Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. DOCUMENTÁRIO “ERA TANTA TERNURA QUE VIROU DOCE”, DE CRISTINA SIQUEIRA, ESTÁ DISPONÍVEL NO CANAL DO…

DOCUMENTÁRIO “ERA TANTA TERNURA QUE VIROU DOCE”, DE CRISTINA SIQUEIRA, ESTÁ DISPONÍVEL NO CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE

Publicado em:

O Projeto valoriza o doce patrimônio subjetivo que a “Cidade Ternura” oferece, revelando a tradição histórica de algumas doceiras antigas e a culinária como fonte de renda.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, disponibiliza em seu canal no YouTube (https://bit.ly/409nR2t) o documentário “Era tanta ternura que virou doce”, de Cristina Siqueira, premiado no 2° Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

O documentário ressalta a valorização do doce patrimônio subjetivo que a “Cidade Ternura” oferece; revela a tradição histórica de algumas doceiras antigas da cidade e a culinária como fonte de renda; compõe com a tradicional “Festa do Doce”, a literatura de onde ela se originou, consagrando, de fato, poeticamente, Tatuí como “Cidade Ternura”; e impulsiona o turismo gastronômico.

“O Projeto ‘Era tanta ternura que virou doce’ desperta o orgulho de morarmos em uma cidade que se revela, não só pelos seus doces, mas também pela maneira cordial, carregada de ternura, com que recebe seus visitantes”, comenta a escritora e poetisa Cristina Siqueira. Ela ainda acrescenta: “é tradição presentearmos com doces feitos aqui aos que vem nos visitar e torna-se uma delícia ver que o presente agradou, deixando quem o recebeu com água na boca”.

A intenção da escritora é fazer com que este Projeto contribua para a literatura tatuiana, resgatando, em prosa terna e poética, a identidade deste povo, a simplicidade de se fazer com amor as coisas desta terra. Para tanto, a poeta fundamenta, além do documentário, novos murais para o seu “Livro de Rua”, em construção na cidade de Tatuí desde 1997, privilegiando o comércio local e sendo uma alavanca turística por excelência.

“Era tanta ternura que virou doce” teve a participação da produtora Talita Diniz e do fotógrafo e videomaker William de Oliveira Lima; os entrevistados foram: Maria Inês Oliveira Rodrigues e Maria José Oliveira (filhas da doceira Dona Belarmina); Clara Maria Brandão Fonseca e Fernanda Rodrigues Fonseca Ribeiro (Doceria Clara & Cia); Aristides Ferreira Filho, Zilá Rodrigues Vieira Ferreira e Camila Vieira Ferreira Cerâmico (Palácio do Sorvete); Antônio Rocha Lima Neto, Fabiano Rocha Lima, Evelise Rocha Lima Carneiro da Silva, Luciano Rocha Lima e Maria José Confortini Rocha Lima – in memoriam (Doceria Pingo Doce).

Compartilhe:

Outras

Notícias

ZIZI POSSI E ORQUESTRA SINFÔNICA DE TATUÍ ABREM O FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA “MAESTRO ANTÔNIO CARLOS NEVES CAMPOS”, DA 10ª FEIRA DO DOCE

O concerto de abertura do Festival, com participação especial de Zizi Possi, será no dia 5 de julho, sexta-feira, às 20h30.

“MISSÃO EMPRESARIAL” DAS UNIDADES DO SEBRAE AQUI EM TATUÍ PARA A “FISPAL FOOD SERVICE” CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 35 EMPREENDEDORES

Um ônibus saiu de Tatuí com empresários do setor alimentício (entre MEI, ME e EPP), que visitaram a Feira no Expo Center Norte, em São Paulo.

DENÚNCIA LEVA GCM A APREENDER LINHAS CHILENAS E MATERIAIS CORTANTES EM COMÉRCIO ILEGAL NO VIDA NOVA PACAEMBU

Foram encontrados três carreteis grandes de linhas chilenas, 47 carreteis pequenos do mesmo material e nove embalagens, tipo sacolés, com pó de vidro para serem transformados em linhas cortantes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo