3. Direitos Humanos, Família e Cidadania
  5. BIBLIOTECA MUNICIPAL RECEBERÁ NOVAMENTE PALESTRA SOBRE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Dia 25/4 (terça-feira), às 10h, a palestra “Inclusão é Ação” será ministrada por Vade Manoel Ferreira, secretário-geral do CMDPD e coordenador da APODET.

Devido à grande procura, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da Prefeitura de Tatuí, receberá novamente, no dia 25/4 (terça-feira), às 10h, a palestra “Inclusão é Ação”, ministrada por Vade Manoel Ferreira, secretário-geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí (CMDPD) e coordenador da APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí.

Para participar, basta chegar 15 minutos antes do início da atividade para garantir o lugar. A unidade bibliotecária também realizou uma agenda exclusiva para grupos de alunos, devendo os interessados informarem o dia e o horário desejados pelo e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br.

A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” está situada na Rua Santa Cruz, n° 405, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-5647.

SOBRE O PALESTRANTE

No dia 21 de junho de 2016, em um acidente de trabalho, Vade Manoel Ferreira recebeu uma descarga elétrica de 13.800 volts. Precisou ficar 2 meses internado em um hospital, fazer 14 cirurgias e 3 amputações, sendo 2 no braço direito e 1 no braço esquerdo, tornando-se, desta forma, uma pessoa com deficiência.

Desde então, seus olhos se abriram e começou a enxergar um público, que, devido as deficiências física, visual, auditiva ou intelectual, tem sofrido os mais diversos tipos de preconceitos. “Foi aí que nasceu em mim o desejo de realizar algo para mudar esta situação, mas o que fazer? Em janeiro de 2019, ouvi falar que teria a eleição para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí (CMDPD) e percebi que era a oportunidade para desenvolver o trabalho que gostaria. Então, fiz a minha inscrição e entrei para o Conselho”, conta Vade.

No final de 2020, ele passou a coordenar a APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí, desenvolvendo várias atividades de conscientização, respeito e empatia, dentre elas, a realização de palestras em empresas sobre segurança no trabalho, superação e inclusão das pessoas com deficiência.

Com o objetivo de ampliar a conscientização e construir uma sociedade sem preconceitos, Vade realiza o Projeto “Sinta, Entenda e Mova esta Causa”, o qual, por meio de palestras e experiências de vida, leva o público a se colocar no lugar do outro por meio de uma reflexão importante: “e se fosse você?”.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.