Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. A PARTIR DE 13/5, EXPOSIÇÃO DO ARTISTA BINHO VIEIRA, NO MUSEU, TERÁ SEGUNDA FASE COM…

A PARTIR DE 13/5, EXPOSIÇÃO DO ARTISTA BINHO VIEIRA, NO MUSEU, TERÁ SEGUNDA FASE COM OBRAS DE ALUNOS DA ESCOLA “BARÃO”

Publicado em:

Denominada “Tijol – Releituras”, esta segunda fase terá diversos desenhos à lápis de releituras feitas por alunos da Eletiva “Carreira Militar” e da disciplina de Educação Artística da E.E. PEI “Barão de Suruí”.

A Exposição “Tijol – Movimento Artístico Tatuiano Baseado em Fazer Artes com as Linhas, Círculos e a Desconstrução do Tijolo Baiano”, do artista Binho Vieira, terá uma segunda fase a partir deste sábado (13/5). Em cartaz no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, desde o dia 11 de março, a exposição receberá agora diversos desenhos à lápis de releituras feitas por alunos da Eletiva “Carreira Militar” e da disciplina de Educação Artística da E.E. PEI “Barão de Suruí”.

Denominada “Tijol – Releituras”, esta segunda fase teve início com a visita dos alunos no Museu para conhecerem os trabalhos autorais de Binho, construídos com o tijolo baiano que é oriundo de uma das principais economias da cidade de Tatuí, a cerâmica. Após a visita, os alunos retornaram à sala de aula e, com o apoio das professoras Cleusa Serafim de Camargo Schoen, Taís Antunes de Camargo, Débora Garcia e Patrícia Mantegazza, fizeram releituras baseadas na observação das obras de Binho.

De acordo com os organizadores desta nova etapa da exposição, a releitura de uma obra de arte nada mais é do que a criação de uma nova obra, ressignificando ou homenageando uma obra anterior, a partir de uma referência artística.

Para Binho Vieira, estes alunos, além de darem continuidade a este movimento artístico baseado no tijolo baiano e criado em Tatuí, trouxeram um novo olhar para as suas obras. “Este trabalho tem que ser aplaudido e replicado em outras instituições de ensino, a fim de mostrar que Tatuí, além de Capital da Música e Terra dos Doces Caseiros, é também celeiro do movimento artístico “Tijol”, que nasceu por meio de um olhar observador da terra onde que pisamos, onde se extrai a arte do tijolo, uma terra fértil de artes e artistas”, comemora Binho.

A Exposição “Tijol – Movimento Artístico Tatuiano Baseado em Fazer Artes com as Linhas, Círculos e a Desconstrução do Tijolo Baiano” foi habilitada pelo Edital de Cultura n° 03/2002, do “2° Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, e tem o apoio cultural de MR Produções, Buffet Di Fatto, Unimed Centro Paulista, Studio K, Lubika Moda Infantil, Unimed Tatuí, Artes V.A. e fotógrafo Serginho Oliveira.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local da exposição, está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com.

SOBRE O ARTISTA

Binho Vieira, antes de tudo, é um homem temente a Deus e tem na família seu alicerce. Suas crianças para vida toda: Giovanni, Memy, Kawany e Rafinha. Encontra neles estímulo para fazer sempre o melhor. Lucélia Bulsing é sua esposa, sua caminhada, seu coração e sua inspiração, presente de Deus. Além de artista plástico, Binho Vieira com seus 49 anos de idade é publicitário, poeta, designer, músico, fotógrafo e gestor de marketing, formado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, São Paulo.

Neste ano de 2023, venceu o Concurso Nacional Clube do Ukulele, na categoria Músicas Autorais, em parceria com sua filha Memy Ricioli.

Em 2022 fez todo o design de ambiente da UTI do Hospital Unimed, voltado para poesias sobre os instrumentos musicais (da viola caipira ao piano). É o idealizador do “Quintal do Saber”, localizado na Praça Paulo Setúbal; além de ter desenvolvido o design de ambiente para o hall do Hotel Del Fiol, com o Projeto Memória “Pentagrama do Tempo”, e a ambientação musical do Hospital Unimed Tatuí.

Fez a criação e a curadoria da Exposição “Arte em Janelas”, contando a história da cidade em fotos extraídas do acervo “Antiga Tatuhy – Volume 1”, em parceria com o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, e a expografia do Painel Memória Unimed Centro Paulista, em Limeira. Participou do Projeto Cultural “Arte em Portas – Nossos Artistas, Nossas Inspirações!”, na Escola Estadual “Prof. José Celso de Mello”.

Foi agraciado com 21 estatuetas do Prêmio Nacional “Alberto Urquiza” Unimed de Comunicação, nas categorias Jornal Mural, Jornal Impresso, Publicações Especiais, Relatório de Gestão e Stands Temáticos.

Idealizador de mais de 120 marcas, entre elas: Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Presbiteriana Rocha Eterna, Pangaré, Docicado, Sou Doutor Cevac, Clínica São Carlos, Casa Unimed, Rádio 96,7 FM Vale Verde, KX Motos, Lubika e outras.

Lançou, em 2021, o livro “Reflexões: eu planto, tu plantas, nós colhemos”, com a história da cooperativa Unimed em fotos e contação de histórias.

Desde 2015 tem o seu projeto autoral “Ciranda de Louvor”, com mais de 160 cantigas cristãs infantis.

Foi vencedor do Mapa Cultural Paulista 2011 (Fase Municipal) nas categorias fotografia “Analogia do Tempo” e crônica jornalística “A Inclusão dos Excluídos”. Recebeu duas estatuetas do Prêmio “Arthur Henck” de Educação, na categoria Educação na Cidadania (2010 e 2012). Vencedor do Mapa Cultural Paulista 2010 (Fase Municipal) na categoria Caricatura, com a obra “Andrea Bocelli” e na categoria Escultura “O gorila”. Finalista do Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria Melhor Capa de Livros Infantis (1997). Menção Honrosa em Charge, no 1º Salão de Humor Latino Americano (1995). Participação em exposições de diversos Salões de Humor, inclusive o mais respeitado do mundo, que é o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no ano de 1994.

Compartilhe:

Outras

Notícias

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.

MATHEUS FRANZ QUINTETO APRESENTA O CONCERTO “NOVAS NOTAS” NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

A apresentação será inspirada na música instrumental brasileira e se destaca por abordar ritmos regionais do Brasil, como Coco, Maracatu, Xaxado, Jongo, Chamamé, Ijexá, Samba, entre outros.

TIME TATUIANO VENCE MAIS UMA VEZ E SEGUE COM 100% DE APROVEITAMENTO NA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE

O próximo jogo do Grupo BT/Clube de Campo/ Tatuí neste campeonato será nesta sexta-feira (26/4), às 20h, no Clube de Campo de Tatuí, contra o F.R. Avaré.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo