3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇARÁ O PROJETO “URBANIZANDO ARTE – UM MANIFESTO DE RUA”,…

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇARÁ O PROJETO “URBANIZANDO ARTE – UM MANIFESTO DE RUA”, UNINDO BREAKING E HISTÓRIA

O Projeto focou em pontos históricos de Tatuí, com o grupo “Instinto Urbano Crew” apresentando performances de Breaking em frente à Estação Ferroviária, ao Centro Cultural, à EMEF “João Florêncio”; e ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Contemplado no 2° Festival de Arte e Cultura de Tatuí, o Projeto “Urbanizando Arte – Um Manifesto de Rua”, de Emerson Henrique Dias Pontes, será lançado, na próxima semana, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, no YouTube (https://bit.ly/3rebu51).

Criado a partir de uma conversa entre os dançarinos de Breaking do grupo “Instinto Urbano Crew”, o Projeto “Urbanizando Arte” tem o objetivo principal de unir dois segmentos que fazem parte da cultura: a dança Breaking – criada nos anos 80, em Nova York, como forma de manifestação para fugir do cenário criminal que aquele ambiente e aquela época ofereciam – com a história do município.

Portanto, o Projeto focou em pontos históricos de Tatuí, com o grupo “Instinto Urbano Crew” apresentando performances de Breaking em frente a estes locais. “Tendo em vista que hoje muitas das histórias e dos lugares históricos da cidade têm bem menos visibilidade e apreciação do que deveriam, nós aproveitamos do cenário que a dança Breaking vive para homenageá-los”, acrescenta o proponente Emerson.

Este trabalho gerou 4 vídeos com a participação do dançarino de Breaking Otávio Bumaruf (BBoy Buma), que foram gravados e editados pelo fotógrafo Ricardo Oba, também dançarino de Breaking. Eles serão exibidos, no canal do Museu no YouTube, sempre às 9h, sendo: dia 24/4 (segunda-feira), Estação Ferroviária; dia 25/4 (terça-feira), Centro Cultural Municipal (antigo Alvorada Clube); dia 27/4 (quinta-feira), EMEF “João Florêncio”; e dia 28/4 (sexta-feira), Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

SOBRE O PROPONENTE

Emerson Henrique Dias Pontes, conhecido como “BBoy Negz”, nasceu em Tatuí e foi morar na cidade de Cerquilho aos 6 anos de idade, onde conheceu a cultura Hip-Hop, aos 16 anos de idade.

Em 2008, começou a dançar Breaking, integrando o Grupo “Instinto Urbano Crew” – criado por dançarinos de São Paulo no ano de 2007 -, participando de seu primeiro campeonato de dança em 2010. Um ano depois, em 2011, retornou para Tatuí e iniciou um Projeto de Breaking no Programa “Escola da Família”, na E.E. PEI “Chico Pereira”. Também lançou o evento “Interior Battle”, com foco nas batalhas de Breaking para difundir a cultura Hip-Hop, que há mais de 10 anos atrai adeptos e até presenças internacionais.

Durante esses anos, vem participando de campeonatos, workshops, aulas e apresentações por várias cidades do Estado de São Paulo. Merecem destaque: campeonatos para eventos realizados na grande São Paulo e nas cidades de Indaiatuba, Santos, Barueri e outras; apresentações em eventos, como “Endance”, em Cerquilho, “Mostra de Dança”, em Tatuí, “ST Luz”, em Votorantim, entre outras; e participações em workshops com grandes nomes deste meio, como BBoy Neguin, Henrique Bianchini, entre outros.

Atualmente, BBoy Negz cursa Educação Física, é professor no Balletreatro Fred Astaire e mantém um Projeto Social no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, onde ministra aulas para interessados. Faz parte do Conselho Municipal da Juventude de Tatuí. É criador e professor do Projeto “Apenas Dance, Breaking para Todos”, que tem como foco ensinar e difundir a dança Breaking para todas as pessoas.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.