Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Cultura
  4. »
  5. GESTÃO DE ARQUIVOS É TEMA DE OFICINA VOLTADA PARA PROFISSIONAIS DE MUSEUS DO POLO 5…

GESTÃO DE ARQUIVOS É TEMA DE OFICINA VOLTADA PARA PROFISSIONAIS DE MUSEUS DO POLO 5 DO SISEM-SP

Publicado em:

A capacitação será dia 13/9, das 10h às 16h, no Museu “Paulo Setúbal”. Com 20 vagas disponíveis, as inscrições são on-line, de 1º a 10 de setembro.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, sediará no dia 13 de setembro (quarta-feira), das 10h às 16h, a Oficina “Gestão de Arquivos”. O evento é promovido pelo Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo -, em parceria com o Programa “Conexões Museus SP”, do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).

A Oficina é voltada à qualificação de profissionais de arquivos, de acervos, de museus municipais e de instituições de memória e cultura que fazem parte do Polo 5 SISEM-SP; e para estudantes de Museologia.

O objetivo é apresentar os princípios e procedimentos da arquivística e diplomática, a fim de oferecer subsídios para os profissionais da cultura gerirem massas documentais acumuladas e criarem suas rotinas técnicas. A capacitação será prática e teórica, e serão abordadas as opções de instrumentos de gestão simples e eficiente, que permitem uma recuperação rápida da informação, bem como a preservação do conteúdo, além de realizar exercícios de identificação e classificação documental. Todos os trabalhos serão conduzidos pela arquivista Gabriela Gentil e pelo museólogo Otávio Balaguer, ambos da equipe do Núcleo de Preservação do Museu da Imigração (MI).

São 20 vagas disponíveis e os interessados poderão se inscrever, de 1º a 10 de setembro, no link https://bit.ly/3PjDLF1. O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local da Oficina, está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

SOBRE A ATUAÇÃO DO POLO 5 O Polo 5, que é o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de Tatuí, engloba as antigas representações regionais do SISEM-SP de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva. Ao todo, reúne 41 museus mapeados em 89 municípios, sendo eles: Águas de Santa Bárbara, Alambari, Alumínio, Angatuba, Anhembi, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Arandu, Areiópolis, Avaré, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Bofete, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Botucatu, Buri, Cajati, Campina do Monte Alegre, Cananéia, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Coronel Macedo, Eldorado, Fartura, Guapiara, Guareí, Iaras, Ibiúna, Iguape, Ilha Comprida, Iperó, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Itariri, Itatinga, Itu, Jacupiranga, Jumirim, Juquiá, Laranjal Paulista, Mairinque, Manduri, Miracatu, Nova Campina, Paranapanema, Pardinho, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Piedade, Pereiras, Pilar do Sul, Piraju, Porangaba, Porto Feliz, Pratânia, Quadra, Registro, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Manuel, São Roque, Sarapuí, Sarutaiá, Sete Barras, Sorocaba, Taguaí, Tapiraí, Taquarituba, Taquarivaí, Tatuí, Tejupá, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo