Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. “MAIO LARANJA”: PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES É TEMA DO FÓRUM MUNICIPAL…

“MAIO LARANJA”: PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES É TEMA DO FÓRUM MUNICIPAL DE DIÁLOGOS

O evento marcou o encerramento das atividades deste ano da Campanha “Maio Laranja” em Tatuí.

A programação da Campanha “Maio Laranja”, que remete ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (celebrada em 18/5), foi encerrada em Tatuí com o Fórum Municipal de Diálogos, na noite desta segunda-feira (29/5).

O evento promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social; de Educação; de Direitos Humanos, Família e Cidadania; e da Saúde; e pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, aconteceu na Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Ribeiro de Camargo” – FATEC e teve como tema “Prevenção da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

Cerca de 150 pessoas, entre elas profissionais da área e interessados no assunto, estiveram presentes e foram recepcionados por uma bela apresentação musical de Ivelizze Vargas Ferrer (musicista), Ivan Freitas Tavares (músico), Daniel Zette (músico), Bianca de Melo (engenheira de som), Matheus Canato (assistente) e Camila Tozo (assistente), todos alunos do curso de Produção Fonográfica da FATEC.

Depois, foi a vez dos alunos da EMEF “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo” exibirem a peça teatral “Faça Bonito no Sítio”, baseada na obra de Monteiro Lobato, “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, transmitindo a importância de fortalecer as crianças para compartilhar com os adultos, os familiares ou os professores caso sejam vítimas de abusos.

Após as boas-vindas da presidente do CMDCA, Andresa Aparecida Rodrigues Ribeiro, o diretor da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania e membro da Comissão Permanente de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Wilian Alexandre Nunes da Silva, destacou a importância do Fórum, agradeceu às autoridades presentes e passou a palavra para a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio. Representando o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, a secretária pontuou o trabalho de toda a Rede na proteção da criança e do adolescente.

O ponto alto do Fórum foi a palestra “Prevenção da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, com o professor universitário Eugênio Rocha, que também é sociólogo, neurocientista, psicanalista com especialização em ressignificação de traumas da violência sexual de crianças e adolescentes, fundador do Projeto “Vencer” e autor do livro “Você Precisa Acreditar”, e iniciou sua palestra com a frase “Para que o mal prevaleça, basta que você não faça nada”.

Após os debates com o público presente, Daniele de Campos Moraes Mendes, membro da Comissão Permanente de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes apresentou alguns dados do CMDCA referentes aos atendimentos de violência sexual contra crianças e adolescentes nos de 2022 e 2023.

De janeiro a dezembro do ano passado, foram 197 casos de violência sexual (103 contra adolescentes maiores de 12 anos de idade, 86 contra crianças menores de 12 anos de idade e 20 não localizados e/ou faltaram), sendo que 90% dos casos foram confirmados e há uma demanda reprimida de 33 casos a serem atendidos. Com relação a este ano, até o mês de abril, já foram atendidos pelo Conselho 59 casos de violência sexual (29 contra adolescentes maiores de 12 anos de idade e 30 contra crianças menores de 12 anos de idade), sendo que 90% dos casos foram confirmados e há uma demanda reprimida de 36 casos, incluindo os casos que estão aguardando o relatório. De acordo com o CMDCA, o tempo para atendimento é de até 15 dias, e para elaboração de laudos é de até 60 dias. Já as denúncias em flagrantes, são ouvidas em até 72 horas.

“Acredito que o Fórum foi um momento ímpar para profissionais que se deparam diariamente com essa infeliz realidade. O tema foi passado de um modo bem didático e aprendemos como trabalhar o assunto de acordo com a idade”, concluiu a presidente doCMDCA, Andresa Aparecida Rodrigues Ribeiro.

Também participaram do Fórum os secretários municipais Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social) e Paulo Sérgio de Almeida Martins (Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal); além da vice-diretora da FATEC, Patrícia Moreno.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo