3. Cultura
  5. GESTÃO DE ARQUIVOS É TEMA DE OFICINA VOLTADA PARA PROFISSIONAIS DE MUSEUS DO POLO 5…

GESTÃO DE ARQUIVOS É TEMA DE OFICINA VOLTADA PARA PROFISSIONAIS DE MUSEUS DO POLO 5 DO SISEM-SP

A capacitação será dia 13/9, das 10h às 16h, no Museu “Paulo Setúbal”. Com 20 vagas disponíveis, as inscrições são on-line, de 1º a 10 de setembro.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, sediará no dia 13 de setembro (quarta-feira), das 10h às 16h, a Oficina “Gestão de Arquivos”. O evento é promovido pelo Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo -, em parceria com o Programa “Conexões Museus SP”, do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).

A Oficina é voltada à qualificação de profissionais de arquivos, de acervos, de museus municipais e de instituições de memória e cultura que fazem parte do Polo 5 SISEM-SP; e para estudantes de Museologia.

O objetivo é apresentar os princípios e procedimentos da arquivística e diplomática, a fim de oferecer subsídios para os profissionais da cultura gerirem massas documentais acumuladas e criarem suas rotinas técnicas. A capacitação será prática e teórica, e serão abordadas as opções de instrumentos de gestão simples e eficiente, que permitem uma recuperação rápida da informação, bem como a preservação do conteúdo, além de realizar exercícios de identificação e classificação documental. Todos os trabalhos serão conduzidos pela arquivista Gabriela Gentil e pelo museólogo Otávio Balaguer, ambos da equipe do Núcleo de Preservação do Museu da Imigração (MI).

São 20 vagas disponíveis e os interessados poderão se inscrever, de 1º a 10 de setembro, no link https://bit.ly/3PjDLF1. O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local da Oficina, está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

SOBRE A ATUAÇÃO DO POLO 5 O Polo 5, que é o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de Tatuí, engloba as antigas representações regionais do SISEM-SP de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva. Ao todo, reúne 41 museus mapeados em 89 municípios, sendo eles: Águas de Santa Bárbara, Alambari, Alumínio, Angatuba, Anhembi, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Arandu, Areiópolis, Avaré, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Bofete, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Botucatu, Buri, Cajati, Campina do Monte Alegre, Cananéia, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Coronel Macedo, Eldorado, Fartura, Guapiara, Guareí, Iaras, Ibiúna, Iguape, Ilha Comprida, Iperó, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Itariri, Itatinga, Itu, Jacupiranga, Jumirim, Juquiá, Laranjal Paulista, Mairinque, Manduri, Miracatu, Nova Campina, Paranapanema, Pardinho, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Piedade, Pereiras, Pilar do Sul, Piraju, Porangaba, Porto Feliz, Pratânia, Quadra, Registro, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Manuel, São Roque, Sarapuí, Sarutaiá, Sete Barras, Sorocaba, Taguaí, Tapiraí, Taquarituba, Taquarivaí, Tatuí, Tejupá, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim.

CURSO “ORGANIZE SEU NEGÓCIO”, DO SEBRAE AQUI TATUÍ, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Destinada ao Microempreendedor Individual (MEI), a capacitação ajudará a melhorar a gestão dos negócios e a ter acesso a linhas de créditos exclusivas.

EXPOSIÇÃO “NÓS E ENCANTOS”, DE LILIANA ROSA DOS REIS, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

A artista apresenta o Macramê, uma técnica artesanal que utiliza linhas entrelaçadas manualmente para criar nós, sem a necessidade de agulhas.

CAPS-II RECEBE O PROJETO “BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO”

A ação apresenta – na semana em que se comemora o Dia Municipal da Literatura Tatuiana – a escritora Raquel Prestes, com a contação de história de seu livro “O Senhor Compratudo”.