidas e/ou informadas para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855. Já o descarte correto de entulhos e demais materiais, deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/).

Não menos importante, de acordo com os especialistas em Saúde, é o uso diário de repelentes. E caso a pessoa apresente algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Zika ou Chikungunya), deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MÚSICA, EMOÇÃO E NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS: FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA SEGUE ENCANTANDO NA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Programação musical valoriza talentos locais, promove encontros emocionantes e leva cultura de qualidade ao coração da cidade.

COM RECORDE DE PÚBLICO, 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ ATRAI MAIS DE 40 MIL VISITANTES NO PRIMEIRO DIA

Evento teve início no feriado da Revolução Constitucionalista e reforça o protagonismo de Tatuí como Terra dos Doces Caseiros e Capital da Música.

GCM DE TATUÍ PRENDE PROCURADO COM APOIO DA MURALHA DIGITAL

Reconhecimento facial e monitoramento da Muralha Digital durante a Feira do Doce auxiliam na localização e na prisão de indivíduo com mandado judicial.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.