Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇARÁ O PROJETO “URBANIZANDO ARTE – UM MANIFESTO DE RUA”,…

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇARÁ O PROJETO “URBANIZANDO ARTE – UM MANIFESTO DE RUA”, UNINDO BREAKING E HISTÓRIA

Publicado em:

O Projeto focou em pontos históricos de Tatuí, com o grupo “Instinto Urbano Crew” apresentando performances de Breaking em frente à Estação Ferroviária, ao Centro Cultural, à EMEF “João Florêncio”; e ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Contemplado no 2° Festival de Arte e Cultura de Tatuí, o Projeto “Urbanizando Arte – Um Manifesto de Rua”, de Emerson Henrique Dias Pontes, será lançado, na próxima semana, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, no YouTube (https://bit.ly/3rebu51).

Criado a partir de uma conversa entre os dançarinos de Breaking do grupo “Instinto Urbano Crew”, o Projeto “Urbanizando Arte” tem o objetivo principal de unir dois segmentos que fazem parte da cultura: a dança Breaking – criada nos anos 80, em Nova York, como forma de manifestação para fugir do cenário criminal que aquele ambiente e aquela época ofereciam – com a história do município.

Portanto, o Projeto focou em pontos históricos de Tatuí, com o grupo “Instinto Urbano Crew” apresentando performances de Breaking em frente a estes locais. “Tendo em vista que hoje muitas das histórias e dos lugares históricos da cidade têm bem menos visibilidade e apreciação do que deveriam, nós aproveitamos do cenário que a dança Breaking vive para homenageá-los”, acrescenta o proponente Emerson.

Este trabalho gerou 4 vídeos com a participação do dançarino de Breaking Otávio Bumaruf (BBoy Buma), que foram gravados e editados pelo fotógrafo Ricardo Oba, também dançarino de Breaking. Eles serão exibidos, no canal do Museu no YouTube, sempre às 9h, sendo: dia 24/4 (segunda-feira), Estação Ferroviária; dia 25/4 (terça-feira), Centro Cultural Municipal (antigo Alvorada Clube); dia 27/4 (quinta-feira), EMEF “João Florêncio”; e dia 28/4 (sexta-feira), Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

SOBRE O PROPONENTE

            Emerson Henrique Dias Pontes, conhecido como “BBoy Negz”, nasceu em Tatuí e foi morar na cidade de Cerquilho aos 6 anos de idade, onde conheceu a cultura Hip-Hop, aos 16 anos de idade.

Em 2008, começou a dançar Breaking, integrando o Grupo “Instinto Urbano Crew” – criado por dançarinos de São Paulo no ano de 2007 -, participando de seu primeiro campeonato de dança em 2010. Um ano depois, em 2011, retornou para Tatuí e iniciou um Projeto de Breaking no Programa “Escola da Família”, na E.E. PEI “Chico Pereira”. Também lançou o evento “Interior Battle”, com foco nas batalhas de Breaking para difundir a cultura Hip-Hop, que há mais de 10 anos atrai adeptos e até presenças internacionais.

Durante esses anos, vem participando de campeonatos, workshops, aulas e apresentações por várias cidades do Estado de São Paulo. Merecem destaque: campeonatos para eventos realizados na grande São Paulo e nas cidades de Indaiatuba, Santos, Barueri e outras; apresentações em eventos, como “Endance”, em Cerquilho, “Mostra de Dança”, em Tatuí, “ST Luz”, em Votorantim, entre outras; e participações em workshops com grandes nomes deste meio, como BBoy Neguin, Henrique Bianchini, entre outros.

Atualmente, BBoy Negz cursa Educação Física, é professor no Balletreatro Fred Astaire e mantém um Projeto Social no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, onde ministra aulas para interessados. Faz parte do Conselho Municipal da Juventude de Tatuí. É criador e professor do Projeto “Apenas Dance, Breaking para Todos”, que tem como foco ensinar e difundir a dança Breaking para todas as pessoas.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo