3. Saúde
  5. POR TER ELIMINADO A TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV, TATUÍ RECEBE PRÊMIO “LUIZA MATIDA”

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Ambulatório de Infectologia da Secretaria da Saúde, recebeu, na quarta-feira (25/10), o Prêmio “Luiza Matida” – 5ª edição, por ter eliminado, no ano de 2022, a transmissão vertical do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Isso significa que não foi registrado nenhum caso de HIV da mãe para o bebê no período da gestação, do parto ou da amamentação.

A premiação aconteceu em São Paulo, durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita. Estiveram presentes autoridades de, aproximadamente, 236 municípios do Estado de São Paulo que atingiram indicadores selecionados para a redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou Sífilis. Os números utilizados para a avaliação dos municípios são os dados oficiais, coletados por meio do SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos), SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) gestante, SINAN sífilis congênita e SINAN sífilis gestante.

Representando a Prefeitura de Tatuí, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosana Oliveira, enalteceu que no município o HIV não é transmitido de forma vertical há 20 anos. “Agradecemos aos profissionais envolvidos no Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ambulatório de Infectologia e Vigilância Epidemiológica, da Atenção Básica de Saúde e da Maternidades, que atuam diretamente na contenção e eliminação da transmissão vertical do HIV, cumprindo os protocolos de tratamento e prevenção do vírus, e acompanhando as gestantes durante todo o pré-natal e no momento do parto”, comemorou Rosana.

O Prêmio “Luiza Matida”, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, que faleceu em 2014. Ela foi uma das responsáveis pela elaboração de políticas e ações de controle da Sífilis no Estado, tendo trabalhado por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI