Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. MAIS DE 242 MIL PESSOAS CIRCULARAM PELOS QUATRO DIAS DA 9ª FEIRA DO DOCE DE…

MAIS DE 242 MIL PESSOAS CIRCULARAM PELOS QUATRO DIAS DA 9ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Publicado em:

Recorde de público na maior feira de doces do Estado de São Paulo, que contou com a participação de 60 estandes e mais de 250 tipos de doces.

A “Terra dos Doces Caseiros” esteve repleta de visitantes em seus quatro dias mais doces do ano: 242.323 pessoas – recorde de público – circularam pela 9ª Feira do Doce de Tatuí, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de julho (quinta-feira a domingo), na Praça da Matriz.

Esta edição da maior feira de doces do Estado de São Paulo contou com a participação de 60 estandes e mais de 250 tipos de doces, divididos em oito segmentos: doces tradicionais e artesanais; bebidas; produtos de milho; doces de festa e sobremesas; churros, crepes, pastéis e pizzas doces; bolos e tortas; chocolates; e doces finos e brigadeiros gourmet. E como o sabor não tem limites, também estavam disponíveis doces veganos, sem açúcar, sem lactose e sem glúten.

No cardápio gastronômico deste ano, uma novidade: a Praça de Alimentação com comidas salgadas, organizada pela APRODOCE (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí), que contou com muitas opções: hambúrgueres, culinárias japonesa e portuguesa, crepes, pasteis, sanduíches, cerveja e chopp artesanal. Sem contar a já tradicional barraca de salgados e suco natural da Basílica Nossa Senhora da Conceição.

Para acompanhar essas delícias, o evento contou com o Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”. Foram 22 apresentações musicais dos mais diversos gêneros, passando pelo Rock, Pop, MPB, Samba, Jazz, Blues, Seresta e Música de Tradição e Raiz.

Neste ano, a Feira do Doce priorizou a humanização, oferecendo uma experiência inclusiva para todas as pessoas. Foram implementadas diversas medidas de acessibilidade na Praça da Matriz, que possui piso tátil, tais como: vagas exclusivas para embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida; intérprete de Libras; banheiros adaptados; fraldário com espaço adequado para amamentação; espaço saúde com teste de glicemia, aferição de pressão arterial e disponibilização de cadeiras de rodas; totens digitais com informações do evento e da cidade; e mesas equipadas com QR Code do cardápio e da programação musical.

Outra novidade foi apresentada no estande do Departamento de Turismo: o lançamento oficial de Tatuí no aplicativo “Destinos Inteligentes”, que permite que todos tenham acesso as informações turísticas do município diretamente da tela do celular, sem custo algum. Os visitantes também puderam tirar dúvidas e receber informações, guias turísticos, folders e cartões postais de Tatuí; ver um vídeo institucional da Cidade Ternura; e participar de uma “Pesquisa de Demanda”.

O evento contou, ainda, com excursões de diversas localidades, onde os ônibus e vans realizavam o embarque e desembarque dos turistas na Praça Manoel Guedes, a Praça do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Para proporcionar o máximo de segurança e bem-estar para as famílias, a Feira do Doce usou diversas câmeras de monitoramento com inteligência artificial de reconhecimento facial, mapa de calor, linhas e cercas virtuais, leitura de placas, contagem de pessoas e outras tecnologias; além da presença da Guarda Civil Municipal. Com relação a contagem de público, 41.793 pessoas passaram pela Praça da Matriz na quinta-feira (6/7); 59.039 visitantes circularam no segundo dia da Feira (7/7); no sábado (8/7), 82.497 pessoas passaram pelo local; e no feriado de 9 de julho (domingo), 58.994 pessoas circularam pelo último dia da 9ª edição da Feira; totalizando as 242.323 pessoas que passaram pelo evento.

A cerimônia de abertura oficial aconteceu na noite de sexta-feira (7/7), com a presença de autoridades políticas, civis e religiosas de Tatuí e região, entre elas: o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; o presidente da APRODOCE, Marcelo Leite de Almeida; o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves de Lima, e demais secretários municipais; o secretário-executivo de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marcelo Henrique de Assis; a secretária-executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Leite; a deputada federal Simone Marquetto; o presidente da Câmara Municipal de Tatuí, vereador Eduardo Dade Sallum, e demais vereadores. A noite foi abrilhantada pela Orquestra Sinfônica de Tatuí, sob o comando do maestro Eduardo Augusto e produção da Associação Semear Tatuí.

No enceramento, dia 9/7 (domingo), os doceiros receberam os certificados de participação na Feira mais saborosa do interior paulista. “Esta foi mais uma edição memorável, com clima familiar, música de alta qualidade, doces saborosos, geração de emprego e renda e valorização do turismo. Durante esses quatro dias fizemos história, pois a Feira transcendeu a simples venda de doces. Parabéns a todos os envolvidos neste evento cheio de alegria e que esses momentos permaneçam em nossos corações”, comemorou o prefeito Miguel. O chefe do Poder Executivo também anunciou que a 10ª edição da Feira do Doce terá um dia a mais em 2024 e será realizada de 5 a 9 de julho.

A Feira do Doce foi realizada pela Prefeitura de Tatuí – por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer – e APRODOCE (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí); contou com o patrocínio da COOP – Cooperativa de Consumo e da Marquespan Alimentos; com o apoio cultural da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Tatuí, do CHT – Centro Hípico Tatuí , do McDonald’s, da Futura Produtos Médicos Hospitalares, do Laboratório Cruzeiro, do Sítio do Carroção, da BRZ Empreendimentos, da Strufaldi Pastilhas Cerâmicas, da Sicao Chocolate, do Atacadão de Embalagens, da Abrão Reze, da Kéke Empreendimentos, do Polo Industrial de Tatuí e da FREDI (FRE Desenvolvimento Imobiliário); com o apoio do Grupo Moreno e Lucemi no Espaço Saúde e no fraldário; e com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos – Organização Social de Cultura.

1° CONCURSO “DOCE HARMONIA”

Mais uma novidade da 9ª Feira do Doce foi a realização do 1º Concurso de Doces “Doce Harmonia”, promovido pela APRODOCE (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí), em parceria com o Núcleo de Consultoria e Pesquisa em Gestão Empresarial (CONPEG) da FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro Camargo”, e com o apoio da Prefeitura de Tatuí.

O concurso teve o objetivo de aprimorar a arte culinária e gastronômica relacionada à fabricação de doces e confeitaria, reconhecendo e premiando os melhores doces tatuianos em três categorias distintas: “Tradicional” (doces que se enquadram nas tradições da culinária local ou regional); “Gourmet” (doces com abordagem refinada e sofisticada em termos de sabor, apresentação e combinação de ingredientes); e “Inovador” (doces que demonstrem criatividade e originalidade).

A 1ª fase do Concurso aconteceu no dia 17 de junho, para as categorias Tradicional e Gourmet, com jurados populares e técnicos, sendo eles: Jaine Santos, estudante do 3º semestre de Tecnologia em Gestão Empresarial na Fatec Tatuí, integrante do Núcleo CONPEG, cabeleireira, influencer e blogueira nas horas vagas, já fez diversos cursos gastronômicos incluindo: tortas doces e salgadas, panificação artesanal, salgadinhos de festa, receitas de Natal, trufas e cones e bolos confeitados; Juliana Hernandes Marinangelo, gastróloga, proprietária da “Cozinha Comfort Food” e personal chef com formação rica em gastronomia e confeitaria, com vários cursos certificados pelo Senac e com renomados chefs, entre eles Lucas Corazza, Paulo Tiburço, Vivian Feldman e outros; Giulianna Bevilacqua, influenciadora e criadora de conteúdos criativos e inovadores para a confeitaria, seu perfil @giulianna.doces tem mais de 230 mil seguidores, formada em Gastronomia pela faculdade FMU, com especialização em Confeitaria, professora de mais de 10 mil alunos espalhados pelo mundo, mais de 10 anos trabalhando com doces; Kaio Amorim Donadelli, criador de conteúdo para sites (Coisos on the go e SP que amo), divulga opções de cultura e gastronomia pelo mundo, cobriu diversas feiras e eventos, como Comida di Buteco e o prestigiado Latin America’s 50 Best, foi vice-presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) no biênio 2018-2020; e Marcia Moghetti Picorallo, professora de Inglês aposentada, criadora de conteúdo no site e redes sociais Mulher Casada Viaja, representando a Associação Brasileira dos Blogs de Viagem neste concurso, e quando viaja são os doces, bolos e tortas locais que mais despertam seu interesse.

“Tivemos como corpo de jurados selecionados parte de júri técnico e parte popular, sendo que este popular nós entramos em contato com a Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem para indicações de blogueiros com viés gastronômico, pois queríamos ajuda para ‘furar a bolha’ de participantes da nossa região. Contamos ainda com a presença da Jaíne, que além de aluna da FATEC e participante do Núcleo que têm trabalhado com a APRODOCE – como atividade de pesquisa e extensão universitária -, o CONPEG, também tem o perfil de influencer, para conseguirmos dar mais visibilidade para a Feira do Doce”, explicou o professor do CONPEG e um dos responsáveis pelo Concurso, Luís Antônio Galhego Fernandes. Este Núcleo conta com a participação das alunas do curso de Gestão Empresarial: Carolina Lopes Corrêa Proost, Jaíne de A. Santos Ferreira, Janaína Barbosa da Silva e Roberta Bennetti; já a APRODOCE é presidida por Marcelo Leite de Almeida.

Já a 2ª fase, ocorrida em 6 de julho, foi para a categoria Inovação. Dois novos jurados substituíram Juliana Hernandes e Márcia Moghetti, que não puderam participar, sendo os dois novos jurados técnicos: Paulo Castelhano, consultor gastronômico com 10 anos de experiência na área, docente em cursos de formação profissional na área de Gastronomia, Panificação e Confeitaria e como Chef de Aplicação em Fornos Combinados pela Rational Brasil, tecnólogo em Gastronomia pela UNISO e especialista em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação pelo SENAC-SP; e Juliana Tonon, bacharel em Hotelaria pela UNISO, mestre em Educação pela UNISO, gestora pedagógica de FATEC’s da Regional de Sorocaba, Itapeva e Registro, foi diretora da ETEC “Martinho Di Ciero”, do Centro Paula Souza, é professora na UNISO (cursos de Hotelaria, Eventos, Marketing, Gestão de Processos, Gastronomia e Estética), é professora na FATEC Itu no curso Tecnológico de Eventos, é consultora do Centro Universitário Senac-Sorocaba, tem experiência na área da Hospitalidade, Turismo, Eventos e Gestão, e tem participação em livro de Eventos.

Galhego Fernandes explica que na 2ª fase os jurados preencheram um documento com um feedback para cada um que concorreu. “Isso é bem importante pois, além do retorno de marketing e vendas aos vencedores, todos os participantes tiveram informações de onde poderiam melhorar os doces submetidos para seus clientes”, destaca.

Os premiados receberam seus certificados na 9ª Feira do Doce de Tatuí, sendo eles: categoria “Tradicional” – Ariete Poles de Campos, da “Receitas do Sítio”, pelo Arroz Doce; categoria “Gourmet” – 1º lugar, Ana Banana Cone Trufado, pelo Cone Trufado Rafaello, 2º lugar, Paula Ananda Brigadeiro Gourmet, pela Coxinha de Morango Gourmet e 3º lugar, Cacau Rosa, pelo Cone Trufado Crocante de Nutella; categoria “Inovação” – 1º lugar, Raissa Confeitaria Artesanal, pelo Brigadeiro de Caramelo com Sucrilhos Tostados e Flor de Sal, 2º lugar, Marielo Alimentos, pelo Fondue de Coxinha de Cenoura com Nutella e 3º lugar, Enrolado & Granulado, pelo Moscow Mule.

Compartilhe:

Outras

Notícias

“MÚSICA NA PRAÇA”: BANDAS SINFÔNICAS JUVENIL E JOVEM DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SE APRESENTAM NO CORETO DA PRAÇA DA MATRIZ

No repertório, os grupos apresentarão músicas que marcaram a trilha sonora de clássicos do cinema, além de obras de importantes compositores brasileiros.

PARA OFERECER CURSOS GRATUITOS DO FUSSTAT, PREFEITURA INAUGURA O CENTRO COMUNITÁRIO “PEDRO ANTÔNIO SANTI”

O local tem capacidade para oferecer até três cursos gratuitos do FUSSTAT simultaneamente, atendendo, aproximadamente, 40 alunos por dia.

NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DESTE MÊS DE JUNHO, DIA 28, BIBLIOTECA MUNICIPAL APRESENTA SHOW DO DUO CANTARSI

Formado por Karine Franklin (canto e alaúde) e Dagma Eid (alaúde, guitarra barroca e arquialaúde), o Duo Cantarsi tem em comum o entusiasmo pela música antiga.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo