3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. DOCUMENTÁRIO “ERA TANTA TERNURA QUE VIROU DOCE”, DE CRISTINA SIQUEIRA, ESTÁ DISPONÍVEL NO CANAL DO…

DOCUMENTÁRIO “ERA TANTA TERNURA QUE VIROU DOCE”, DE CRISTINA SIQUEIRA, ESTÁ DISPONÍVEL NO CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE

O Projeto valoriza o doce patrimônio subjetivo que a “Cidade Ternura” oferece, revelando a tradição histórica de algumas doceiras antigas e a culinária como fonte de renda.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, disponibiliza em seu canal no YouTube (https://bit.ly/409nR2t) o documentário “Era tanta ternura que virou doce”, de Cristina Siqueira, premiado no 2° Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

O documentário ressalta a valorização do doce patrimônio subjetivo que a “Cidade Ternura” oferece; revela a tradição histórica de algumas doceiras antigas da cidade e a culinária como fonte de renda; compõe com a tradicional “Festa do Doce”, a literatura de onde ela se originou, consagrando, de fato, poeticamente, Tatuí como “Cidade Ternura”; e impulsiona o turismo gastronômico.

“O Projeto ‘Era tanta ternura que virou doce’ desperta o orgulho de morarmos em uma cidade que se revela, não só pelos seus doces, mas também pela maneira cordial, carregada de ternura, com que recebe seus visitantes”, comenta a escritora e poetisa Cristina Siqueira. Ela ainda acrescenta: “é tradição presentearmos com doces feitos aqui aos que vem nos visitar e torna-se uma delícia ver que o presente agradou, deixando quem o recebeu com água na boca”.

A intenção da escritora é fazer com que este Projeto contribua para a literatura tatuiana, resgatando, em prosa terna e poética, a identidade deste povo, a simplicidade de se fazer com amor as coisas desta terra. Para tanto, a poeta fundamenta, além do documentário, novos murais para o seu “Livro de Rua”, em construção na cidade de Tatuí desde 1997, privilegiando o comércio local e sendo uma alavanca turística por excelência.

“Era tanta ternura que virou doce” teve a participação da produtora Talita Diniz e do fotógrafo e videomaker William de Oliveira Lima; os entrevistados foram: Maria Inês Oliveira Rodrigues e Maria José Oliveira (filhas da doceira Dona Belarmina); Clara Maria Brandão Fonseca e Fernanda Rodrigues Fonseca Ribeiro (Doceria Clara & Cia); Aristides Ferreira Filho, Zilá Rodrigues Vieira Ferreira e Camila Vieira Ferreira Cerâmico (Palácio do Sorvete); Antônio Rocha Lima Neto, Fabiano Rocha Lima, Evelise Rocha Lima Carneiro da Silva, Luciano Rocha Lima e Maria José Confortini Rocha Lima – in memoriam (Doceria Pingo Doce).

DE 6 A 19 DE MAIO, GINÁSIO DE ESPORTES DO NEBAM RECEBE A “FEIRA DO LIVRO”

O público terá à disposição um acervo com mais de 2 mil exemplares, incluindo livros infantis, infantojuvenis e adultos com preços acessíveis.

“1º ENCONTRO DE ESCRITORES TATUIANOS” CONTA COM LANÇAMENTO DE LIVRO INFANTIL DE RENATO J. MELLO

“O Carnotauro do Chifre Quebrado” promete encantar os leitores com uma emocionante história sobre altruísmo e superação.

“RUA DA ALEGRIA” ACONTECE NESTE DOMINGO (5/5) NO JARDIM AMÉRICA E JARDIM SÃO CONRADO

As diversas brincadeiras e atividades esportivas e musicais serão na Rua Roque Bueno de Miranda, ao lado da Igreja Santo Expedito e próximo à praça dos dois bairros.