Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. POR TER ELIMINADO A TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV, TATUÍ RECEBE PRÊMIO “LUIZA MATIDA”

POR TER ELIMINADO A TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV, TATUÍ RECEBE PRÊMIO “LUIZA MATIDA”

Publicado em:

Representando a Prefeitura de Tatuí, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosana Oliveira, enalteceu que no município o HIV não é transmitido de forma vertical há 20 anos.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Ambulatório de Infectologia da Secretaria da Saúde, recebeu, na quarta-feira (25/10), o Prêmio “Luiza Matida” – 5ª edição, por ter eliminado, no ano de 2022, a transmissão vertical do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Isso significa que não foi registrado nenhum caso de HIV da mãe para o bebê no período da gestação, do parto ou da amamentação.

A premiação aconteceu em São Paulo, durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita. Estiveram presentes autoridades de, aproximadamente, 236 municípios do Estado de São Paulo que atingiram indicadores selecionados para a redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou Sífilis. Os números utilizados para a avaliação dos municípios são os dados oficiais, coletados por meio do SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos), SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) gestante, SINAN sífilis congênita e SINAN sífilis gestante.

Representando a Prefeitura de Tatuí, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosana Oliveira, enalteceu que no município o HIV não é transmitido de forma vertical há 20 anos. “Agradecemos aos profissionais envolvidos no Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ambulatório de Infectologia e Vigilância Epidemiológica, da Atenção Básica de Saúde e da Maternidades, que atuam diretamente na contenção e eliminação da transmissão vertical do HIV, cumprindo os protocolos de tratamento e prevenção do vírus, e acompanhando as gestantes durante todo o pré-natal e no momento do parto”, comemorou Rosana.

O Prêmio “Luiza Matida”, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, que faleceu em 2014. Ela foi uma das responsáveis pela elaboração de políticas e ações de controle da Sífilis no Estado, tendo trabalhado por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DAS FESTIVIDADE DE TATUÍ TEM FOCO NA 82ª SEMANA PAULO SETÚBAL E NO 198º ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Desfile cívico e Aerofest marcarão as festividades de 11 de agosto.

QUASE 3 MIL ATENDIMENTOS JÁ FORAM REALIZADOS NO HORÁRIO ESTENDIDO DA ESF DO JARDIM SANTA RITA DE CÁSSIA

Desde maio, a Unidade de Saúde atende à demanda espontânea da população, de segunda a sexta-feira, em feriados e em pontos facultativos, das 19h às 7h.

PREFEITURA DE TATUÍ INTENSIFICA AÇÕES DE PROTEÇÃO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA DURANTE O INVERNO

Na “Operação Frentes Frias”, 250 pessoas já foram assistidas desde 29 de maio.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo